Capítulo 31: O que há de tão saboroso em vegetais silvestres?
— Ai, veja só como você é estabanada, nem parece uma moça — disse a mãe.
— Mãe, que moça que nada! Eu já fui promovida a mãe de família — respondeu Jin Liangyu, com um gesto travesso, as mãos na cintura.
— Você é mesmo uma figura. — Ao ver que a filha já não rejeitava sua nova condição, o coração da senhora Liang finalmente se acalmou.
Sem dar mais atenção aos resmungos da mãe, Liangyu correu até a entrada da caverna. Diante da vasta extensão verde, ela respirou fundo, exagerando no gesto.
— Ah, não há nada como este ambiente puro e intocado. O ar parece carregar o aroma da terra úmida e um toque suave de ervas e madeira.
Seus olhos brilhantes contemplavam com alegria as colinas que, sob o céu azul profundo, estendiam-se cobertas por um verde tenro até onde a vista alcançava.
Zhou Erlang vinha correndo de volta, trazendo alguns peixes. Como hoje era o primeiro mês de vida de seu filho, Dabao, ele e seu cunhado haviam notado peixes gordos no riacho e aproveitaram para pescar alguns. O sogro, ao ver o tamanho dos exemplares, pediu que ele os limpasse e entregasse à sogra para temperar, deixando tudo pronto para que ele os preparasse ao meio-dia. Era um dia importante, e a família precisava celebrar. Como dizia o sogro: "Podemos ser poucos, mas este é o dia mais importante do Dabao, não podemos deixar passar em branco".
Ao contornar uma grande árvore, Erlang deparou-se com a jovem parada diante da caverna e, por um instante, pensou ter encontrado uma fada. Ela vestia um traje azul de corte simples, com mangas estreitas que realçavam sua silhueta graciosa. Ao virar-se, um sorriso suave surgia em seu rosto pálido, acentuando pequenas covinhas, enquanto seus olhos brilhavam como estrelas.
— A-Yu. — Erlang nunca a vira tão bela e, por um momento, sentiu-se intimidado demais para se aproximar.
Liangyu já o havia notado e, vendo-o parado ali feito um bobo, não resistiu: — O que está fazendo aí parado? Está lendo a sorte de alguém? Ninguém vai te pagar por isso.
— Lendo a sorte? — Erlang obviamente não compreendia o termo.
— Ah, como você é lento! O que está fazendo aí parado com esses peixes? Venha logo! — Para esconder o deslize com as palavras, ela bateu o pé, fingindo indignação.
Aquele gesto habitual fez o coração de Erlang disparar; sua A-Yu tinha o dom de enfeitiçá-lo. Ficou tão absorto que esqueceu até como dar o próximo passo.
Dentro da caverna, a senhora Liang, após deitar o pequeno Dabao, observou a cena: o jovem casal parecia duas estátuas, trocando sorrisos sem jeito. Erlang transbordava sinceridade, enquanto sua filha exibia um sorriso constrangido. Suspirando, ela decidiu intervir: — Erlang, você voltou?
— Sim, mãe. O cunhado e eu pegamos alguns peixes. Estão bem gordos. Meu sogro pediu para eu limpar e trazer para a senhora temperar.
— Está bem, pode deixar. Como é o primeiro mês do nosso Dabao, será um ótimo prato. — A senhora Liang pegou os peixes e comentou, por hábito: — Estão ótimos. O melhor seria cozinhá-los em caldo, mas não sabemos se os invasores já foram embora. É melhor não preparar nada com cheiro forte que possa atrair visitas indesejadas.
— Farei como a senhora disser. — Erlang lançou um último olhar à esposa antes de correr de volta ao trabalho.
— Mãe... — começou Liangyu.
— Erlang é um bom rapaz. Pense nisso como aqueles romances de "casar primeiro, amar depois".
Liangyu ficou em silêncio.
— Ele é realmente bom, algo que você dificilmente encontraria nos tempos modernos. Acredite em mim, querida.
Sem saber o que responder, Liangyu apenas assentiu e buscou uma desculpa para fugir do constrangimento: — Mãe, vou dar uma volta por aí.
— Não vá muito longe, não queremos que se perca. Vou entrar para cuidar do Dabao — recomendou a mãe, preocupada com o neto.
Finalmente a sós, Liangyu sentiu-se como um pássaro solto. Ajustou a barra da saia, observou seus sapatos de pano e seguiu pela trilha recém-aberta na direção de Erlang. O rio ficava a pouco mais de cem metros; se não fossem as árvores, a vista seria plena. Enquanto caminhava, pensava em sugerir ao pai que derrubassem algumas árvores ali perto para plantar vegetais; seria um bom sustento para a família. A ideia a animou e ela apressou o passo.
À beira do rio, o movimento era grande. O pai, Jin Sheng, trabalhava com o filho e o genro, enquanto a nora, a senhora Yang, organizava os galhos.
Erlang foi o primeiro a vê-la e abriu um sorriso radiante. Jin Shan, ao notar o olhar do cunhado, revirou os olhos: "Eu sabia que a minha irmã estava vindo. Quando você a vê, seus olhos grudam nela e não soltam mais".
— Pai, irmão, cunhada — cumprimentou Liangyu.
— Ah, minha filha! — Jin Sheng sorriu ao vê-la e, como se ela ainda fosse uma criança, advertiu: — Vá brincar com a sua cunhada e o pequeno Liang, não fique perto de nós. Se uma árvore cair, pode se machucar.
— Entendido, pai.
A senhora Yang não conseguia desviar os olhos da cunhada. Estava genuinamente impressionada. Nunca a vira tão bonita; era a moça mais linda que já conhecera. Parecia a mesma de sempre, mas ao mesmo tempo diferente, embora não soubesse explicar o quê exatamente havia mudado.
Liangyu percebeu a confusão da cunhada, mas não deu importância. O pequeno Liang, vendo a tia, correu até ela, puxando-a pela mão para mostrar a água clara do rio.
— Liang?
— Tia, olha! Peixes, muitos peixes! — O menino, que adorava pescar, não gostava nada de ajudar a mãe a recolher galhos. Sentindo que tinha uma aliada, ele tentou convencê-la a brincar.
Liangyu, querendo evitar molhar a roupa, apontou para umas ervas comestíveis que cresciam por perto: — Liang, veja, há muitas plantas boas aqui. Se colhermos um pouco, poderemos fazer um banquete ao meio-dia.
O menino, embora pequeno, não era bobo. Olhou para as costas do avô e murmurou: — Ervas não têm graça, tia. Carne é que é bom.