Capítulo 12: O Ódio Entre as Estrelas
Página 1/3
“Então, eu construí um observatório de estrelas.” Fogrim, após vinte minutos ininterruptos de explicações sobre sua engenhosidade e os benefícios para o pequeno, acenou timidamente para Victor. Este empurrou um copo d’água em sua direção.
“Deixe-me corrigir, você não construiu, você desmontou os instrumentos de Shelley para montar o observatório.”
“Esses equipamentos, em teoria, pertencem à Oitava Legião.” Fênix elevou a voz.
Victor suspirou: “Permita-me lembrar que até você mesma é um dos troféus dela.”
Fogrim desanimou, recostando-se na cadeira como um balão vazando, cobrindo o rosto com as mãos e murmurando: “Então, ela não vai desmontar minha obra, né?”
O Senhor da Meia-Noite ponderou e decidiu ser franco. “Ela evitou sua mesa, as cadeiras, o sofá e aquelas decorações estranhas... mas não creio que concordaria com os buracos que você fez no navio.”
“Este navio já está todo furado, há algum buraco maior que o que temos sob os pés?”
“Pode falar isso para ela.” Victor expressou sinceridade. “Costurar deve ser mais fácil.”
Fogrim sacudiu a cabeça, ergueu-se e disse: “Tudo bem, tudo bem, mas nem sempre... Venha cá, pequeno, venha no colo.”
Ele inclinou-se, abrindo os braços para o pequeno que se agarrava à mão da mulher, cambaleante. O garotinho de olhos dourados parecia cansado e deixou-se ser erguido pelo gigante de cabelos brancos, que lhe acariciava suavemente as costas.
Porém, sua cuidadora não se afastou como Victor costumava fazer, permanecendo ali, nervosa, mexendo na barra da roupa.
“Está tudo bem?” Fogrim perguntou com um tom gentil que encorajou a mulher. Ela mordeu o lábio e falou baixinho: “Sobre o que você disse antes... sobre observar as estrelas, de repente lembrei.”
Sua voz tremia, talvez pelo olhar do Senhor da Meia-Noite, mas continuou: “Na nossa aldeia havia uma criança louca, que um dia ao olhar para as estrelas ficou... enfeitiçada. Algo rasgou sua carne e saiu dele.”
Seus ombros frágeis estremeceram. “Dizem que os sacerdotes da cidade gostam de olhar as estrelas, só eles conseguem ver, e os outros, com azar, acabam encontrando coisas ruins. Mas na aldeia, depois de tantos anos, só aconteceu uma vez. Eu só... lembrei de repente, por isso disse, não leve a mal.”
“De forma alguma, agradeço muito.” Fogrim sorriu amavelmente, segurando a mão do pequeno e balançando-a. “Venha, chame de irmão.”
Página 2/3
O pequeno olhou para o bordado na manga de Fogrim e virou o pescoço para morder. Fênix, vendo a baba pingar na manga, sorriu ainda mais feliz. A mulher voltou a mexer na barra da roupa.
“Irmão.” O pequeno se remexeu inquieto, respondendo sem muita atenção.
“Não, é irmão!” Fogrim disse suavemente.
O menino, percebendo que não escaparia do abraço do adulto, finalmente se acalmou. “Irmão... mamãe, quero.” Estendeu a mãozinha para a mulher, mexendo-a.
Fogrim tocou o nariz dele. “Sua mãe não consegue mais te carregar, menino travesso.”
Sem discutir, Fogrim continuou a apertá-lo um pouco mais. Depois de ensinar três palavras, ainda queria mais. Por fim, foi quase uma súplica para que a mulher libertasse o pequeno, que já fazia bico. O menino, meio tonto, agarrou a perna da ama e choramingou por um bom tempo, até ser consolado com “vou te levar para brincar”, quando seu rosto se iluminou.
Com a mobilidade aumentando, a curiosidade do pequeno crescia dia a dia. Os três permitiam que ele circulasse pela porta sob vigilância, para depois voltar sujo de poeira ou com pedaços de escorpião — Deus sabe como ele conseguiu se soltar do grito da mulher para esmagar um escorpião venenoso.
Victor sentiu que seus momentos de lazer estavam cada vez mais difíceis.
Depois de vê-los partir, a expressão de Fogrim escureceu lentamente.
“Parece um psíquico azarado.” Victor se acomodou na cadeira e disse: “Considerando que o Senhor de Ferro nasceu com o dom de ver o Olho do Medo, você tem certeza de que quer que ele tente?”
Fênix estremeceu levemente, virou o rosto devagar e olhou fixamente para o Senhor da Meia-Noite: “Isso existe?”
“Ah, não foi você quem me contou?” Victor franziu a testa.
“Tenho certeza de que nunca soube disso antes.” Fogrim semicerrava os olhos. “E nem ouvi falar disso em conversas. Por que Petula Labo contaria sobre a infância dele para mim?”
“Mas... é melhor ter cuidado.” Sua voz ficou grave.
Quando viu a expressão de Fênix, Victor pulou e saiu correndo, mas foi agarrado pelo braço, cambaleando e quase caindo. “Você é doido.” Disse de coração.
Página 3/3
Fogrim sorriu e arrastou Victor pelo caminho até o observatório, com tom quase sedutor: “Depois de tanto tempo passando pelo subespaço para chegar aqui, não quer observar as estrelas com calma?”
O Senhor da Meia-Noite lutou: “Na minha primeira semana no navio já vi estrelas o suficiente para a vida toda!”
Fogrim amarrou-o firmemente na cadeira, ajustando o telescópio com destreza. “Relaxe, você vai gostar.”
“Seu assassino.” Victor resmungou, fechando os olhos com relutância.
Obviamente, ele não viu nada.
Em teoria, era o segundo “dia” desde que chegaram a Cólquida. Talvez por saudade da distante terra natal, os habitantes deste planeta desértico dividissem o longo dia em sete subdias aproximados do dia padrão.
Agora, o amanhecer do primeiro subdia começava a se desdobrar, no horizonte surgia um arco brilhante, nebuloso como um véu, que se espalhava para cima imperceptivelmente a olho nu.
Não era a primeira vez que Victor contemplava o céu noturno de um planeta alienígena. Sua única lembrança era deitado nas dunas, com as estrelas caindo sobre ele como um manto, como se o firmamento inteiro fosse desabar, ou como milhares de olhos frios o observando.
Agora, sob a luz cada vez mais intensa do nascer do sol, as estrelas enfraqueciam, e uma estrela da noite que ele lembrava especialmente estava sendo engolida por outras tantas, pendendo solitária no horizonte.
Sabendo pelo Filho de Rogar que, assim como em Terra, a Estrela da Manhã e a Estrela Vespertina eram o mesmo corpo celeste, apenas com nomes diferentes conforme a situação e o tempo — fama, afinal, é algo fluido, assim como o Senhor da Meia-Noite já foi chamado de Anjo do Imperador.
Victor suspirou, sentindo uma mistura de “tinha que ser assim” e “realmente não aconteceu nada”, emoções complexas que se entrelaçavam, e começou a rir de si mesmo por estar sendo contaminado pelo dramático Fogrim; coincidências não poderiam acontecer sempre.
Ele esticou os braços para se afastar e rir do companheiro. Mesmo com os olhos ainda na lente, já planejava várias frases sarcásticas e velhas histórias para provocá-lo.
Então, a estrela piscou.