Capítulo 18: Dar um Choque Imperial aos Sangrentos (Parte Quatro)
Raiva. Como uma ilusão ardente que percorre a ponta dos dedos ao tocar o gelo. Fogrim experimentava esse sabor estranho, tremendo diante da beleza chocante.
Ele não era o terceiro filho do senhor dos humanos, aquele bravo general que se erguia à direita do imperador já repousava nas profundezas do Palácio Prateado, embriagado pelos prazeres entregues ao novo mestre. Para ele, essas memórias não passavam de um velho livro de história, provocativo, mas apenas isso.
Essas lembranças falavam por sua boca, expressando rancores e sentimentos que ele não compreendia. Por que escolheram a traição e ainda se orgulhavam da honra profanada? Por que ergueram a espada contra o pai e ainda se importavam com os laços de sangue?
As pessoas com sentimentos são realmente estranhas, pensava Fogrim. Ele nascera numa incubadora, respirando pela primeira vez o ar tóxico misturado ao sangue do laboratório, e seu primeiro choro foi acompanhado pelo lamento de seus irmãos.
Muito tempo depois, Fogrim soube que esses gritos, vindos de corpos distorcidos com cabelos brancos e olhos violetas em diferentes números, eram ecos da dor. Como clones, possuíam um coração inadequado, que os enlouquecia por sua própria existência. Isso era um fracasso, mas os Sangrentos não desperdiçavam carne nem sangue. Eles eram jogados na arena para testar o único produto acabado.
Um monstro que só compreendia as emoções alheias pelo olfato.
O recém-nascido Fogrim estava desarmado, segurando um fragmento do módulo nutritivo enquanto observava seus irmãos, que eram várias dezenas, emitindo rugidos que pareciam risos e choros ao mesmo tempo. Ele ergueu o olhar para os Sangrentos na arquibancada, sentindo a profunda malícia e a cruel satisfação por trás das máscaras de carne.
Seus irmãos desejavam morrer, sem motivo algum, e Fogrim os invejava um pouco.
Ele não sabia o que queria.
“Muito bem.” Ouviu a voz do Sangrento mais alto e mais grotesco. Ele se levantou, a carne retorcida sob a túnica enrugava enquanto avançava. “Este ainda serve.”
Fogrim em silêncio limpou o sangue do rosto, entendendo que isso significava que ele poderia ser poupado. Mas não sentiu alegria alguma; apenas olhou para os corpos empilhados dos “irmãos” aos seus pés, mechas de cabelos prateados silenciosamente imersas em sangue.
Por que, quando morriam, eles exalavam um leve aroma doce?
“Sinto muito.” Disse Fogrim.
Lacarte ficou imóvel por segundos, suas veias negras tremiam. “Seja mais normal.”
“Estou irritado por sua dedução razoável, e isso está errado.” Fênix mexia lentamente o chá na xícara. “Então, pedir desculpas é uma atitude responsável. De qualquer forma, bons pais devem dar o exemplo.”
“... Mais alguma coisa?”
“Não.” Fogrim respondeu suavemente. “Obrigado.”
O Sangrento recaiu com um baque dentro da caixa. “Então, por favor, feche a caixa e esqueça de mim. Agora, imediatamente.”
Fênix avançou obedientemente e, antes de encaixar o fecho prateado, disse: “Além disso, Rogar é realmente adorável, você deveria conhecê-lo.”
“Não precisa!” O Sangrento gritou do fundo da caixa, acompanhando uma série de palavrões élfico-espirituais.
Fogrim ficou sentado por um tempo, depois foi até a cama, deitou-se, cruzou as mãos ordenadamente sobre o abdômen e fechou os olhos, respirando de forma constante.
Ele não precisava dormir, mas talvez fosse bom acordar pela manhã para ver a criança e a mãe da criança.
-----------------
“Olá.” A voz na sombra era suave, nada de monstruoso ou assustador, até educada e um pouco tímida. Ela saiu lentamente do canto, os olhos cinza-azulados fitando a mulher, tão opacos que pareciam apagados mesmo sob a luz.
“Saudações, Senhora Shelley.” A mulher se curvou, fazendo a reverência ensinada pelo professor Fogrim.
“Venho para agradecer.” Shelley tirou o capuz, revelando um rosto humano — ou apenas um rosto. De dentro do colarinho brilhava uma estrutura metálica segmentada que sustentava a cabeça; fios de metal branco se espalhavam pelo crânio, desaparecendo nas dobras do manto que cobria a nuca. Sob a luz difusa do corredor, seu rosto era quase belo, com um leve sorriso nos lábios, mas não amenizava o terror que trazia.
“Agradecer?” A mulher respondeu com apreensão. A voz da senhora era tão calma que parecia um veredito.
Shelley assentiu levemente. “Agradeço por cuidar tão bem do seu filho.”
A mulher achou a palavra estranha, mas não ousou contestar. Apenas murmurou um sim. Shelley parecia ler seus pensamentos. “Você acha que estou errada?”
Ela juntou coragem. “É só… não tenho coragem de chamar o pequeno senhor de meu filho, muito menos de aceitar agradecimentos por isso.” Afinal, como poderia ter gerado uma existência tão bela? Mesmo que o pequeno só segurasse a barra do seu vestido todos os dias.
Shelley pareceu divertir-se com aquilo. “Claro, ele te chama de mãe e te vê como protetora entre nós, os monstros. Você o ama de todo o coração — isso é o que importa. Sempre foi assim: quem mais ama algo, é quem o possui.”
A mulher fitou os próprios pés, imaginando quando acabaria aquela estranha filosofia.
“O pai biológico da criança é um canalha completo — e nós não somos muito melhores. Vemos ele como ferramenta, brinquedo ou um símbolo teatral. Mas você o vê como criança.”
A mulher de metal pareceu mergulhar em lembranças. “Civilização — desculpe, não encontro uma palavra equivalente em Korkis — tem sua base nisso. Quando você vê seus descendentes como ferramentas, eles perpetuam sua brutalidade e retribuem o que aprenderam. Vi muito disso, fiz muito disso. Se fosse para avaliar, eu chamaria isso de...”
“Culpa própria.” Shelley sorriu de lado, e a mulher sentiu que sua expressão parecia mais humana.
“Mas às vezes precisamos manipular almas puras para alcançar nossos objetivos. Precisamos de um semi-deus, líder e sacerdote, para nos guiar para fora da escuridão. E você deu a ele a chance de ser criança, não por proteção, nem por superstição. O filho de Deus encolheu-se na forma imatura, protegido da crueldade do mundo, e será grato por toda a vida. Na escuridão que resta, ele encontrará força.”
“Obrigada...” A mulher falou baixo, percebendo um significado oculto.
“Mas o filho de Deus é filho de Deus; se ficar muito tempo preso na casca, se deformará. A deformidade dos mortais os destrói, a do rei destrói seu povo, e a dele... trará trevas à humanidade.”
“Então, vai me eliminar?” Perguntou, surpreendentemente sem medo.
Shelley a encarou por dois segundos com um olhar estranho e negou com a cabeça. “Não, hoje vim para cumprir uma regra de nossa era: conceder a quem deseja morrer a paz, sem deixá-lo sofrer no futuro cruel.”
-----------------
“Quer dizer que...”
“Você vai morrer.” Shelley falou com firmeza. “Morrer por Fogrim.”
“Não acredito.” Ela já se arrependia da dureza da frase. Não havia jeito, sempre perdia a calma quando se tratava daquele senhor. Se recebesse punição da senhora Shelley, aceitaria sem resistência.
Para sua surpresa, Shelley não se irritou. Apenas lançou um olhar cheio de significado e falou com convicção: “Você o ama profundamente.”
Vergonha e raiva invadiram sua mente, tingindo suas bochechas de vermelho. “Não mereço falar sobre isso, apenas me submeto voluntariamente a ele.”
“Por quê?” Shelley parecia não se surpreender. “Já pensou que você, cheia de pesar, correu desajeitadamente pelo deserto e depois foi forçada, assustada, a vir para este...” Ela ergueu a cabeça e olhou ao redor do canto marcado pelas mãos de Fogrim. “Cemitério estranho de aço? Mas agora você espera ansiosa por um novo dia. Diga-me, há quanto tempo não sonha com o rosto de uma criança morta? Mesmo quando decidiu desistir da vida por ele.”
“Senhora... você...” Seus olhos se arregalaram, sem saber se sentia surpresa ou ofensa.
“Porque você foi enganada, implantaram em você um desejo ilusório de sobreviver.” Shelley avançou um passo, e a mulher recuou instintivamente. Sua mente estava um caos, mas a voz calma de Shelley continuava a mexer com seus pensamentos. “Não é estranho. O encanto deles é irresistível para quase qualquer organismo, especialmente para Fogrim. Eu poderia deter suas atrocidades, proteger sua vida e mandá-la de volta à sua aldeia, mas você voltaria ao deserto para buscar a morte. Quando essa paixão artificial acabar, você repetirá sua morte; toda mentira terá seu fim.”
A mulher apertou as mãos com força, cravando as unhas nas palmas, o sangue escorrendo entre os dedos. “Você viu muitas dessas histórias?”
“Hmmm...” As pestanas de Shelley tremularam. “Muitas, muitas vezes. No começo, Fogrim é sempre doce — como agora. Enquanto aqueles que o amam permanecerem, ele não hesita em demonstrar seu amor.”
Sua voz soava como um sino fúnebre, persistente. “Mas o amor é sempre passageiro, não é? Quando começam o ciúme, a decepção ou a dúvida, interrompem a performance de Fogrim, e ele... muda o ato, para os menos agradáveis, até se cansar completamente. Recentemente limpei um ator ruim no convés da nave.”
“Ele...” Os lábios da mulher tremiam. “Vai se decepcionar comigo?”
Shelley manteve os olhos calmos, sem piscar. A mulher percebeu que ela não piscara sequer uma vez. “Na verdade, você vai se decepcionar com ele primeiro. Você ainda o vê como um deus, acha que ele vai devolver a criança a você, certo?” Ela virou levemente o rosto. “Mas ele não pode, e mesmo que pudesse, o preço seria insuportável para você.”
“Eu estou disposta a suportar tudo!”
“Até a dor e o ódio eternos do seu filho?” Shelley respondeu.
Tic-tac, tic-tac. “Então ele perceberá que o espetáculo que você idolatra não pode continuar. Considerando que essa foi a vez em que ele mais se entregou, o final será o pior. Tenho que dizer que trazê-la aqui foi um infortúnio para você.”
O sangue continuava a pingar. “Então, este é o fim. O senhor que você ama trará um desfecho cruel, e sua experiência será um fardo pesado para a criança que o ama. Do ponto de vista da civilização, admito que é cruel enganar uma mulher desesperada, fazer com que a criança seja aquecida pelo amor materno e logo depois abandoná-la para garantir que ele não fique preso a ela. Mas antes que ele dependa demais de você, antes que tudo se torne irreversível, devemos resolver isso.”
Sua voz caía como uma sentença. “Aqui, todos — os que te amam e os que você ama — são monstros.”