Capítulo 22: Plano Preliminar para a Estrela do Crepúsculo

40k: A Estrela de Colchis Adehela 3595 palavras 2026-07-29 19:45:07

— Então, desde quando você sabe falar? — Shelley salpicava um tempero de coloração estranha sobre seu bife. Recentemente, ele havia desenvolvido novas ideias sobre o uso de plantas nativas na culinária, ignorando completamente os protestos dos outros dois.

— Desde o início. — Lorgar encarou o apêndice que se estendia até seu prato. — Apenas um pouco, por favor. Não aprecio muito este sabor, obrigado.

— Já disse muitas vezes que não há necessidade de tanta formalidade, você sabe disso. — Fulgrim continuava persistentemente a despejar açúcar em seu molho, até que o branco superasse esmagadoramente o tom escuro do condimento.

— Obrigado, tio Fulgrim. — Lorgar disse, polidamente. Após o sepultamento de sua mãe, ele cresceu quase como um balão. Em apenas dez dias padrão, já aparentava ter oito ou nove anos de idade, apenas um pouco mais alto.

— Fulgrim!

Victor, que estava mergulhado em sua própria refeição, soltou uma risada abafada. Lorgar supôs que, se a boca dele não estivesse cheia de carne assada, certamente teria lançado algum sarcasmo. Havia um certo sotaque sibilante, elegante e afetado em suas palavras ríspidas, algo que Lorgar não conseguia dizer que detestava.

Os quatro estavam sentados ao redor da mesa, mas, hoje, Lorgar não tinha Fulgrim a seu lado para cuidar de cada detalhe. As grades e cintos da cadeira de alimentação haviam sido removidos. Bem, dizer "removidos" era atenuar o que realmente aconteceu. Naquele dia, Fulgrim pretendia fazê-lo pessoalmente, mas Lorgar apenas balançou a cabeça e arrancou as peças ele mesmo.

Embora não demonstrasse, Lorgar estava igualmente surpreso com o crescimento de sua própria força. Era como se um fator misterioso tivesse surgido dentro dele, forçando-o a crescer em surtos. Como aqueles espinheiros-de-camelo secos e finos do deserto, que estendiam vastas raízes sob o solo e, ao menor sinal de chuva, disparavam em brotos.

Humanos não deveriam ser assim, mas ele era, sem dúvida, humano. A cabeça de Lorgar voltou a doer. Talvez pudesse perguntar àquelas pessoas, mas uma resistência inexplicável o impedia; talvez seus guardiões parecessem monstros demais, ou talvez ele sentisse que guardar alguns segredos fosse mais vantajoso para seus planos.

— Tudo bem, Fulgrim. — Lorgar tranquilizou sinceramente o Fênix irritado, o que, obviamente, funcionou perfeitamente. Victor não conseguiu evitar outra risada.

— Quer vir comigo organizar os livros antigos mais tarde? — Fulgrim desviou o olhar do Lorde da Noite e, ao se virar, seu semblante estava suave novamente. — Você vai gostar de alguns deles.

— Não. — disse Lorgar, acrescentando uma frase ao ver a expressão de Fulgrim: — Hoje não.

Ele sentiu um leve remorso por isso. Depois, disse a si mesmo que, de qualquer forma, partiria em breve, então dar um pouco de conforto não faria mal. Talvez isso soasse como uma mentira, mas ele não havia dito que seria amanhã.

Portanto, provavelmente não era uma mentira, e ele não estava cometendo um erro — ou, pelo menos, não um erro tão grande. Lorgar não gostava de fazer coisas erradas, mas talvez pudesse deixar um bilhete de desculpas.

Contanto que houvesse uma reparação, o erro poderia ser perdoado. Foi o que o conhecimento em sua mente lhe disse.

Desde que se sentou à mesa hoje, ele vinha agindo de forma estúpida constantemente; se eles percebessem algo estranho, seria um desastre. Lorgar puxou o guardanapo em volta do pescoço, frustrado. Tudo ia bem no início. Ele havia recusado ser levado por Fulgrim para lavar as mãos, mas seus movimentos não foram rápidos o suficiente para aproveitar a oportunidade de recusa quando o Fênix, por reflexo, colocou o guardanapo nele. Fugir no meio do processo pareceria deliberado demais, então ele teve que manter a coluna rígida, permitindo que o outro desse o nó e sentindo as pontas dos dedos roçarem levemente a nuca tensa.

Victor começou a enfiar salada na boca, parecendo muito satisfeito em apenas observar, em vez de participar daquela conversa tola.

— Tudo bem. — O Fênix suspirou. — Tem certeza de que não quer passar a noite lá comigo hoje?

— Não. — Desta vez, Lorgar respondeu de forma incisiva, sem deixar margem para dúvidas. Ele estava satisfeito por ter aprendido com a experiência, mesmo que a expressão de Fulgrim o fizesse sentir que havia feito algo errado. — Aquele nome é horrível de chamar, e eu já cresci. — E, além disso, como eu poderia fugir assim?

— Você nem consegue alcançar o chão sentado na cadeira. — Shelley comentou em tom etéreo.

Lorgar adicionou mentalmente uma nota em seu guia de recusas: "Não explique", e marcou com destaque.

— Se perguntar de novo, vou te chamar de Tio Fulgrim. — ele disse para os olhos do Fênix, que voltaram a brilhar.

O que Fulgrim ia dizer ficou entalado na garganta. Victor começou a remexer o molho restante no prato com a colher.

— Quantas unidades de medicação você tomou hoje, Tio Victor? — Lorgar notou o erro sutil nos movimentos do Lorde da Noite e suspirou.

— Três, eu acho. Ferrato me ajudou a contar. — resmungou Victor.

— Eu não disse da última vez para não confiar no... Tio Ferrato? Deixe que Fulgrim ou eu o ajudemos a injetar. Caso contrário, você vai sujar o chão de novo e levará uma bronca de Shelley.

— Amanhã... Amanhã, com certeza.

— Tudo bem. — Mas eu vou quebrar a promessa amanhã. — Lorgar acrescentou mentalmente para evitar falar em voz alta, descobrindo que seu talento para esconder segredos não era dos melhores. Sem ser notado, afastou o suco de frutas e vegetais que bebera pela metade.

— Termine de beber.

— Não bebi ontem? — Uma sombra de confusão surgiu no rosto do jovem primarca.

Shelley piscou e seus tentáculos mecânicos empurraram o copo de vidro em direção a ele. — Isto foi formulado especialmente para você, é uma necessidade diária.

— Mas os nutrientes contidos nele não são insubstituíveis...

— Termine de beber. — Um brilho vermelho passou pelos olhos da Tecnosacerdotisa.

Lorgar pegou o copo em silêncio. Ele já havia aprendido que, diante da estranha teimosia de Shelley, o melhor era ceder rapidamente.

Shelley observou satisfeita o jovem primarca engolir com dificuldade o líquido de cor estranha. — Ainda tem mais antes de dormir.

— Se você descansar no meu quarto, posso te ajudar a beber. — Fulgrim sussurrou.

— Eu consigo ouvir.

Lorgar suspirou, pegou um guardanapo para limpar a boca e, discretamente, cuspiu nele o resto do suco amargo. — Vocês não acham isso divertido, não é?

— É assim mesmo — Victor tentava desenhar um morcego no prato. Lorgar suspirou ao pensar que ainda precisava evitar o outro, que sempre vagava pelo saguão. — O talento de um Tecnosacerdote e de um primarca para o humor é, no mínimo, comparável. Sinto-me profundamente grato por haver nesta nave outra pessoa que entenda que "saber" vai muito além de apenas soletrar a palavra.

Lorgar balançou a cabeça. — Então, por que vocês continuam com essa... encenação? Digo, fingir que o outro é um companheiro ou amigo, fingir que amam um ao outro e que também me amam... não é cansativo?

Silêncio. Victor parecia ter se interessado pelos corvos do lado de fora da janela de observação. Os lábios de Fulgrim estavam cerrados e Shelley... Shelley permanecia com aquela expressão imutável.

Lorgar apertou as pontas dos dedos trêmulos dentro das palmas das mãos. — O que vocês querem de mim?

Fulgrim piscou e fez um gesto apaziguador com as mãos. — Querido...

Lorgar interrompeu-o de forma um tanto brusca e continuou, de uma só vez: — Vocês querem me machucar ou me matar? Ou existe algo em que eu possa resolver o dilema de vocês? Vocês vieram parar aqui por acidente e têm seus próprios assuntos a tratar? E eu posso fazer algo... que eu não sei o que é, é isso?

— Apenas dezessete dias de vida. — murmurou o Lorde da Noite, sem saber para quem falava.

— Eu realmente gostaria que sua sensibilidade aos números se mantivesse sob efeito da medicação, Tio Victor. — Lorgar disse baixinho.

Shelley deu um sorriso e levantou a mão para impedir a explicação de Fulgrim. Lorgar percebeu que a Sacerdotisa se encaixava perfeitamente em sua definição de "belo" e "aterrorizante". — Sim, exatamente, absolutamente esplêndido. — Ela levantou a mão, ou melhor, um par de mãos que pertenciam a carne e osso, e aplaudiu suavemente.

— E o que você pensa sobre isso? O que você quer trocar ao revelar essas coisas? — Ela olhou para Lorgar com admiração, como se ele fosse uma máquina de design requintado. — Talvez você seja jovem demais para entender o significado de "carregar um tesouro atrai o perigo". E a verdade... às vezes também é um tesouro; você deve guardá-la com cautela.

O maior problema era apenas poder escolher o momento em que ela estivesse explorando fora da nave.

— Entendi. — Lorgar não sabia dizer se era por resignação ou decepção, sua voz baixou. — O que eu quero é a verdade, e então quero dizer a vocês...

Ele levantou a cabeça e, como se aquela frase pudesse ferir sua garganta, a pronunciou: — Eu amo vocês, mesmo sendo um bando de idiotas.

Fulgrim arregalou os olhos. — Onde você aprendeu essa palavra...

Victor, ele tem muitos xingamentos maravilhosos. Lorgar respondeu mentalmente, mas não disse em voz alta para evitar que a atmosfera ficasse estranha demais, e para não perder a coragem de dizer o que viria a seguir. — Vocês me criaram, me protegeram de ser arrastado pelas hienas no deserto...

— Bem, na verdade, eu só estava sentado ali. — O Lorde da Noite balançou a cabeça.

Lorgar insistiu em continuar. — Apesar de terem outros propósitos, os fatos me impedem de não ser grato. Tudo o que sei me diz que uma criança deve amar seus pais e mentores, mesmo que vocês talvez não sejam nenhum dos dois. Sobre minha mãe...

O olhar dele tornou-se vago. — Ainda não consigo esquecer isso... Eu não sei... Estou muito triste, mas o certo e o errado das coisas não são definidos por estarmos tristes ou não. Ela morreu, talvez tenha sido errado. Mas ela também está em paz, talvez tenha sido o certo. Eu... não entendo. Não quero perdoá-los, mas também não os odeio.

Ele enfatizou o "vocês". Fulgrim não o faria, ele estava tão surpreso quanto ele mesmo; Victor também não, ele era indiferente a tudo. Apenas Shelley, em cujos olhos brilhava a determinação de colocar tudo em seu devido lugar. Lorgar conhecia esse sentimento, pois esse impulso também estava enraizado dentro dele.

Claro, isso não significava que Lorgar não a culpasse.

— Talvez um dia eu os odeie, porque ainda não sei o quanto vai doer, mas não será hoje. — Ele fungou, pulou da cadeira e parou de olhar para as expressões de seus guardiões. — Estou satisfeito, agora vou voltar.

Atrás dele, veio a voz de Shelley: — Surpreendente, Sr. Lorgar. O discurso foi magnífico, mas não se esqueça do suco de vegetais antes de dormir.

Mas Lorgar apenas seguiu em frente sem olhar para trás; ele temia que, se olhasse, não conseguiria evitar uma despedida.

Uma despedida definitiva.

Mas ele já havia revelado a verdade; eles não poderiam mais continuar fingindo. Uma máscara muito desajeitada, mas que ele não conseguia evitar de se deixar seduzir. No entanto, naquele momento, Lorgar não se arrependia de ter quebrado aquele ilusão fascinante.

Porque, por mais feia que a verdade fosse, ainda era a verdade. Talvez ele pudesse viver na dor, mas nunca poderia viver em uma mentira.

Ele apenas sentia muita vontade de chorar.