Capítulo 12: Deus é um escravo

40k: A Estrela de Colchis Adehela 2384 palavras 2026-07-29 19:45:45

Página (1/3)

— Talvez — disse Luo Jia lentamente, como se algo lhe estivesse preso à garganta, impedindo-o de falar com fluidez. — Para um deus, talvez esta seja uma origem gloriosa.

Para os humanos, porém, era algo bastante desagradável. Àquela outra forma de vida nascida da corrosão, os homens davam o nome de abutre.

Ele não prosseguiu. Mesmo que Ined tivesse a capacidade de compreender o que não era dito, não o demonstrou.

— Os deuses não possuem glória. Ela é apenas uma graça concedida para recompensar os escolhidos, e nenhum deus necessita de graça.

— Então destruir Belém por minha causa também é uma graça?

— Certamente.

— Você vai me ajudar?

— Farei tudo o que estiver ao meu alcance.

Luo Jia inclinou a cabeça. Sentia por Belém apenas uma compaixão superficial, fruto de um breve encontro, além de certa admiração por suas criações. Ainda assim, naquele momento, não pôde deixar de considerar aquela cidade vítima de uma injustiça.

— Então essa tal graça é realmente estranha. Se você é capaz de empregar sua força para destruir esta cidade, por que não usa a mesma energia para salvar o seu povo? Até hoje, eles continuam firmes na fé em vocês... em você.

Pensou em Lilith e apertou os lábios. A irritação, após o retorno da razão, transformara-se em fios dispersos de desagrado — e até de culpa. Talvez ele realmente precisasse aprender a controlar o próprio temperamento.

— Você não sente afeição por eles. Na verdade, quase matou uma das minhas sacerdotisas.

— Ninguém gosta de conspirações, mas o erro deles não pode justificar o meu. — Luo Jia respondeu em voz alta. — Os planos deles estavam errados; fazer com que eu me sentisse contrariado também foi errado; mas perder o controle foi igualmente errado. Ela entregar a vida pela própria causa foi certo. Quase permiti que o meu erro desse força à virtude de outra pessoa. Isso foi um erro.

Endireitou as costas, como se estivesse prestando um juramento.

— Isso não voltará a acontecer.

Página (1/3)

Página (2/3)

— Muito bem, Filho da Revelação. Você tem a capacidade de se arrepender e mudar, e isso é algo bom. Mas os deuses não podem fazê-lo. Desde o instante em que nascem, todo deus tem diante de si uma estrada de mão única: seguir adiante, obedecendo à própria natureza.

— ... Não compreendo muito bem.

— Isso nos leva à segunda resposta que eu pretendia dar. Os deuses são pestes, não importa quão grandes ou pequenos sejam.

— Pestes...

Luo Jia falou em voz baixa, enquanto os conhecimentos relacionados àquilo afloravam em sua mente. Uma peste era uma calamidade civilizatória, provocada por minúsculos agentes patogênicos — algo difícil de associar aos majestosos e grandiosos deuses.

— Uma peste nasce para se espalhar. Pode ser destruída por simples medidas de higiene ou consumir uma civilização inteira. Ela não se importa se a própria letalidade fará com que o hospedeiro morra antes que possa disseminá-la, nem se preocupa em saber se sobreviverá depois de exterminar todos os seres vivos.

— Do ponto de vista racional, a melhor solução para uma peste seria torná-la o mais inofensiva possível, talvez até coexistir com a civilização. Mas a peste não se importa. O mesmo vale para os deuses. O propósito inato de uma divindade é agir de acordo com a própria natureza, expandir sua fé e capturar fiéis. Eles se espalham pelos pensamentos de todos os seres sencientes como uma peste, envenenando-lhes a mente. Também nunca se preocupam com a vida ou a morte dos seus seguidores, a menos que estes sejam bons vetores de contágio.

— Os deuses antigos eram diferentes. Conseguiram conter o desejo de envenenar o próprio povo e ofereceram proteção à minha raça, até serem despedaçados pela Rainha Insaciável. A peste do Príncipe das Trevas contaminou sem piedade o corpo da nossa próspera civilização, transformando a minha raça num palco de atrocidades. No entanto, enquanto ela saboreava as almas de incontáveis membros do meu povo em seu ventre, a minha fé também se espalhava entre aquelas crianças. Enquanto ela contaminava todas as coisas, eu a corroía com a morte e com o declínio da paixão — o reverso desses desejos.

— Os deuses são a peste de todas as coisas, e eu sou a peste de um deus.

— Mas a peste é desprovida de vida e consciência. Os agentes patogênicos não formam um todo, não possuem vontade; são incontáveis e apenas se reproduzem de acordo com a própria natureza. O chamado propósito nada mais é do que a imaginação dos...

A voz de Luo Jia falhou. Ele ergueu a cabeça e fitou, incrédulo, a enorme máscara.

— Parabéns por compreender a terceira resposta.

A voz neutra ecoou em sua mente, fria e inorgânica como sempre.

— O propósito, o amor e o ódio dos deuses também são apenas imaginações dos seres sencientes. Eles simplesmente agem conforme a própria natureza. Todos os deuses são escravos, sem exceção.

— O majestoso templo que você vê não passa da projeção da nossa natureza; é a nossa cela dourada e resplandecente, lembrando-nos e determinando como devemos existir, agir e transmitir os nossos oráculos. Os desejos maiores ou menores dos seres sencientes acabam fluindo para o espaço disforme, onde erguem redemoinhos após redemoinhos nesse oceano sem limites. E, dentro desses redemoinhos, condensam-se deuses de todos os tamanhos.

— É irônico, não? Quase toda civilização afirma que o seu criador é glorioso e grandioso, mas são essas criaturas humildes que realmente criam: elas constroem os templos dos deuses e a si mesmas.

Página (2/3)

Página (3/3)

— Filho da Revelação, um escravo ainda pode se mover dentro dos limites permitidos por suas correntes. Já os deuses têm até a própria natureza acorrentada pelos desejos daqueles que os criaram. Nenhum deus possui livre-arbítrio. Esse é um privilégio das incontáveis criaturas vivas. Nós não passamos de criações indistinguíveis de máquinas, correntes tecidas pelos seres sencientes com os fios dos sonhos — correntes que os aprisionam a si mesmos.

— Isso inclui a Rainha Insaciável, a criança movida pela fome eterna e pelo desejo doentio. Quando soltou o primeiro choro, ela realmente desejava devorar a própria raça e massacrar todo o panteão? Essa pergunta não tem sentido, pois da queda da minha raça só poderia nascer a queda. Esta magnífica bolha dourada delimitou para nós uma sentença interminável.

— Talvez você considere aterrorizante o poder dos deuses, mas isso nada mais é do que uma pequena parcela da sua essência vazando durante o conflito consigo mesmos. O maior inimigo de um deus será sempre ele próprio; depois vêm os seus semelhantes e, por último, a realidade. Eles dilaceram a si mesmos no conflito e na substituição de conceitos, e até a menor mudança lhes causa uma dor insuportável. Para um deus, não possuir alma é justamente uma dádiva, pois qualquer ser enlouqueceria sob esse tormento sem fim.

— Quero que saiba que a Rainha sempre teve conhecimento da minha existência. Ainda assim, ela não consumiu por completo as almas da minha raça, fazendo com que eu desaparecesse por conta própria e me tornasse parte da sua essência; tampouco as lançou ao vasto oceano, onde o desejo de desespero e morte poderia alimentar outro deus. Ela continuou a torturá-las, porque a sua natureza é exatamente essa: gananciosa e destemida.

— Ela sequer é capaz de me matar, pois eu sou o reverso do desejo desenfreado: o frio e interminável vazio que se segue à devassidão. Sou o seu gêmeo, o inimigo predestinado que ela gerou em seu próprio ventre.

— Agora compreende? Os deuses são os escravos mais miseráveis que existem, determinados por grilhões invisíveis a respeito de como nascer, como sobreviver e como morrer.

— Consigo enxergar o seu coração. Você acredita ser obra de alguma entidade transcendental e pensa que o seu pai está acima de todos os outros, tendo traçado um propósito para você. Você não o associa completamente aos deuses porque acredita que ele deve estar acima das divindades mencionadas pelos homens. A única coisa que o intriga é o julgamento dos seus pais adotivos e as feridas em suas almas. O seu criador chegou a ser alvo da compaixão de pessoas tão despedaçadas, e isso o deixa profundamente perplexo.

— Filho dos Amaldiçoados, por que você acha que um deus não precisa de compaixão?

Sob o olhar das luminosas pupilas de cristal, o pequeno corpo de Luo Jia começou a tremer pela primeira vez.

Página (3/3)