Capítulo 9: A Gênese da Cólquida
Lorgar subia os degraus.
Levou muito tempo até perceber que estava subindo uma escadaria, e ainda mais para entender que possuía um destino. O mais estranho é que, apenas após essa constatação, sua visão pareceu despertar, expandindo-se até seus pés; degraus brancos e imaculados amontoavam-se, estendendo-se até o fim do horizonte.
Eram arredondados, porém extremamente afiados — esses conceitos contraditórios foram a primeira impressão que o Primarca teve da escada. Sangue brotava debaixo de seus pés, escorrendo incessantemente pelos degraus e delineando um rastro escarlate.
"O caminho nada mais é do que uma lâmina transfigurada, assim como o sangue é apenas outra forma de pegada", advertiu uma voz doce. Quando Lorgar seguiu o som, descobriu que a escadaria também tinha limites laterais: imensas paredes de cristal erguiam-se de ambos os lados, fazendo com que o jovem Primarca se sentisse como um espécime prensado entre lâminas de vidro. Isso o fez lembrar da bancada de Shelley, sempre coberta por uma camada de vidro.
Ele decidiu caminhar até lá para observar melhor as imagens sobrepostas atrás do cristal. A mudança de direção deixou um rastro sinuoso de sangue sob seus pés, mas ele não se importou.
Ao aproximar-se da borda, Lorgar começou a distinguir o que havia por trás das paredes. Em um líquido límpido, inúmeros corpos humanos e outros seres que pouco se assemelhavam a humanos flutuavam, estendendo-se em um emaranhado até a zona escura e borrada da visão. Seus cabelos entrelaçavam-se como algas marinhas. Viu gigantes, monstros e seres que eram metade gigante, metade monstro. Troncos marcados por runas douradas passavam como um lampejo; olhos verde-mar o encaravam em silêncio, com um ponto de ouro brilhante no centro da íris; um gigante arrancava cabos da própria cabeça. Havia ainda mais rostos, vagamente familiares, estendendo as mãos para ele, como se quisessem arrastá-lo para aquele corpo de água sem fim para que se afogasse. Essa cena macabra fez o Primarca recuar um passo.
*Tum, tum.* Um leve toque soou, atraindo a atenção de Lorgar. O ser de cabelos prateados e olhos violetas sorriu para ele, abrindo os braços e flutuando graciosamente, com uma cauda de serpente colorida balançando suavemente.
*Toc, toc.* O ser bateu novamente com as unhas polidas, e a respiração de Lorgar falhou. Sob a luz branca e suave de origem desconhecida, ele finalmente viu o rosto do outro: era a face de Fulgrim, idêntica até no gesto de morder o lábio ao sorrir.
Ao notar que havia capturado sua atenção, "Fulgrim" ficou ainda mais contente, agitando a cauda de serpente e criando um respingo. Com a ponta do dedo branco, escreveu uma frase no cristal. Lorgar compreendeu prontamente o significado daquelas letras em Alto Gótico escritas ao contrário.
"Você voltou."
Ele sentiu um calafrio; a cena era tão bizarra que ele quis fugir imediatamente. Mas "Fulgrim" parecia estar de excelente humor. Com os braços cruzados, a terceira mão — Lorgar só então notou que ele possuía quatro braços — continuou a escrever: "Venha."
Antes que a última letra fosse concluída, a cabeça de "Fulgrim" foi violentamente golpeada contra a parede, com uma força que fez todo o cristal vibrar. Um homem de pele como a neve e cabelos como a meia-noite surgiu atrás dele, agarrando um punhado dos fios prateados. Seus olhos negros, sem íris ou pupila, encararam Lorgar diretamente, e era possível sentir o ódio avassalador sem que uma única palavra fosse dita. Lorgar recuou mais um passo.
Sob o gemido dos músculos e ossos, o jovem Primarca sentiu o canto da boca tremer, certo de que não precisava continuar assistindo àquela cena de esquartejamento literal. Ele se virou e correu em direção ao fim da escadaria. Contudo, a última imagem ainda ecoava em seus pensamentos.
O "Fulgrim" ensanguentado ainda sorria, dizendo com os lábios:
"Nós nos veremos novamente. Nós somos você mesmo."
Não se sabe quanto tempo ele correu; talvez meio minuto, talvez um século. Um imenso arco prateado surgiu no fim de sua visão. Sua curva era fluida e graciosa, parecendo mais derretida do que fundida, e estava gravada com runas difíceis de decifrar. Mas quando Lorgar estendeu a mão para tocar o arco, ele desabou com o leve toque do Primarca, estilhaçando-se com um ruído seco em uma pilha de fragmentos prateados e brilhantes.
O Primarca recolheu a mão bruscamente, olhando ao redor inconscientemente, mas não encontrou ninguém.
*Não sei se Shelley conseguiria consertar isso...* Ele conteve seus devaneios, agachou-se cuidadosamente e pegou um fragmento maior. Sob o calor de sua palma, o metal derreteu em uma poça de água brilhante. A língua alienígena requintada no portal havia se transformado em uma frase rabiscada em Colchiano: "A lâmina falsa é afiada no sonho dos deuses."
Aquele lugar era provavelmente mais complexo do que ele imaginara.
Lorgar levantou-se, sacudiu a poeira das vestes e suspirou ao olhar para o corredor profundo à frente.
Fosse real ou falso, ele precisava entrar.
Um labirinto magnífico; essa foi a primeira impressão de Lorgar sobre o interior daquela construção. Sob arcos elegantes, colunas que lembravam vitrais formavam fileiras, refratando a luz de maneira ainda mais ilusória, o suficiente para enganar os olhos de qualquer mortal. A aura perigosa que emanavam fez com que o Primarca evitasse olhá-las. Os mosaicos no chão eram ainda mais requintados, retratando paisagens naturais vívidas, embora parte da tinta estivesse descascando.
Lorgar percebeu algo, agachou-se para examinar o local descascado e notou que havia outra camada de tinta por baixo. Ele estendeu a mão, sacou do nada a adaga que Victor lhe dera e ficou paralisado. Após examinar o objeto, balançou a cabeça, afastou as dúvidas da mente e começou a raspar a tinta com cuidado.
Logo, a bela paisagem natural foi quase toda removida pela lâmina, revelando a imagem por trás. Comparada à vivacidade indescritível da primeira camada, a segunda parecia muito mais sombria. Uma imensa nave pousava em um planeta amarelado; pessoas saíam dela e se espalhavam pelo deserto. Elas desmantelavam a nave e construíam um novo lar.
A imagem inicial era muito monótona, até que alguém começou a discursar entre a multidão. O pintor desconhecido havia desenhado um halo marcante atrás da cabeça dessa pessoa — talvez algum tipo de expressão artística.
Na imagem seguinte, as pessoas começaram a se curvar diante de quatro estátuas. As esculturas foram pintadas em vermelho, azul, verde e roxo, cores vibrantes que contrastavam fortemente com a paleta sombria do resto da obra.
Em seguida, um meteorito que brilhava em ouro caiu no deserto. Essa pintura era dominada pelas quatro cores vivas, que cercavam o ponto dourado como se quisessem devorá-lo.
Um pequeno ser dourado saiu do meteorito. Ele caminhava pelo deserto, caminhava e caminhava, até que uma figura vestida com mantos das quatro cores o encontrou e o abraçou. O pequeno ser dourado também foi tingido pelas quatro cores.
Chuva de fogo e enxofre caíram sobre o planeta tingido pelas quatro cores. Isso fez a respiração de Lorgar falhar. Ele sentiu uma dor lancinante no peito e lágrimas escorreram de seus olhos. Sem entender o motivo, enxugou o rosto e olhou para a última pintura.
Uma imensa nave pousava em um planeta amarelado.
O Primarca franziu a testa e examinou tudo novamente; a cena realmente terminava ali. Talvez fosse um erro do pintor, que teria reproduzido a primeira imagem por engano. Mas será que um artesão capaz de erguer um palácio tão magnífico cometeria um erro tão básico?
Ele pensou por um momento e ergueu a adaga novamente para raspar a tinta. Surpreendentemente, havia mais uma camada por baixo. Mas, após limpar a superfície, Lorgar ficou estático mais uma vez.
A última camada não continha nenhuma imagem específica; apenas as quatro cores — azul, verde, vermelho e roxo — haviam manchado toda a pintura.