Capítulo Quinze: Herói
Na volta para casa, Hé Wen percebeu que muitas pessoas corriam em direção ao portão da cidade. Pelo jeito, parecia que alguma figura importante estava chegando. Ele segurou uma mulher que passava correndo e perguntou:
— Por favor, o que está acontecendo? Estão distribuindo envelopes vermelhos no portão da cidade?
A mulher o afastou impaciente, respondendo:
— Distribuir envelopes vermelhos? Hoje é o dia em que o senhor Randel faz sua volta triunfal à cidade! Não me impeça, se eu me atrasar, não vou poder ver a honra do senhor Randel!
Vendo a mulher se afastar, Hé Wen olhou para Shaliya ao lado e perguntou:
— Quem é esse Randel?
Shaliya balançou a cabeça.
— Não sei. A última vez que alguém veio à capital humana foi há cem anos.
Movido pela curiosidade e pela vontade de ver o que acontecia, Hé Wen levou Shaliya até o portão da cidade, que já estava tomado por uma multidão imensa. Soldados mantinham os cidadãos afastados dos lados, deixando uma avenida livre no meio do portão.
As pessoas discutiam animadamente sobre um homem chamado Randel. De suas conversas, Hé Wen soube que Randel era o maior herói da Associação dos Aventureiros do Reino de Taris, atualmente o guerreiro humano de maior nível.
Cinco anos atrás, ele havia matado sozinho três dragões malignos numa batalha heroica que se tornou uma lenda até os dias de hoje. Além disso, Randel liderou seu grupo de aventureiros em várias campanhas contra os remanescentes dos demônios, eliminando de vez os inimigos que ameaçavam o mundo.
Ainda mais admirável era o fato de que ele havia pacificado quase todas as rebeliões de tribos e bandidos dentro do território da capital. Quase que sozinho, trouxe paz e tranquilidade ao reino. Suas façanhas eram inúmeras e sempre inflamavam o espírito do povo.
Por isso, era muito amado tanto pelo povo quanto pela realeza.
No entanto, para Hé Wen, tudo isso não passava de histórias distantes. Ele não tinha o menor interesse por heróis e virou-se para Shaliya, dizendo:
— Vamos voltar.
Nesse instante, os soldados no muro da cidade gritaram:
— O guerreiro Randel Theodoro está retornando!
Com esse chamado, o portão se abriu lentamente, e os aplausos e os lançamentos de flores se sucederam. As pessoas se aglomeravam para tentar ver o herói.
A multidão avançava como ondas, e Hé Wen e Shaliya foram empurrados para a frente, sem poder voltar atrás.
Hé Wen mal conseguia respirar, e ao olhar para Shaliya, já não a via mais.
— Droga! Será que ela foi pisoteada?
— Shaliya! Shaliya! — gritou, procurando por toda parte até que viu uma mãozinha emergir da multidão.
— Aqui! — disse a voz dela.
Hé Wen rapidamente segurou a mão de Shaliya.
— Cuidado! Nessas situações, é comum acontecerem atropelamentos!
Shaliya assentiu levemente e permitiu que ele a protegesse enquanto a multidão os empurrava adiante.
Finalmente, entre as flores no portão, surgiu um homem loiro montado num cavalo branco, e os gritos da multidão atingiram o auge.
— Senhor Randel! Senhor Randel!
— Que lindo! Senhor Randel, você é incrível!
— Eu não aguento! O senhor Randel está olhando para mim!
Aproveitando sua altura, Hé Wen deu uma olhada naquele jovem cavaleiro. Embora pelas conversas soubesse que Randel tinha mais de trinta anos, parecia um garoto de menos de vinte, talvez fruto dos cuidados dos verdadeiros poderosos.
O guerreiro loiro era extremamente belo, trajando uma armadura branca impecável, e seu cavalo parecia imponente. Mas o que mais chamava a atenção era a espada cravejada com uma gema vermelha em seu cinto.
Era a lendária Espada Dorkomo, o mais precioso tesouro do país.
Diziam que essa espada fora forjada por um deus supremo, concedida aos humanos para combater os demônios, e fora a arma usada pelo primeiro herói humano para derrotar o rei demônio.
Desde a morte do herói original, a espada procurava um novo dono, e agora aceitara Randel, o que significava que ele possuía um poder extraordinário, digno do primeiro herói.
Hé Wen ouvira isso dos comentários da multidão.
Parecia realmente impressionante, mas tudo aquilo parecia exagerado demais, parecia até uma reunião de fãs enlouquecidos.
No entanto, Randel não era frio nem distante; seu sorriso era gentil e acolhedor, e sua beleza era rara no mundo. Ele acenava suavemente para as pessoas, sempre com um sorriso sereno no rosto.
Quando uma criança passou rastejando entre as pernas dos soldados para lhe entregar flores, Randel a pegou no colo e a colocou no cavalo para seguir com ele.
Tal carisma era impossível de não admirar, até para Hé Wen.
— Por isso que eu mais odeio caras bonzinhos e bonitos — resmungou ele.
Não apenas Randel entrava na cidade; logo atrás dele vinham três cavalos. No cavalo negro estava uma jovem vestida com um magnífico manto, segurando um cajado. Seu rosto era frio e belo, e suas pernas longas e finas, cobertas por meias pretas, surgiam discretamente sob a túnica, despertando olhares desejosos.
Seus seguidores eram majoritariamente homens, e Hé Wen soube que ela era Edeline Bach, a maga do grupo de aventureiros de Randel.
Com apenas dezessete anos, Edeline já era discípula avançada da Associação de Magos, ostentando vários títulos de prodígio e sendo apontada como a sucessora da próxima geração da associação.
— Senhora Edeline! Eu sou seu fã número um!
— Senhora Edeline! Olhe para mim! Olhe!
Os homens gritavam como lobos uivando.
Edeline apenas lançou um olhar desdenhoso para eles e esboçou um sorriso frio.
Para surpresa de Hé Wen, isso só deixou os homens ainda mais enlouquecidos; alguns chegaram a imitar latidos.
A terceira a entrar na cidade era uma jovem vestida com uma túnica branca simples. Parecia ter pouco mais de vinte anos e tinha uma beleza pura e elevada, como uma santa, transmitindo uma aura sagrada e intocável.
Ela não montava cavalo, mas caminhava segurando um cetro.
Quando a multidão viu essa jovem, o barulho cessou, dando lugar a um silêncio reverente. Então, uma pessoa começou a cantar um hino sagrado, seguido por outras vozes que se juntaram ao cântico.
Hé Wen compreendeu:
— Essa jovem é a santa do culto sagrado atual.
Ao ouvir o cântico, Shaliya teve uma reação.
— Mestre, eu também quero ver.
— Já chega, não me chame de mestre — respondeu Hé Wen, erguendo a pequena figura da jovem.
Shaliya, que inicialmente mostrava uma pontinha de expectativa, foi se tornando cada vez mais indiferente ao ver a santa.
— Pronto, já viu — disse Hé Wen, abaixando-a.
— E aí? Viu alguém que conhece?
— Não. As pessoas que eu conhecia já se foram.
Shaliya balançou a cabeça suavemente, parecendo ainda não entender que talvez nunca mais recuperaria aquela sensação do passado.
Talvez um simples acordo dito ao acaso, uma despedida prometendo um reencontro, fosse o ponto em que ela se desconectou deste mundo.
A pequena bruxa ficou em silêncio ao lado de Hé Wen, já sem interesse em participar da festa.
O último a entrar na cidade foi um guerreiro alto e corpulento, segurando uma enorme machadada, com o rosto marcado por cicatrizes e expressão feroz. Quando ele entrou, a multidão silenciou.
— É Gabes... Ele ainda faz parte do grupo de heróis?
— Esse monstro é uma vergonha para o grupo.
— Olha como ele é feio, como pode manchar um grupo tão belo e puro?
Houve até vaias contra Gabes. Diante de opiniões tão divergentes, Hé Wen ficou confuso e perguntou a um homem ao lado:
— Esse cara é malvado? Parece muito feroz.
— Não exatamente, mas ele não é humano, é um gigante antigo. Como esse povo sujo pode ser companheiro de heróis? E olha a cara dele, feia demais. É como um rato estragando a panela.
Hé Wen ficou sem palavras. Só por não ser humano e ter uma aparência desagradável, já era alvo de tanto ódio.
Ele perdeu o interesse na celebração, puxou a mão de Shaliya e saiu da multidão, dirigindo-se ao bairro pobre da cidade.