Capítulo 4: O que é o amor?
“Queda?”
Lilith deu um leve aceno. “Sim. Não sente curiosidade? Por que Belém, o nosso lar, teria caído em tal ruína?”
Lorgar umedeceu os lábios, sentindo que o tom da interlocutora lembrava o de Fulgrim quando ele tramava algo. Em momentos assim, o melhor seria agir como Shelley, resolvendo tudo com força bruta; ou, no mínimo, não se deixar levar pelo ritmo dela.
Mas… bem, ele realmente não queria perder aquela conversa. O jovem primarca sentiu-se desanimado e, enquanto buscava as palavras, a jovem à sua frente negou com a cabeça.
“Você é muito ruim em ocultar seus pensamentos”, disse ela.
“Não gosto disso”, respondeu ele, com aspereza, envergonhado por ter sido lido com tanta facilidade.
“Mas você quase grita ao pé do meu ouvido, e o som é urgente como uma centelha estelar”, disse Lilith com suavidade. “Deveria aprender a se controlar. Se eu não estivesse acostumada a ouvir o som dos corações e os gritos agudos dos predadores do Vazio, seu desejo quase me faria sentir curiosidade pela tragédia que eu mesma conheço tão bem.”
Havia pura curiosidade em seu olhar. “Você já teve algum outro companheiro tão rígido quanto esse?”
As sobrancelhas de Lorgar se ergueram. “O quê?”
Lilith pousou a xícara de chá. “Não são muitos os que conseguem resistir à sua… erosão.”
“Erosão?”
“Sim.”
“Não gosto dessa palavra”, disse ele, franzindo os lábios como se tivesse provado algo amargo.
“Mas é a palavra exata”, disse ela, gentilmente, servindo-lhe mais água.
“Não sei do que está falando. Posso ser diferente das pessoas comuns, mas fui criado da mesma forma, sofro ferimentos e sangro da mesma maneira. Isso é tudo o que sei”, disse Lorgar, sua voz tornando-se leve e etérea.
“Se eu machuco os outros sem querer, por favor, me diga.”
*Tão parecido com uma criança*, pensou Lilith. Tão fácil de manipular, ingênuo, inconsciente, dotado de uma compaixão inata…
Mas era apenas uma semelhança superficial.
Em seus olhos, onde deveria estar Narek, via-se um guerreiro com a armadura encharcada de sangue e coberta de restos de carne, a insígnia em sua ombreira direita fora violentamente riscada e apagada. A carne de seu rosto se desprendia, revelando um crânio congelado em um grito eterno. Uma espada envolta em relâmpagos atravessava sua garganta, mas o lamento continuava a ressoar, carregado de uma aflição tão aguda que quase a fez sangrar pelos ouvidos.
“Legião…” o grito era gélido, “…Aurelian…”
E, ao lado dele… ela viu os glifos dourados, fundindo-se em um vórtice incessante que girava a uma velocidade difícil de captar. Os fragmentos que ela vislumbrava eram grotescos, com grafias retorcidas, repletas do louvor meio temeroso que camponeses ignorantes dedicariam aos deuses que imaginavam.
Por um breve momento, a figura de uma criança voltou ao seu campo de visão, embora tão tênue que quase desaparecia. Um gigante feito de chamas lutava dentro da silhueta daquela criança, que mal chegava à altura de seus joelhos, como uma fera presa em uma armadilha.
É inacreditável… que eu precise explicar a própria essência a um ser como este.
A patrona da inspiração e da arte suspirou.
A voz interior de Lorgar não era aguda como a dos outros de sua espécie; ela infiltrava-se em sua mente como água, dizendo-lhe que o ser à sua frente era feito de carne, era humano, era parte do mundo comum, assegurando-lhe que não havia nada de estranho ali. Se não fosse pela máscara que ela usava, provavelmente já teria entrado em colapso devido à ruptura de sua própria percepção.
“Você conhece o desejo?”
A dúvida que surgiu naqueles olhos fez Lilith quase suspirar novamente. Mesmo que se pudesse suportar, não significava que a sensação de ter a mente dilacerada fosse confortável. Se a verdadeira deusa da donzela estivesse aqui, certamente não se importaria. Mas o que ela usava não passava de uma máscara de guerra mais refinada.
“Os desejos dos mortais, grandes ou pequenos, precisam ser concretizados por meio de ações. Por exemplo… para derramar esta água na mesa, primeiro é preciso mover o pulso.”
Ela inclinou lentamente a xícara, deixando um pouco de água escorrer. “Claro, eles também podem comandar outros ou usar máquinas, mas, no fim das contas, precisam se movimentar.”
“Já para aqueles com mais talento — não falo aqui de inspiração para números ou esculturas, mas daqueles com maior afinidade com o mundo espiritual —, eles podem pular essa etapa da ação e alcançar o que desejam diretamente.”
Um vapor branco subiu da borda da xícara; o restante da água congelou em gelo translúcido em absoluto silêncio.
“Além de truques como transformar água em gelo ou fazer com que alguém se apaixone por você, podemos assassinar reis, destruir cidades ou até mesmo rasgar a crosta terrestre, escurecer o céu e apagar o sol e a lua”, Lilith pressionou os dedos finos contra as têmporas, dizendo isso a um Lorgar visivelmente alterado.
“Mas não passamos de crianças brincando no vasto oceano de outro mundo. E seres extraordinários como você são os leviatãs que nadam nele. Seus desejos são a interferência no mundo real. As almas comuns, perturbadas pelo desejo que emana de você sem que perceba, acabam agindo conforme sua vontade.”
“Como a respiração de uma baleia que cria vórtices fatais para os peixes pequenos. Oh… você perdeu o controle.” Lilith observou com indiferença a língua de fogo que subiu de repente em suas mãos, reduzindo a xícara a cinzas em um instante.
O estalar que vinha do altar fez com que a chama eterna tremeluzisse. “Por favor, acalme-se. Tente conter a destruição do seu poder o máximo possível. Embora a proteção de Asuryan ainda resguarde este lugar, o poder da chama sagrada é apenas um eco do que restou Dele. O esforço humano tem limites, e o dos deuses também.”
Aqueles olhos violetas se ergueram mais uma vez, fixando-se em Lilith, emanando, pela primeira vez, uma aura terrivelmente fria. “Lilith de Belém, agradeço pelo seu conselho. Estaria disposta a me responder a mais uma pergunta?”
Ela fez uma pequena reverência. “Direi tudo o que sei.”
“Pode uma mulher comum de Colchis, uma mãe com o coração em cinzas, após ser saqueada e levada a um lugar terrível e desconhecido, aceitar o pedido de um ser não humano para nutrir uma criança? E protegê-la, ampará-la, apenas para abandonar o mundo tão facilmente depois que a criança passou a vê-la como alguém indispensável…”
Sua voz foi diminuindo. “Até mesmo para, ao tentar salvar a vida dela, encontrar apenas horror e repulsa?”
Houve um longo silêncio. Após um tempo, a voz melodiosa da mulher soou. “No fim da vida dela, o que ela lhe disse?”
“Monstro…” respondeu Lorgar, trêmulo, como se cada sílaba ferisse sua língua, as unhas cravadas nas palmas das mãos. “Eu tinha conseguido estancar o sangue, mas ela disse… ‘filho do demônio, suma daqui’.”
“Ah… ela foi perspicaz, talvez até sensata. Já vi pessoas muito mais inteligentes terem a mente manipulada até que suas almas fossem irremediavelmente destruídas.”
Lilith sorriu, enquanto as lágrimas embaçavam sua visão. Ela se sentia como se estivesse presa em um abismo de gelo, sua alma vibrando com uma agonia que não era sua, forçada a sentir uma dor insuportável. “Jovem rei, mesmo que não queira admitir, assim como todas as coisas, o amor… não passa de algo que seres como você podem profanar à vontade.”