Capítulo 24: Narek

40k: A Estrela de Colchis Adehela 4259 palavras 2026-07-29 19:45:09

"Você... olá." A saudação, ensaiada várias vezes, foi subitamente dissipada. Lorgar disse, gaguejando: "Pensei que estivesse dormindo."

Ele forçou um canto da boca para cima e endireitou as costas. Fulgrim dissera que isso sempre funcionava; claro, assim que ele terminou de falar, Victor revirou os olhos. E Shelley, que passava por perto, acrescentou: "Este é um exemplo clássico de aplicação mecânica em um processo de ensino."

De qualquer forma, sorrir nunca é um erro. As pessoas sorriem, ou melhor, as pessoas podem conscientemente usar o sorriso para demonstrar amizade, e Lorgar gostava muito dessa sensação.

O recém-chegado endireitou o corpo, o contorno de sua armadura mal delineado sob a luz fraca do amanhecer. Os padrões nas placas da armadura estavam quase apagados, permitindo ver apenas vestígios tênues de desenhos de chamas que se espalhavam sobre uma base cinzenta e sombria; fora isso, não havia mais nenhuma identificação. O perfil das dunas infinitas estendia-se atrás dele, fazendo com que o cavaleiro alto parecesse um barco solitário no meio do oceano, prestes a ser engolido pelas ondas de areia tangíveis a qualquer momento, tornando-se apenas ossos roídos e limpos.

Uma espada, ou melhor, algo que não passava de uma lâmina afiada, era segurada firmemente por ele. Não havia guarda ou punho, apenas um pedaço de pano enrolado de qualquer jeito na extremidade, o que parecia não ter utilidade alguma. O sangue escorria de sua palma, pingando continuamente, mas o homem parecia não notar. Lorgar observava aquele escarlate que fluía e, inexplicavelmente, sentiu um pouco de raiva.

Shelley já havia mencionado isso antes. "Você não pode colocar tudo o que vê sob sua proteção", disse ela suavemente na época, enquanto batia na porta da cabine que fora entortada quando Fulgrim jogou Victor para fora. Lorgar estava agachado, emburrado, diante da caixa de música atingida pelo incidente.

"Eu posso", Lorgar disse, apertando os lábios e forçando as palavras. Por que não poderia? Ele era... pelo menos mais forte do que as pessoas comuns de quem se lembrava. Ele conseguia processar tantas coisas ao mesmo tempo, ele certamente podia.

"Porque a integridade não é o estado natural de todas as coisas no mundo, é apenas uma coincidência passageira", Shelley explicou, com a paciência de quem ensina que um mais um é dois. "Você não pode fazer Victor se livrar dos remédios, nem impedir que ele e Fulgrim se machuquem mutuamente. Você muito menos pode..." ela bateu na porta da cabine que ainda soltava faíscas, "...proteger essas coisas para sempre."

"Mas eu quero...", Lorgar disse obstinadamente. "Isso não é certo?"

Shelley arqueou uma sobrancelha. "Quem te ensinou a me responder com 'certo ou errado'?"

"...Eu mesmo não posso pensar por conta própria?"

"Victor?"

Lorgar resistiu com um silêncio absoluto.

"Ele deveria ter aproveitado para te dar uma aula de história sobre a destruição de Nostramo e suas causas, com mapas mentais e exercícios ao final. Então você saberia por que às vezes ele precisa que você o ajude a voltar para a cama." A tecnossacerdotisa cruzou os braços, apoiando-se na parede inclinada. "E ser correto não determina a viabilidade."

"Eu entendi", disse o jovem primarca em voz baixa.

"Você não entendeu", disse Shelley.

A irritação invadiu as maçãs do rosto de Lorgar, tingindo-as de um tom avermelhado; até a ponta de seu nariz estava quente.

"Não me entenda mal, não estou te culpando."

"Está sim."

"Não estou."

"Eu não atingi o seu padrão, não é?" A voz de Lorgar diminuiu.

"Estou apenas expondo um fato."

"O fato é que não sou bom o suficiente."

Shelley suspirou. "Pare, eu não sou Fulgrim."

"Você também é minha professora", os olhos violeta fixaram-se nela com teimosia.

"Não vou te culpar, porque esse tipo de lição não pode ser transmitida por palavras. Professores qualificados só possuem experiência, e só podemos rezar para que o preço da mensalidade não seja alto demais. O desejo nunca é certo ou errado, mas a incapacidade de controlar o desejo só trará danos. Se você tentar constantemente carregar o destino dos outros sobre seus ombros, no final, você apenas..." ela abriu as palmas das mãos, com um brilho de sorriso nos olhos, "...crack."

Os ombros de Lorgar tremeram.

Shelley parecia satisfeita com o efeito de sua performance e virou-se para continuar os reparos.

"Eu posso", sussurrou Lorgar, pronto para ser repreendido novamente.

Inesperadamente, Shelley não se virou: "Então que seja. Deixe seus brinquedos aí, pare de olhar para eles com lágrimas nos olhos, eu vou consertá-los para você."

A memória cessou abruptamente. Lorgar piscou, e a tensão diminuiu lentamente. "Porque eu queria te cumprimentar, mas acabei interrompendo seu descanso, e isso não é bom."

"Descanso?" O homem mastigou a palavra. "Por que eu deveria descansar? Estou apenas de pé aqui, segurando minha espada."

"Bem... porque as pessoas ficam cansadas?" Lorgar já tinha certeza de que aquele era um sujeito estranho, e, por isso, sentiu-se um pouco mais relaxado. Ele tinha certa experiência em lidar com pessoas estranhas.

Ou melhor, ele só tinha experiência em lidar com pessoas estranhas.

O homem balançou a cabeça. Lorgar notou que ele tinha mais de dois metros de altura, uma estrutura robusta e um olhar vago em suas feições, que pareciam uma ampliação proporcional. "Eu não me canso, ou melhor, só me cansava há muito tempo."

*Mas você parece extremamente cansado.* Lorgar observou aquele rosto ressecado, onde era preciso um esforço imenso para encontrar, entre cicatrizes e fissuras, um traço da antiga beleza, e guardou as palavras para si. Aqueles olhos tinham a cor das cinzas deixadas por um incêndio, dizendo-lhe que o outro não precisava de piedade.

"Você é a pessoa que estou procurando?" O homem inclinou a cabeça e perguntou de cima. Parecia muito arrogante, mas sua atitude tornava difícil associá-la a qualquer etiqueta mundana. Sua expressão era tão séria quanto se estivesse perguntando sobre uma verdade absoluta.

"...Acho que não nos conhecemos."

"Então não é você", disse o homem categoricamente, com uma casualidade que fez Lorgar arregalar levemente os olhos.

"Você...", o jovem primarca ponderou as palavras, "...como é a pessoa que você procura?"

"Não sei", disse o estranho seriamente. "Se eu a visse, deveria ser capaz de reconhecê-la."

"Ah? Ela é muito importante para você... você a ama?" O jovem primarca sentiu certa compaixão e expectativa. A ideia de que ele poderia fazer algo nesta jornada o animava.

"Não."

O humor de Lorgar caiu inexplicavelmente. Uma decepção sem motivo o envolveu. Ele se esforçou para se recompor e perguntou: "Então... você a odeia?"

"Não sei, eu só preciso matá-la." O homem olhou para o céu, com um tom de voz tão natural quanto falar sobre o clima. "O dia amanheceu, quer ir comigo? Vou para Belém para cumprir minha missão."

Lorgar ficou parado por um momento. "Tudo bem, de qualquer forma, não sei para onde ir. Nesta viagem, tratarei a primeira pessoa que encontrar da mesma forma que ela me tratar. Se você me deixar acompanhá-lo, serei seu companheiro."

Dada a sua aparência jovem, essa fala deveria soar muito estranha, mas o estranho apenas assentiu, esticou os membros e, segurando a espada, caminhou na direção do nascer do sol. "Então vamos por aqui."

"Espere", Lorgar correu para segui-lo, "meu nome é Lorgar, qual é o seu nome?"

"Algumas pessoas já me chamaram de traidor, outras de irmão, e agora me chamam de louco, aberração, desterrado ou Narek, o errante eterno."

Lorgar arregalou um pouco os olhos e, erguendo o queixo com naturalidade, disse: "Então vou te chamar de Narek."

"Certo." Narek mantinha uma expressão de indiferença total, mantendo o passo largo.

"Narek, por que você não faz uma... bainha?" Lorgar fixou o olhar no pedaço de ferro manchado de sangue e ferrugem. Aquilo devia doer muito, e ele não gostava de dor, nem sabia por que o tio Victor gostava. Mas, já que ele podia ajudar o tio Victor, talvez pudesse ajudar esse novo companheiro.

Um brilho de lucidez finalmente surgiu nos olhos de Narek. Ele olhou de relance para Lorgar e apertou o cabo com mais força; um vermelho fresco escorria pela lâmina. "Porque apenas a Pedra do Trovão pode concluir minha missão, matar aquela pessoa e então salvar... salvar..." ele franziu a testa, "não me lembro, mas deve ser algo muito importante, muito, muito importante mesmo."

"Se é tão importante, então você não deveria esquecer", tentou Lorgar.

"Não", Narek repetiu obstinadamente, "muito importante, mais importante que minha vida, mais que...", ele olhou em volta, "...mais importante que este mundo."

"Em Belém?"

"Em Belém", disse ele com convicção. "A Dama do Graal me disse."

"A Dama do Graal?" Lorgar sentia suas dúvidas se acumularem. O homem, porém, não demonstrava impaciência; na verdade, sua paciência era tão grande que não condizia com sua aparência.

"No norte, chamam aqueles que buscam o Graal por uma missão de Cavaleiros do Graal. A Dama do Graal ilumina e abençoa os cavaleiros em águas predestinadas. Não acredito em nenhuma Dama, mas, depois que escapei da... Cidade de Crânios, acho que é assim que eles chamam, os nortistas começaram a me chamar assim." O tom de Narek era tão indiferente quanto o de Victor quando dizia ter tomado o triplo de sua dose de remédio.

"Ah? E então ela..." Lorgar lutava para encontrar uma palavra para descrever aquela situação cômica, "...entrou em contato com você?"

"Hum, ela provavelmente não se dá bem com os nortistas, então me favoreceu uma vez. Mas não gosto dela, veste-se pouco, falta-lhe capacidade defensiva e, se você a cortar, ela não sangra. Além disso, minha missão pertence a mim, não quero nenhuma bênção maldita."

*Você também não parece ter uma boa defesa.* Lorgar deu uma olhada na armadura do outro, tão corroída e desgastada que parecia se desfazer ao toque, fazendo um comentário mental que não condizia com sua idade aparente. "O que ela disse — espere!"

Narek deslizou pela encosta suave da duna, sem sequer se esquecer de segurar a mão de Lorgar. Infelizmente, ele esqueceu a diferença de altura entre eles, fazendo com que o jovem primarca caísse sentado na areia movediça, provocando um pequeno desmoronamento.

"Iya!" Lorgar lutava com dificuldade, mas, preso pela mão gigante como uma pinça de ferro do Cavaleiro do Graal, não conseguia recuperar o equilíbrio e, pelo contrário, afundava cada vez mais. Quando chegaram ao chão firme, metade de seu corpo pequeno já estava enterrado na areia amarela.

Narek soltou sua mão, observando o garotinho cuspir a areia da boca e debater-se para sair. Ele franziu a testa e perguntou com um tom quase acusatório: "Por que não me avisou?!"

"Avisar o quê?" o autoproclamado Cavaleiro do Graal inclinou a cabeça.

"Você... esquece." Lorgar olhou para o sangue fresco que escorria novamente da espada do outro, rasgou um grande pedaço de tecido da bainha de sua túnica, apertou os lábios em sinal de pesar e acenou para Narek. O outro franziu a testa, como se tivesse entendido algo, passou a espada para a mão esquerda e estendeu a mão para ele.

"Você é algum programa rodando com bugs, como a Shelley dizia..." Lorgar quase saltou, mediu o tamanho e amarrou o pano de qualquer jeito na mão do gigante, dando um nó apertado; a cor do sangue fresco logo manchou o tecido branco.

"Ali", ele disse naturalmente com um tom de comando, encontrando um pouco da sensação que tinha com Victor. "Não pode largar sua espada por um momento?"

"Não", respondeu Narek prontamente, agarrando a espada novamente com a mão direita. O corte fresco na palma da mão esquerda continuava a fluir, gotejando na areia. "Esta é minha espada, vou usá-la para cumprir minha missão."

"Tudo bem... tudo bem... como você sobreviveu até agora?" O jovem primarca suspirou, confuso com as pessoas do mundo exterior. Ele tirou a faixa de cabelo, sacudiu a areia e enrolou-a em camadas sobre a mão do Cavaleiro do Graal, fazendo um laço bonito. "'Sem curativo, sem bandagem, nem ungido com óleo' — o que o livro dizia depois disso?"

O Cavaleiro do Graal olhou para sua mão enfaixada, sabendo muito bem que aquele tecido delicado não servia para nada. Na verdade, o tecido da mão direita já havia sido cortado pela lâmina, fazendo com que a ferida antiga fosse beijada novamente pela dor habitual. Mas ele não disse nada, apenas apontou para os cabelos negros espalhados do garotinho.

"Oh, oh, não tem problema, embora seja um pouco inconveniente para me mover. Se você não se importar em me ajudar a cortar o cabelo, seria ainda melhor."

Narek fixou o olhar na cabeça que lhe era oferecida, hesitando em levantar a Pedra do Trovão. *Minha espada serve para cumprir minha missão*, pensou ele. *E eu não sei fazer isso.* A sensação da lâmina raspando o pescoço frágil fez com que ele tremesse sem motivo, e os cabelos negros e sedosos caíram na areia. Lorgar sacudiu a cabeça, olhando para eles com pesar.

"Assim está muito melhor... oh, eu não terminei de falar, a sua Dama do Graal é confiável?"

"Não sei", Narek balançou a cabeça. "Procurei do leste ao oeste, atravessei todo o deserto do Caos, testemunhei enormes naves navegando no vazio, as estrelas queimando na vingança dos anjos caídos, os mortos que dormiam rompendo seus túmulos de aço e emergindo em multidões. Vi cidades se transformarem em ruínas, e ruínas se transformarem em cidades. Já caminho há muito, muito tempo, mesmo que seja mentira, não perco nada." Sua voz diminuiu, mas os ouvidos de Lorgar captaram claramente uma frase: "No pior dos casos, na próxima vez, dou uma espadada nela."

"Então vamos", Lorgar arrumou os cabelos curtos e irregulares, fingindo ter entendido. "Para Belém."