Capítulo 6: Pressão
Quando voltei ao dormitório à noite, Aboi me chamou para perto da janela, entregou-me um cigarro e perguntou: “Você já aprendeu quase tudo o que te ensinei nesses dias, né?”
Acendi o cigarro, dei uma tragada e balancei a cabeça, sem dizer nada.
“Você precisa se familiarizar bem com esses discursos, é melhor decorar. Senão, quando conversar com os clientes e não souber o que dizer, pode perder a chance de fechar o negócio.”
Aboi deu uma longa tragada, olhou para mim com um olhar profundo e disse: “Eu sei o que você está pensando...”
Fiquei surpreso e o encarei por um instante, então ele continuou: “Quando cheguei aqui, eu também pensava em fugir todos os dias, exatamente como você.”
Ele sorriu amargamente e acrescentou: “Eu aconselho você a desistir dessa ideia... Eu estou aqui há tanto tempo e nunca ouvi falar de alguém que conseguiu fugir. Quase todos são pegos de volta, e você já viu o que acontece com eles.”
Ele soltou uma baforada de fumaça, bateu no meu ombro e falou com seriedade: “Agora o que você deve pensar é em como ter um bom desempenho e ficar aqui. Pensar em outras coisas não adianta, entendeu?”
Eu não respondi, apenas segurei o cigarro na boca, puxei a fumaça, deixei-a circular nos pulmões e depois a soltei lentamente.
Eu entendia tudo o que Aboi dizia, mas ainda queria fugir.
Só de lembrar daquela garota naquele dia, um sentimento indescritível me apertava o peito, como se uma enorme pedra estivesse esmagando meu coração, me deixando sem fôlego.
“ Amanhã, no trabalho, vou te passar alguns clientes para você tentar. Se tiver qualquer dúvida, pode me procurar a qualquer hora.”
Aboi bocejou e disse: “Durma logo, se você ficar com sono amanhã no trabalho vai dar problema.”
Terminei o cigarro, joguei a ponta no chão e apaguei com o pé antes de me deitar naquela cama fedorenta.
Fechei os olhos e comecei a planejar como escapar daquele lugar.
O parque era cercado por muros de quatro a cinco metros de altura, com arame farpado no topo e patrulhas constantes.
Escalar o muro era quase impossível; havia apenas duas saídas possíveis.
A primeira era sair pela porta principal.
A segunda, cavar um túnel.
A primeira opção era tão inviável quanto escalar o muro.
Já cavar um túnel levava muito tempo, mas a maioria dos que conseguiu fugir saiu por ali.
Uma vez, alguém cavou seu túnel saindo pelo fosso da latrina, passando dois dias e duas noites imerso na sujeira antes de conseguir escapar.
Outro cavou o túnel a partir do depósito de lixo.
Esses dois lugares eram mais discretos e considerados pontos ideais.
Mas agora, ambas as áreas estavam mais vigiadas.
Sempre que alguém desaparecia, as buscas começavam imediatamente por esses locais.
Se eu quisesse cavar um túnel para fugir, teria que encontrar outro lugar.
A leste do parque havia campos abertos, a oeste um rio, e ao sul e norte, montanhas.
Correr pelos campos seria suicídio — a visibilidade era ampla, qualquer um seria visto de longe.
Nadar para o outro lado do rio parecia a melhor opção, mas eu não sabia nadar.
Então, só me restava correr para as montanhas.
Mas, uma vez lá dentro, eu não saberia para onde ir, ficaria perdido.
Parece que o plano de fuga teria que ser bem pensado, ou uma ação precipitada provavelmente fracassaria.
E se me pegassem de volta...
Pensei nisso e suspirei, balançando a cabeça em resignação.
No meio-dia do dia seguinte, durante o expediente, Aro convocou todo o nosso grupo para uma reunião rápida.
Ele disse que a chefia exigia que nosso desempenho nesse mês chegasse a um milhão, e que todos deveriam se esforçar.
No parque havia quatro áreas principais: A, B, C e D.
Cada área tinha um gerente, abaixo dele vários supervisores, e abaixo deles, vários líderes de grupo.
Na área C, onde eu trabalhava, havia mais de dez grupos, cada um com oito a dez pessoas.
Aro era líder de um desses grupos, com nove membros, sete homens e duas mulheres.
A chefia ajustava a meta de desempenho de cada grupo, e se não cumprisse, o líder era punido.
Apesar de Aro nos mandar fazer de tudo, diante do supervisor ele se comportava como um submisso e às vezes até apanhava.
Quando o líder era punido, os subordinados também não tinham vida fácil.
Depois da reunião, Aro me chamou para ficar e falar comigo a sós.
Ele sentou na cadeira, tirou um cigarro, jogou para mim e perguntou sorrindo: “E aí, está se adaptando bem nesses dias?”
Forcei um sorriso: “Está tudo bem.”
“Você ouviu tudo que falei na reunião?”
Assenti.
“Já faz alguns dias que você está aqui, basicamente já sabe como funciona. Antes eu tinha falado para você fechar cinquenta mil em vendas esse mês...”
Ele se levantou, pegou um isqueiro e se aproximou, balançando-o: “Acende o cigarro.”
Coloquei o cigarro na boca, mas quando ele apertou o isqueiro, a chama quase pegou fogo no meu cabelo.
Eu me afastei em pânico, mas Aro segurou minha cabeça com força.
A chama oscilava diante dos meus olhos, uma onda de calor me atingia.
“Irmão Aro...” eu tremi ao chamá-lo.
Ele sorriu e me encarou, depois de alguns segundos desligou o isqueiro, apagando a chama.
Soltou minha cabeça e disse com desculpas: “Desculpa, o fogo do isqueiro estava muito alto.”
Olhei para ele, assustado, e fiquei em silêncio por um momento.
Ele bateu no meu ombro e falou: “O que disse na reunião, você ouviu tudo. A chefia está me pressionando muito, não tenho escolha. Então, esse mês você tem que fechar cem mil em vendas.”
Assenti rapidamente: “Tá... tá bom, irmão Aro!”
“Mas não fique com medo, quando você conseguir as vendas, além da sua comissão, eu vou te dar um bônus de dez mil.”
Ele me entregou o isqueiro e fez sinal para eu acender o cigarro.
Minhas mãos tremiam ao pegar o isqueiro, acendi o cigarro e dei uma tragada.
“Depois do jantar, vou te levar a um lugar.”
Aro bateu no meu ombro e sorriu: “Vai lá, trabalhe direito.”
Quando saí do escritório, engoli em seco, meu coração acelerado não diminuía.
Sentei na minha mesa, ainda assustado.
Não sabia para onde Aro me levaria à noite, mas sabia que se não fechasse cem mil em vendas neste mês, não teria vida fácil.
Abri o computador e rapidamente abri o documento com os “discursos para conversa”, lendo palavra por palavra.
Por volta das sete da noite, Aro me levou junto com Aboi para fora da área administrativa.