Capítulo 24: Para prender o ladrão, apanhe-o com a carga; para flagrar o adultério, pegue o par.
Ye Jun permaneceu sentado, sem se mover, enquanto girava casualmente o cubo mágico que estava sobre a mesa, ouvindo o som seco dos encaixes.
A luz fria e azulada que caía sobre o topo de sua cabeça ocultava seus olhos, tornando os contornos de seu rosto perfeito ainda mais definidos e cortantes.
A ligação ainda estava ativa, mas o silêncio prolongado era quase sufocante para quem estava do outro lado da linha. Mesmo assim, enquanto o Sr. Ye não falasse, ninguém ali ousaria proferir uma única palavra.
Após alinhar as seis faces do cubo, Ye Jun falou ao telefone com frieza:
— Para acusar um ladrão, é preciso ter o saque; para flagrar uma traição, é preciso o par. Resolvam como acharem melhor.
— Sim, Sr. Ye.
Nesse momento, Bai Weishi entrou no ambiente. Ela vestia a camiseta branca de Ye Jun; com uma mão na cintura e a outra segurando suas próprias roupas, perguntou:
— Poderia me emprestar a lavanderia?
Bai Weishi estava essencialmente sem nada por baixo, e a camiseta de algodão mal cobria o topo de suas coxas. Sob a luz, o tecido revelava sutilmente partes de seu corpo.
— Sinta-se à vontade — respondeu Ye Jun, desviando o olhar.
— O que houve? — Bai Weishi deu um passo à frente, perguntando com preocupação.
Há pouco, Ye Jun parecia tranquilo, mas agora, ao vê-lo com o semblante carregado de hostilidade, imaginou que algum de seus projetos tivesse enfrentado problemas.
— Nada. — Ye Jun levantou-se, evitando inadvertidamente a mão que ela estendeu, e contornou a mesa em direção à porta. — Eu levo você lá embaixo.
— Tudo bem. — Bai Weishi seguiu-o escada abaixo, com uma expressão ligeiramente constrangida.
Enquanto esperavam as roupas secarem na máquina, Ye Jun perguntou:
— Quer ficar um pouco na varanda?
Bai Weishi sorriu:
— Vamos.
O apartamento estava localizado em um ponto nobre de Yicheng, onde cada metro quadrado valia ouro, e a vista era, naturalmente, a mais privilegiada. Lá fora, os neons da cidade brilhavam, as luzes criavam um efeito etéreo, envolvendo a paisagem urbana em um jogo de sombras e clarões.
Ye Jun tirou um maço de cigarros do armário, abaixou a cabeça para acender um e, em apenas três tragadas, consumiu o cigarro até o filtro.
— Posso abrir? — Bai Weishi apontou para a enorme parede de vidro.
— Pode. — Ye Jun caminhou até a parede e pressionou o painel de controle; o vidro dividiu-se em duas partes, e a metade superior subiu lentamente.
Bai Weishi subiu no degrau da balaustrada e inclinou-se para fora. O vento agitou seus cabelos e seu roupão, revelando uma linha de mandíbula delicada e pernas retas e atléticas. Sua pele tinha um tom bronzeado natural, realçado por um tratamento estético, sem uma única imperfeição, exalando uma vitalidade vibrante.
— Cuidado. — Ye Jun estendeu a mão para ajudá-la, e ela, aproveitando o impulso, segurou seu braço e saltou do degrau.
— Me dá fogo. — Ela tomou o cigarro que ele acabara de acender de suas mãos e deu uma tragada.
Ye Jun perdeu o sorriso:
— Fumar não é um bom hábito para uma mulher.
Bai Weishi arqueou as sobrancelhas:
— É só hoje, para satisfazer a vontade.
Ye Jun não respondeu e mudou de assunto:
— Não precisa se preocupar com aquelas pessoas. Por que insistir em eventos sociais desnecessários?
Havia uma leve repreensão em seu tom.
Bai Weishi tragou profundamente, soltou a fumaça lentamente e ajeitou o cabelo semi-seco, dizendo com resignação:
— Daqui a dois dias terei uma exposição fotográfica na Universidade Q. A tia de fulano é uma autoridade no meio; com o apoio dela, não terei problemas com a reputação.
Ye Jun lançou-lhe um olhar de soslaio:
— Não tem confiança em si mesma?
Bai Weishi entregou o cigarro pela metade para Ye Jun. Ele o pegou e o apagou no cinzeiro.
O olhar de Bai Weishi escureceu por um instante, mas logo ela sorriu, como se nada tivesse acontecido:
— Fiquei dois anos na África. Quase perdi a vida várias vezes por aquelas fotos. Se eu não tivesse confiança, estaria sendo injusta comigo mesma. — Ela olhou de lado para Ye Jun, com um cansaço suave no olhar. — Mas a arte é muito subjetiva. Esta exposição é para garantir que nossa empresa conquiste a organização do festival de arte; não há margem para erros.
— Posso ajudá-la a encontrar nomes mais influentes — disse Ye Jun, tirando outro cigarro do maço.
Assim que o acendeu, seu celular tocou.
— Vou atender. — Ele segurou o cigarro com a mão direita e coçou levemente o nariz.
— Tudo bem. — Bai Weishi assentiu e, ao sair da varanda, não esqueceu de fechar a porta de vidro.
Ye Jun atendeu:
— Fale. — Sua voz tornara-se gélida como gelo.
No entanto, à medida que ouvia, suas sobrancelhas foram relaxando e um sorriso quase imperceptível surgiu no canto de seus lábios. Após encerrar a chamada, ele ligou para Feng Tan:
— Retire todos que estão na universidade.
Feng Tan, ao ouvir aquilo, sentiu um medo profundo, sem saber onde havia errado. Sua voz tremia ao telefone:
— Se o Sr. Ye não estiver satisfeito com eles, posso substituí-los. Desta vez, garanto que não o decepcionarei.
— Eles já foram descobertos pela garotinha; não importa quem você envie agora, não fará diferença. — Embora as palavras fossem de repreensão, seu tom era leve.
Feng Tan suspirou aliviado. O Sr. Ye o mandara vigiar a Srta. Jiang há mais de um ano, e só hoje o segredo fora revelado, o que provava que sua equipe era, até certo ponto, competente. Ao mesmo tempo, ele ficou confuso: com a missão fracassada, por que o Sr. Ye parecia até contente?
Ainda que tivesse mil perguntas, não ousaria questionar Ye Jun. De qualquer forma, o que o Sr. Ye decidisse estava decidido.
Após desligar, Ye Jun apagou o cigarro no cinzeiro e voltou para a sala. Ao entrar, encontrou Bai Weishi sentada, já vestida com suas próprias roupas, pronta para sair.
Ela olhou para Ye Jun e sorriu:
— O assunto espinhoso foi resolvido?
Ye Jun passou a mão pelo cabelo, despreocupado:
— Coisa pequena.
Bai Weishi soltou uma risada desdenhosa:
— Pare de fingir. Quando criança, sempre que ficava nervoso, você tocava o nariz sem perceber. Provavelmente nem você mesmo sabe disso.
— É mesmo? — Ye Jun tocou a ponta do nariz, sentindo-se desconfortável. — Não notei.
Ao ver que ele não admitia, Bai Weishi não insistiu e apenas disse que ia embora.
— Está tão tarde, por que não dorme aqui? — Ye Jun olhou para o relógio.
— Quer que eu fique para te fazer companhia? Isso depende se você tem sinceridade.
Ye Jun riu:
— Diga-me, o que seria sinceridade para você?
Bai Weishi apontou para o andar de cima:
— Aquele quarto lá em cima parece o mais confortável. Quero dormir nele.
No andar de cima, havia apenas um quarto: o dormitório de Ye Jun.
— Tudo bem, pode ficar com ele — concordou Ye Jun prontamente.
Bai Weishi arqueou as sobrancelhas:
— Espero que não esteja dizendo que vai dividir a cama comigo.
Ye Jun riu, sentou-se no sofá e apoiou o braço no encosto:
— O que está pensando? Sou tão mesquinho assim? A cama inteira é sua; eu dormirei no quarto de hóspedes lá embaixo.
Bai Weishi soltou um suspiro suave. Nunca tinha visto um homem tão irredutível. Durante toda a noite, sua paciência finalmente se esgotou:
— Vou embora.
Ye Jun levantou-se:
— Quer que eu a leve?
Bai Weishi não recusou.