Capítulo 19: A Sedução do Desejo
A mulher permaneceu imóvel por um momento, então fez uma leve reverência para Shelley.
“Obrigada, senhor.”
Ela observou Shelley inclinar a cabeça minimamente e, com uma expressão indiferente, virou-se e partiu, desaparecendo nas sombras. O senhor parecia sempre ter muitas coisas com que se ocupar; ele sempre demonstrou um desinteresse absoluto por qualquer assunto que não fosse seu trabalho.
A mulher não duvidava da veracidade das palavras dele. Elas penetraram seu peito tão naturalmente, preenchendo as dúvidas que antes pairavam em sua mente. Ela também não se importava com as intenções de Shelley; isso não dizia respeito a uma criatura insignificante como ela.
O que importava era que ela vinha mentindo para si mesma o tempo todo. Agora, a mentira fora dissipada e seu objetivo tornara-se claro.
Portanto, só restava uma coisa a ser feita.
Ela seguiu o caminho habitual até chegar à familiar casa de banho. O local era amplo e iluminado, com água quente circulando e renovando-se constantemente. A luz banhava cada canto sem reservas; era uma limpeza que a camponesa que ela fora um dia jamais poderia imaginar.
A mulher despiu-se e, pisando na borda da piscina, entrou cuidadosamente na água. A água límpida acariciava sua pele exausta, e uma sonolência preguiçosa infiltrava-se por seus poros.
Seus dedos tocaram a saída de água mais próxima, esculpida na forma de uma cabeça de monstro. O senhor Fulgrim lhe dera um nome complexo, mas ela já não conseguia se lembrar.
No entanto, aquilo tinha um nome. Ela sorriu silenciosamente. Seria a razão não dita pelo senhor Fulgrim o fato de que mortais frágeis são efêmeros demais para valerem a lembrança de um nome?
Ela soltou o ar lentamente e seus dedos tatearam as roupas deixadas na margem, até encontrar o que buscava: um fragmento de metal irregular, mas suficientemente afiado.
A mulher, com os dedos trêmulos, baixou o olhar para seu corpo limpo e para as mechas de cabelo dourado que caíam na água. A superfície ondulante refletia seu rosto indistinto, de uma elegância e serenidade surpreendentes, capazes de rivalizar com tudo o que há de mais belo no mundo, até mesmo com os elogios do senhor Fulgrim...
Não, talvez sua beleza já tivesse superado a dele. Uma voz sussurrou, e o reflexo curvou os lábios. Seus cabelos seriam como ouro fluido, fazendo com que a cabeleira desgrenhada dele parecesse opaca e sem brilho, e sua pele seria como néctar doce e untuoso...
A mulher estremeceu; a audácia daquele pensamento a assustou. A superfície da água foi perturbada por seu movimento, e o reflexo desapareceu, mas, conforme a água se acalmava, aquele contorno nebuloso reapareceu.
Por que se espantar com algo assim? Você estava apenas triste demais, ignorante demais, mantendo-se em uma posição tão baixa. Você não conhece seu próprio potencial, por isso é tão fácil desistir de viver...
O reflexo curvou os lábios, e suas feições tornaram-se cada vez mais nítidas, tão requintadas que ela mal se reconheceu. A névoa da água intensificou-se, e ela já não conseguia ver nada além de seus próprios braços.
O destino tem seus altos e baixos, assim como o desejo tem suas marés; por que franzir a testa e desperdiçar momentos tão preciosos? Venha, dance, dance; todas as alegrias que você perdeu serão compensadas em dobro no final.
Oh... eu entendo, entendo perfeitamente. Você foi amaldiçoada pela solidão, mas não importa. Sussurros suaves lambiam o lóbulo de sua orelha. Sou um senhor muito generoso; darei tanto quanto for o tamanho do seu apetite. Você deseja ter seu filho de volta em seus braços, não é? O preço? Devotos fiéis não precisam pagar preço algum.
E o amor verdadeiro, aquele entre o pequeno e a Fênix, nós podemos lhe dar tudo isso, muito mais doce do que essa ilusão atual... Por que buscar a morte de forma tão tola? Venha, venha até mim...
“Tudo é mentira”, soou a voz de Shelley.
O sussurro cessou subitamente, deixando para trás um silêncio enlouquecedor. A mão que a mulher estendia caiu, atingindo a água com um som nítido. O sorriso desapareceu de seu rosto.
“Essas coisas são os inimigos da criança que você criou”, a voz de Shelley vinha de todos os lados, esmagando-a a ponto de tirar-lhe o fôlego. “A menos que a verdade seja mais dolorosa, eles sempre mentirão. Eles querem usá-la como uma lança contra ele, sem se importar com o que acontecerá com você.”
A sensação de êxtase desapareceu, substituída por um frio que penetrava a pele e que nem a água quente podia aliviar, como se o frio emanasse da própria alma, com bocas invisíveis coladas ao seu corpo, sugando todo o consolo que a ilusão trazia.
Era como se algum túmulo estagnado por dez mil anos entre as estrelas tivesse sido aberto, e o ar frio e podre de dentro tivesse se espalhado, carregando o escárnio gélido dos mortos e o ressentimento contra os que ainda viviam.
Eles lançavam olhares impiedosos e desprovidos de inteligência, pesados por milênios de sono.
Almas inúteis. Eles sussurravam.
Aquelas palavras gentis não passavam do eco de carne viscosa contorcendo-se e gritando.
Ela se esforçou para recordar os últimos dias: a atenção do senhor Fulgrim era hipócrita e artificial, e aquela criança... ela quase suprimiu o grito que subia à garganta. Ele era um monstro, um monstro inumano até a medula! Ela nem ousava imaginar como o havia amamentado com um sorriso.
A mulher começou a tremer tardiamente. Que frio, um frio tão intenso que parecia que cada centímetro de seus nervos fora esmagado pelo desespero; até sua respiração tornara-se pesada. “Por favor...” Mas ela emudeceu; o que poderia implorar?
“Não posso, porque esta é a verdade. Sua mente já estava à beira do colapso devido à perda, apenas temporariamente... colada.” Shelley pareceu hesitar por um instante.
Então, a quem implorar? A mulher pensou, atônita. Não havia divindade que protegesse sua alma; no céu, restavam apenas as estrelas frias. Ela expulsou a imagem do pequeno de sua mente, com suavidade e firmeza — ele não era seu filho, e ela nunca o amara de verdade.
Ela compreendeu. O nome carinhoso em língua cólquida foi mastigado suavemente em seus lábios. O filho nascido de seu ventre, seu amado, seu único, a criança cuja alma fora expulsa do paraíso.
Ela já desejava fazer isso há muito tempo; depois que ele partiu, sua vida não passava de cinzas. E aquele fogo falso também deveria se apagar.
A mulher inclinou-se lentamente para trás, repousando a cabeça sobre seus cabelos dourados espalhados, deixando todo o corpo submerso no calor. No ar, restavam apenas o som da água e o borbulhar das bolhas estourando.
Apenas uma frase ecoou no ambiente:
“...Sinto muito.”