Capítulo 36: Nunca se deve ter dois pesos e duas medidas ao lidar com os outros
— Terminou, criança? — A voz do velho orc trouxe He Wen de volta de suas reflexões sobre as notificações do sistema.
Ele removeu a máscara e as luvas, enxugando o suor que brotava em sua testa com as costas da mão, e respondeu:
— Terminou, senhor. Pode tentar dar alguns passos para ver como se sente?
No início, o velho orc ficou chocado ao ver a longa cicatriz em seu abdômen, mas, ao se levantar lentamente, sua expressão mudou. Ele percebeu que sua perna não mancava mais e que, mesmo sem o auxílio de seu cajado, conseguia ficar de pé sem o menor esforço. Além disso, sentia sua respiração muito mais fluida. E, o mais importante, sua visão estava nítida.
— Criança... o que foi que você fez? — O velho orc olhou para He Wen com espanto.
Na verdade, He Wen também estava surpreso. Desde que o velho orc despertara, seu corpo começara a sofrer mudanças: os pelos velhos caíam naturalmente, a pele antes murcha voltava a ter um brilho jovial e até sua estatura aumentara consideravelmente. Quando os pelos de seu rosto caíram, He Wen percebeu que o velho orc havia se transformado em um homem alto e vigoroso de quarenta e poucos anos.
— Ancião! — Alguns orcs do lado de fora, impacientes por não saberem o que o médico estava fazendo com seu líder, rugiram em direção ao interior da cabana.
— Quietos! — A voz de Shariya ecoou do lado de fora.
— Não precisa, Shariya. Deixe-os entrar — chamou He Wen.
No instante seguinte, vários orcs invadiram o recinto. A princípio, ficaram amedrontados com a mesa cheia de sangue e os ossos apodrecidos no chão, mas, ao verem o velho orc completamente transformado, ficaram perplexos.
— Quem... quem é você? — um dos orcs mais jovens apontou para ele.
— Harika, seu moleque, nem o seu ancião você reconhece mais?! — O orc rugiu, e até ele mesmo se surpreendeu com o tom. Sua voz estava cheia de vigor, como a de um guerreiro no auge da juventude.
— Você... você é mesmo o Ancião? — perguntou um orc mais velho, incrédulo.
— O que houve, meu velho amigo? Tão surpreso assim? — O orc deu um tapinha no ombro do outro e notou, então, que era muito mais alto que os demais. Além disso, suas mãos estavam fortes, longe da aparência esquelética de antes.
— Ancião! É você mesmo?! Como ficou assim?!
— Meu Deus, é realmente você?!
— O que aconteceu comigo?! — O ancião também começou a se desesperar.
Alguém trouxe uma bacia com água, e o orc viu seu reflexo: um rosto firme e belo, exatamente como era em sua juventude. Seus olhos se encheram de lágrimas enquanto ele tocava o próprio rosto repetidas vezes, tentando confirmar se não era um sonho.
— Meu Deus, um milagre! Um milagre!
Após confirmar que não estava sonhando, o orc — ou melhor, o grande guerreiro — começou a chorar copiosamente.
— Isso não é um milagre — disse He Wen, exausto, após tomar um pouco de água. — É o poder da medicina. Claro, misturado com um pouco de... poder mágico.
*Tum.*
O orc caiu de joelhos diante de He Wen.
— Criança, não... Benfeitor! Você é o meu maior benfeitor, Hagu!
He Wen quase se engasgou com o gesto repentino e tentou levantá-lo, mas a força do orc era descomunal. Mesmo usando as duas mãos, He Wen não conseguiu movê-lo um centímetro, até que Shariya se aproximou e disse calmamente:
— Levante-se, Hagu. O mestre não deseja isso.
— Lady Shariya... — Hagu ergueu a cabeça, o rosto banhado em lágrimas. — Eu nunca pensei, jamais imaginei que poderia renascer. Foi a senhora quem trouxe este deus até aqui. A senhora me salvou mais uma vez.
— Ele não é um deus, é meu companheiro — Shariya abraçou o braço de He Wen sem demonstrar emoção.
He Wen sentiu um espasmo no canto da boca; aquela bruxa precisava aprender a ficar calada. No entanto, naquele momento, He Wen compreendeu algo: sua dedicação à medicina sempre fora movida pelo desejo de salvar os que sofrem. Esse ato não deveria se limitar aos humanos. Neste mundo, muitas vidas padeciam sem ninguém para lhes trazer esperança. Se ele realmente quisesse mudar este mundo, não poderia ignorar esses seres.
Enquanto isso, nas profundezas da floresta, Eve, que saíra em um acesso de raiva, sentia-se confusa. Ela detestava os orcs, mais do que qualquer coisa. Sabia que eram monstros sedentos de sangue que encontravam prazer em torturar humanos, sem poupar nem mesmo as crianças. Como ela poderia estar na aldeia deles? Mas ela não podia forçar o Dr. He Wen a pensar como ela.
— É, acho melhor eu ir embora sozinha — ela parou de caminhar e suspirou.
De repente, ouviu o estalo de um galho atrás de si. Eve sacou a espada rapidamente.
— Quem está aí?
— Ugh! — Atrás de uma grande árvore, uma pequena elfa, que não fora rápida o suficiente para se esconder, foi flagrada por Eve.
— Xilin? — Ao reconhecê-la, Eve embainhou a espada. Ela se aproximou e perguntou: — Por que me seguiu?
— Mestre... He... Wen... vim... seguir... você... medo... de algo... acontecer — a jovem elfa explicou com dificuldade. Ela sabia que Eve era boa, que arriscara a vida para proteger He Wen, mas ainda sentia medo. No instante em que Eve apontou a espada, ela sentiu como se fosse morrer.
— ...Sinto muito, não queria assustar você — Eve acariciou os cabelos de Xilin.
Embora tivesse ouvido rumores sobre humanos que escravizavam elfos, Eve nunca presenciara tal crueldade. Na verdade, só vira um elfo uma vez, de longe, na floresta. Quando tentou encontrá-lo, restaram apenas vestígios de onde ele vivera.
— Sempre tive curiosidade: por que vocês, elfos, são tão esquivos? — Eve sentou-se ao pé da árvore com Xilin e começou a contar sobre o elfo que vira anos atrás.
— Medo... porque... medo... — murmurou a elfa.
— Medo? Por quê? Eu só queria conversar. Afinal, vocês são uma raça antiga e cheia de sabedoria.
— Humanos... veem... matam... levam... escravos... — Ao terminar a frase, os olhos de Xilin transbordavam pavor, como se ela tivesse sido transportada de volta àquele calabouço sem luz, onde recebia comida intragável e era tratada como um animal, despida de sua dignidade.
Eve não compreendia.
— Onde ouviu isso? Humanos não matam outras raças sem motivo. Isso deve ser boato... — pensou ela, lembrando-se de como sempre ajudara todos os necessitados em suas missões, fossem humanos ou não.
A elfa, porém, balançou a cabeça negativamente e levantou a própria roupa. Eve congelou. O corpo pequeno e frágil da garota estava coberto de cicatrizes: marcas de chicote, hematomas, cortes de lâmina e até mesmo... marcas de mordidas.
Eve prendeu a respiração.
— Isso... foi feito por humanos?
Xilin assentiu.
As mãos de Eve se fecharam em punhos. Por quê? Por que alguém faria algo assim? Por que alguém encontraria prazer em ferir outras vidas? Não, não podia ser. Talvez Xilin tivesse se enganado, talvez ela tivesse visto errado... humanos não fariam isso.
De repente, ela se lembrou das palavras da orc chamada Halu. Estaria ela apenas negando a realidade para fugir da verdade?