Capítulo 23: A Fuga de Lorgar e os Cavaleiros do Santo Graal
Lorgar espreitou para fora.
Calma. Disse a si mesmo. Tu já deixaste um bilhete para Fulgrim. Aquele pedido de desculpas foi solene, perfeito, irrepreensível. Ele não te culpará; Fulgrim nunca te culparia.
Ele engoliu em seco, começando a arrepender-se de ter bebido um copo inteiro de sumo de fruta por causa de uma culpa inexplicável.
Talvez devesse voltar para beber um pouco de água, mas isso envolvia riscos desnecessários; era melhor esperar até sair e encontrar um oásis... Lorgar censurou duramente o seu planeamento deficiente.
Ele aguçou os ouvidos e, escondido nas sombras, atravessou na ponta dos pés a maior parte da Estrela do Crepúsculo. Lá fora, o sol do meio-dia castigava com intensidade, mas dentro da nave, o ambiente mantinha-se numa penumbra fresca. As vigias tinham sido tapadas com anteparos feitos pelo próprio Lorgar, algo que Victor elogiara bastante.
Ao pensar em Victor, o jovem primarca sentiu um aperto no peito. Não sabia se Victor cumpriria a tabela de dosagem de medicamentos que ele colara no quarto do outro. Deixara várias cópias novas na secretária e, como não sabia o que escrever, não deixou nada. Imaginou que Victor também não se importaria — pelo menos, não quando estivesse lúcido.
Um som de inspiração violenta sobressaltou Lorgar — não era alto, mas, com os seus nervos à flor da pele, pareceu um trovão. Logo em seguida, Victor emergiu cambaleante de outra sombra, os seus olhos escuros fixos no esconderijo de Lorgar.
O coração de Lorgar acalmou-se, para logo a seguir se contrair. Os olhos do outro não tinham foco, perdidos no torpor de sentidos sobrecarregados. Victor tateou lentamente a parede, apertando as têmporas, o rosto pálido contraído numa careta.
— Uma geração de sábios, olhos brilhantes, submersa em sete dias e sete noites... cof, memórias profundas, carne de cordeiro do salão sacrificial atirada sobre a calçada — declamou Victor em voz alta, como um sacerdote embriagado a pregar para uma igreja vazia. Ele era sempre assim: entre o sonho e a vigília, sibilava em nostramo poético frases que ninguém conseguia compreender.
O coração de Lorgar sentiu-se como se estivesse a ser esmagado. Ele mordeu os lábios e deslizou cuidadosamente junto à parede.
Atrás dele, ouviu um uivo semelhante ao de um animal ferido, misturado com soluços de tons variados: — Moloch! Moloch! O pesadelo de Moloch! Moloch, o deus sem amor! Moloch mental! Moloch, o juiz implacável da humanidade!
Depois de os passos se afastarem, Victor soltou um longo suspiro e enterrou o rosto nas mãos. — Foge — murmurou ele. — Quem queimaria uma criança para implorar pela luz do futuro?
***
Narek dobrou os joelhos, atirou o capacete escaldante para o lado e inclinou-se para recolher água.
A sua garganta estava tão seca que parecia arder; os lábios gretados mal tinham sangue. A areia fina entrava pelas juntas da sua armadura, queimando-lhe a pele e os ossos. Mas ele já não se importava.
Onde há água, há vida; e onde há vida, ele poderia cumprir a sua missão.
O Cavaleiro do Graal pensou com satisfação.
A água deslizou pela sua garganta como lixa, mas não trazia a frescura esperada; tinha um sabor artificialmente doce, semelhante às bebidas misturadas com mel que os seres superiores e fúteis tanto apreciavam. Ele franziu a testa.
— Ergue os olhos para mim, guerreiro — disse uma voz mais doce do que a própria água.
Um clarão ofuscou-lhe a visão e Narek apertou instintivamente a espada.
A risadinha da donzela perturbou os seus pensamentos. Ela estava ali, na água, envolta em véus que pareciam um sonho. O seu rosto estava oculto pela luz fluida, mas era possível imaginar a sua beleza radiante, pois cada traço do seu corpo parecia ter sido esculpido com perfeição. Nas mãos alvas, segurava suavemente uma taça de cristal, oferecendo o líquido âmbar ao cavaleiro.
— Viajante sem lar, o teu desejo torna o meu coração doce como o mel. Bebe-o e sê a minha testemunha diante da Estrela de Belém, onde o que procuras se realizará. — A sua voz era como xarope, viscosa o suficiente para amaciar os dentes de qualquer um. Narek percebeu que estava perante a lendária Dama do Graal, que lhe concedia uma bênção inigualável.
Mas Narek não se importava.
A espada saiu da bainha, leve como uma brisa e rápida o suficiente para que a dama apenas conseguisse soltar um grito de surpresa, tingido por um gemido de prazer.
— Conversa demais — resmungou o Cavaleiro do Graal.
Ela desapareceu na luz tal como surgiu, deixando apenas o sangue de Narek — que escorria da ponta da sua espada — a tingir a água. Narek não deu importância; segurando a espada manchada de sangue — ou melhor, um pedaço de metal enferrujado —, inclinou-se novamente para beber.
Desta vez, o sabor estava muito melhor, pensou ele.
***
Lorgar caminhava com dificuldade pelo deserto, as estrelas a cintilar incertas no céu, dando-lhe a estranha sensação de estar a ser observado.
— É apenas porque não estás habituado — percebeu que dissera em voz alta. — Aqui é silencioso demais.
Ele realmente não estava habituado à solidão. Desde que saíra do berço, Fulgrim e os outros dois tinham estado sempre ao seu lado. Se contasse com o tio Ferrus e os demais, seriam uns seis, pelo menos para o tio Victor.
Lorgar caminhou até ao abrigo de uma duna, apertou a roupa e decidiu não acender uma fogueira. Ainda conseguia suportar aquela temperatura. Além disso, o fogo poderia atrair coisas mais perigosas.
Deves lembrar-te de que não estás na Estrela do Crepúsculo, disse a si próprio.
Mas comer alguma coisa não seria problema: algumas bolachas que, embora macias quando saíram do forno, agora estavam duras como pedra. Lorgar abriu a mochila, que ele próprio organizara tantas vezes, e ficou perplexo ao encontrar um pacote quadrado com um laço perfeito feito num barbante fino.
Virou o pacote e, no selo, viu um pequeno rosto sorridente desenhado. Ao abri-lo, um aroma a carne grelhada espalhou-se pelo ar.
— Uau — foi tudo o que Lorgar conseguiu dizer. — Uau.
Lorgar continuou a remexer apressadamente, acabando por virar a mochila de pernas para o ar. Objetos de todos os tamanhos caíram sobre as suas pernas com um tilintar metálico.
Com dedos trémulos, retirou dos destroços uma adaga, com padrões semelhantes a relâmpagos ao longo da lâmina. Victor dissera uma vez que faria uma arma para ele, embora isso tivesse sido depois de uma overdose que o levara a atirar Lorgar ao chão com um golpe de judo.
"Assim, da próxima vez, podes cortar a garganta em vez de ficar no chão a chorar até que o Fulgrim te venha buscar." O tom de Victor fora casual, mas era difícil não sentir que ele falava a sério.
Sob a sombra da duna, o jovem primarca abraçou os joelhos e enterrou o rosto entre os braços.
Só quando o primeiro brilho branco surgiu no horizonte é que ele voltou a arrumar a mochila e seguiu na direção da Estrela da Manhã.
Não sabia quanto tempo caminhara quando sentiu um odor húmido e seguiu a direção da humidade. Sob a luz baça da manhã, viu um oásis minúsculo, insuficiente até para sustentar uma aldeia no deserto.
Com uma ponta de desilusão, continuou a caminhar, mas parou de repente.
Na luz do amanhecer, uma figura alta, apoiada numa espada, surgiu no seu campo de visão.
Um ser humano, alguém com quem se podia comunicar, diferente de Shelley, dos outros e da sua mãe. Lorgar sentiu-se tenso. Se a primeira pessoa que encontrasse fosse amigável, ele seria amigável também. Se não fosse... bem, então ele seria um pouco maldoso.
Enquanto Lorgar processava a definição de "maldoso" e como a aplicar, o homem levantou a cabeça, e a sua armadura tiniu. Uma voz retumbante ecoou:
— Que olhas tu, pirralho?