Capítulo 1: A Cidade do Silêncio Mortal
"O que é Belém?" Lorgar sentou-se à sombra de uma rocha monumental, observando os padrões esculpidos pelo vento em sua superfície. Ele percebeu que, sempre que se dedicava a algo novo, o conhecimento necessário surgia de forma fluida, como se brotasse naturalmente, o que era muito mais prático do que perder-se na busca infrutífera por entre pilhas de arquivos.
Era como se tudo tivesse sido meticulosamente planejado, um pensamento que fascinava Lorgar. Ele sabia que não fora criado por Shelley e seus companheiros, nem nascera do ventre de uma mulher. Ele era um ser projetado para solucionar algo específico e, segundo a natureza das coisas, o propósito de seu criador deveria ser grandioso e árduo.
Tal percepção poderia levar muitos a perderem o ânimo e a noção de valor próprio, mas para Lorgar era diferente. Aquele jovem acreditava que todas as coisas deveriam ter sua utilidade; era algo simples, talvez até um pouco cruel.
"Meu criador deve ser verdadeiramente grandioso", pensou ele, cheio de expectativa.
"Belém é a última cidade a ter sido erguida nas quatro fronteiras, em louvor à Rainha Insaciável." A voz de Narek não apresentava inflexão. Na verdade, se não fosse pela insistência de Lorgar, ele provavelmente teria evitado qualquer explicação.
"Um deus?" Lorgar coçou a cabeça. Nas memórias que lhe foram conferidas, não havia nada semelhante. Mas Shelley havia mencionado algo.
"Existem tanto as geradas naturalmente quanto as criações artificiais", acrescentou ela, "mas todas possuem... radiação."
"Então, ela é útil?" perguntou ele, cauteloso.
Se havia um preço a ser pago, deveria haver alguma utilidade. Ele sentiu-se satisfeito com seu próprio raciocínio lógico.
Narek lançou um olhar ao seu companheiro de baixa estatura e refletiu seriamente. "Não é útil."
"Oh... e então?"
"Este é o sétimo 'então'", disse o Cavaleiro do Graal com calma, levantando-se e sacudindo a areia e a ferrugem de suas vestes. "Você disse que não perguntaria mais nada."
Lorgar franziu os lábios e também se levantou para seguir o alto companheiro. Deu alguns passos, pisando com força na areia amarela de propósito, fazendo com que grãos atingissem a armadura das pernas de Narek, enquanto observava furtivamente a reação dele.
*Clac, clac.* Narek continuou a caminhar, indiferente à areia que voava, mantendo um passo quase perfeitamente uniforme. A sombra projetada por suas sobrancelhas ocultava-lhe os olhos, mas Lorgar sabia que ele estava focado no caminho à frente.
Os ombros tensos de Lorgar relaxaram, ele apertou a alça de sua mochila e sussurrou: "Desculpe."
"Por que pede desculpas?" perguntou Narek seriamente.
"Porque eu quero fazer mais uma pergunta."
"Muito bem. Segundo as lendas, esta cidade inicialmente louvava os deuses antigos, mas, com a vida devassa e desenfreada de seus habitantes, o culto à Rainha Insaciável começou a ascender, e os templos dos antigos deuses foram destruídos ou esquecidos. Sessenta e seis anos atrás, durante um grande festival em honra aos deuses antigos, a Rainha Insaciável, sentindo-se desprezada e tomada pelo ciúme, desencadeou sua ira, estraçalhando as estátuas das divindades e lançando seis calamidades sobre o povo daquela cidade." Narek narrou tudo de forma monótona, como se lesse um livro.
"Você não se entedia?"
"O que é o tédio?"
"...Você não está entediado, por que não responde?"
"Eu não estou, foi você quem disse que, após esta pergunta, não faria mais nenhuma."
"...Eu estava com medo de incomodá-lo."
"Eu não me incomodo, apenas lhe lembrei do que você mesmo disse."
Lorgar fechou os olhos, engolindo um suspiro que não condizia com sua aparência jovem. "Narek, as pessoas lá fora são todas como você?"
"Não sei", respondeu o Cavaleiro do Graal sob o sol que se tornava inclemente. Sua voz permanecia rouca, como se o tempo tivesse estagnado nele. "A maioria delas quer me matar."
"Ah?" Lorgar parou onde estava, a boca entreaberta. Ele compreendia o conceito de fratricídio, mas nunca o tinha testemunhado de fato. Seus guardiões pareciam mais envolvidos em jogos do que em tentativas reais de erradicação — bem, talvez, ocasionalmente, fosse sério. Ainda assim, era difícil imaginar que seu companheiro fosse tão odiado.
"Porque eu tenho uma missão. Nesta terra, aqueles que não acreditam nos deuses, mas possuem uma missão própria, são amaldiçoados. Os crentes rivais unem-se para caçar essas pessoas, mesmo que se odeiem ao ponto da loucura", disse Narek, sem diminuir o passo, como se não se importasse se Lorgar ficasse para trás. "Você tem um deus, pequeno?"
"Não!" exclamou Lorgar, como se fizesse uma declaração solene. "Eu não os conheço!"
"Então continue andando, você também não tem proteção." O homem chamado Cavaleiro do Graal não olhou para trás.
Areia amarela, oásis, e depois mais areia amarela. Lorgar não se lembrava de quanto tempo haviam caminhado, mas só precisou ajustar sua rota uma vez. Felizmente, ele não era uma criança comum. Nenhum dos dois parou para se alimentar. Narek não mencionou, e ele, por sua vez, não sugeriu.
A bordo da *Vesper*, que seguia estritamente o padrão de vinte e quatro horas, as três refeições diárias eram um ritual sagrado e inabalável; até mesmo Shelley levava vários tipos de alimento à boca com naturalidade, embora Lorgar suspeitasse que seu corpo metalizado exigisse mais energia para processar aquilo do que os alimentos ofereciam. Mas agora, em terras de Colchis, ninguém o vigiava.
Lorgar lançou um olhar de soslaio para seu companheiro. Narek nem sequer alterava o ritmo da respiração; se não pudesse ouvir as batidas do coração, Lorgar quase duvidaria que aquele ser dentro da armadura ainda fosse humano. Havia muitas formas de distinguir os mortais, e o ato de comer era certamente uma delas. Mas, ao pensar nas pessoas com quem convivera anteriormente, o jovem primarca achou que a natureza incomum de seu companheiro não era algo grave.
Pelo menos ele não sofria de overdose, não despedaçava amigos e não tinha a maior parte de seu organismo substituído por componentes mecânicos.
Então, Lorgar parou.
Ele viu uma floresta no meio do deserto.
Densa, verdejante, com folhagens que tremiam ao vento; ele podia até ver as árvores altas na orla da floresta projetando sombras sobre a areia amarela, traçando uma linha divisória clara entre a vida e a morte. Uma visão tão exuberante poderia ser encontrada em memórias ou nas projeções holográficas de Shelley, mas não no deserto de Colchis. Aquilo ia muito além dos limites de um oásis.
Narek franziu levemente a testa, mas não pareceu mais surpreso. "Dizem que Belém já foi muito próspera."
"Ela certamente tinha os meios para tal, deveria ter continuado assim", disse Lorgar. Uma floresta significava madeira abundante, animais e fontes de água, o que, no deserto, valia mais do que o ouro. Mesmo que Belém tivesse entrado em declínio sessenta e seis anos atrás, com recursos tão luxuosos, deveria ter recuperado sua riqueza rapidamente. Mas, agora...
Eles caminharam mais um pouco e um canto da muralha da cidade surgiu, revelado pela luz clara do dia e pela visão aguçada de Lorgar.
Ao longe, a muralha, cuja cor original era impossível distinguir, estava coberta por musgos e trepadeiras, com pequenas ervas brotando das fendas e balançando ao vento. Para que sementes trazidas pelo vento ou por pássaros atingissem tal densidade, seriam necessários muitos anos — tempo demais para que uma cidade habitada pudesse suportar.
"O que os guardas e habitantes estão fazendo..." murmurou Lorgar. Uma cidade como aquela não poderia ser facilmente abandonada; mesmo que a catástrofe inicial tivesse deixado o local vazio, os novos colonos teriam sido suficientes para preenchê-la e restaurar seu status de joia do deserto.
Não havia sequer vestígios de nômades do deserto, como se eles também considerassem aquela cidade privilegiada um lugar agourento.
Será que ela estava realmente sob a maldição da tal Rainha Insaciável?