Capítulo 2: Estranheza
“Você tem certeza de que é aqui?” Ro Jia ergueu a cabeça, olhando para aquela cidade que, de jeito nenhum, parecia ter sinal de vida.
O Cavaleiro do Santo Graal franziu a testa, refletiu seriamente por um momento e respondeu com sinceridade: “Não sei. Mas os escravos de sangue da Cidade dos Crânios, os seguidores do Rei das Sombras e até os beneficiários da Virgínia dizem que é aqui.”
“Você se relaciona com todo mundo assim?” Ro Jia murmurou.
“Eu não os conheço,” Narik respondeu com honestidade, “só escolhi alguns que eu poderia enfrentar.”
“Você...” Ro Jia olhou Narik com uma expressão complexa, observando o rosto dele coberto de poeira e sua seriedade. “Você não pensou se o que eles disseram é verdade?”
“Pensei sim. Por isso escolhi dois ou mais de cada tipo para lutar separadamente,” Narik disse com firmeza. “Mesmo que seja mentira, tudo bem. Já encontrei lugares que pareciam estar longe por muito tempo, já passei por isso várias vezes. Sempre que possível, vou investigar. Um dia, cumprirei minha missão. Naquele momento...” Seus olhos ficaram vagos por um instante. “Tudo voltará ao seu caminho.”
Ele pulou em uma pedra da altura de meio homem, que ficava de frente para ele, e logo saltou de volta ao chão. As placas de sua armadura, meio enferrujadas, tilintaram, e Ro Jia viu claramente que algumas estavam prestes a cair.
O jovem corpo original estremeceu levemente e desviou do caminho, andando apenas mais quatro ou cinco passos.
Ele ainda não conseguia compreender Narik completamente, mas ao menos o caminho que ele seguia já havia retornado aos trilhos antes do seu próprio.
Shelley certa vez disse: “Correr atrás da montanha cansa o cavalo.” Ro Jia achava isso curioso. Mas quando realmente foi colocar em prática, percebeu o quão cruel essa frase realmente era.
Desde avistar o contorno de Belém até chegar aos pés da cidade, passaram-se meio dia inteiro. Felizmente, tanto o grande quanto o pequeno não precisavam de muita água ou descanso, caso contrário a jornada teria sido ainda mais longa.
“Aqui... é meio estranho.” Foi a primeira impressão de Ro Jia ao ver o que havia além dos portões.
Para ser franco, o entorno de Belém era até agradável. Ao se aproximar da floresta, uma brisa fresca e úmida substituía o vento seco e quente misturado com areia, revigorando o jovem.
As árvores formavam uma copa verdejante e, exceto por algumas espécies, não diferiam muito das florestas que Ro Jia conhecia. De vez em quando, ouvia-se o som de insetos e pássaros, não muitos, mas já era raro no deserto.
Porém, ao olhar de perto, as árvores haviam invadido o pé da cidade. Raízes grossas penetravam profundamente nas muralhas, abrindo fendas grandes e pequenas. Em algumas mais evidentes, pequenos brotos já surgiam entre as copas.
Ro Jia tirou uma pequena faca e cutucou as fendas cobertas de musgo e terra. A rachadura revelou um material branco e translúcido, com textura entre metal e pedra, que soava firme quando batido. Estranhamente, ele achou parecido com os ossos de uma fera. Depois de muito cavar, não encontrou nenhuma junta ou emenda. Sua sobrancelha franzida indicava preocupação.
“Você já viu esse tipo de material?” perguntou a Narik, que, apesar de sua vasta experiência, apenas balançou a cabeça.
Não havia sinais de rios na região, mas a vegetação densa indicava água subterrânea. O material da muralha parecia muito resistente e raro. As pedras usadas para construí-la eram de tamanhos variados ou excepcionalmente grandes, e juntar tudo aquilo exigia enorme esforço e recursos. Um abrigo assim era uma dádiva no deserto de tempestades de areia, mas agora...
Ele ergueu o olhar para o magnífico portão da cidade. Duas grandes portas pesadas estavam firmemente fechadas, também cobertas de musgo, mas era possível distinguir a base branca e os delicados baixos-relevos.
Ro Jia ficou olhando com melancolia por um tempo — aquela cidade já fora próspera, e os artesãos que esculpiram aquelas imagens deviam sentir orgulho, pois só um coração sincero poderia dar vida àquelas linhas. Ele tocou suavemente com a palma da mão pequena, enviando suas condolências à distância.
Uma sensação fresca e suave se espalhou pela palma, como um suspiro.
“Vamos arrombar?” Narik já levantava a espada.
“Não precisa... espere.” Ro Jia chamou baixinho e checou novamente. “O portão... está trancado por dentro.”
Ele mordeu o lábio inferior e apertou a faca com força. A marca em forma de morcego lhe trouxe um pouco de conforto. Se a cidade realmente tivesse sido abandonada por um desastre, deveria haver moradores que fugiram. A menos que ninguém tenha sobrevivido da noite para o dia, ou... alguém esteja lá dentro.
Dentro daquela pérola apagada, abandonada e sem cuidados.
Ro Jia pensou seriamente por um momento, vasculhou os arredores e, após analisar os fatos e aplicar um raciocínio rigoroso, chegou a uma conclusão.
— Realmente precisamos arrombar o portão.
O jovem senso de responsabilidade do corpo original o deixou um pouco envergonhado, mas ele tentou manter a expressão neutra e acenou para o Cavaleiro do Santo Graal. Este claramente estava impaciente e bateu com a espada contra o portão.
Comparado à enorme estrutura de quatro ou cinco metros de altura, a pedra de raios enferrujada parecia quase cômica. Mas Ro Jia não duvidava da espada que Narik carregava sempre em suas campanhas.
Por algum motivo, ele sentiu a pedra de raios explodir com um brilho intenso no ar, que parecia o reflexo do sol. Seu coração tremia diante da delicadeza dos baixos-relevos.
No entanto, o estrondo esperado não aconteceu. As duas portas se abriram suavemente, sem barulho de correntes ou dobradiças, nem mesmo o som usual de empurrar.
O cenário desolado dentro da cidade se revelou para eles. Se não fosse pelo musgo ainda nas mãos de Ro Jia, ele quase acreditaria que sempre fora assim.
Narik parecia acostumado e impassível. Ele apertou o cabo da espada — Ro Jia já aprendera a não olhar para as bandagens ensanguentadas em suas mãos — e deu o primeiro passo, levantando poeira do piso de pedra. Insetos assustados voaram em círculos e pousaram novamente nas paredes.
Aqui já fora mesmo a pérola do deserto. Essa foi a primeira impressão de Ro Jia.
Apesar da crueldade da falta de manutenção, os símbolos nas pedras levemente irregulares do terreno, as canaletas ao longo do caminho, tudo indicava uma arquitetura quase contrária às leis da física.
Na maioria das aldeias e pequenas cidades por onde passara, as casas eram construídas de forma simples, com terra e pedras, apenas para proteger do vento e da chuva.
Mas em Belém... Ro Jia percebeu uma busca pela beleza, um significado mais profundo, uma dignidade além do instinto de sobrevivência. Parecia que os habitantes dali estiveram acima de todos, e estavam em paz com isso.
Ele piscou confuso, sentindo uma tristeza que não lhe era familiar; em seus poucos dias de vida, nunca experimentara emoções tão profundas.
Ro Jia sentiu pesar por uma existência antiga, absurda, mas que de fato foi gloriosa; por aqueles artesãos que, confiantes na imortalidade de sua terra natal, gravaram seu amor em pedras e tijolos.
Lágrimas escorreram pelo seu rosto.