Capítulo 10: A Primeira Noite Difícil
Página (1/3)
Saiu de casa para verificar o pequeno fogareiro a carvão.
Estava indo bem, dava um certo conforto, a queima estava boa.
Carregou-o até a porta e o deixou do lado de fora.
Já estava escurecendo; dentro de casa, acendeu a luz elétrica.
Felizmente, a luz funcionava, para a alegria e alívio.
Primeiro aqueceu a panela, depois a esfregou com pele de porco, lavou-a novamente, secou e passou a pele outra vez.
Só parou depois que o fundo da panela ficou coberto por uma fina película de óleo.
Colocou um pouco de banha de porco picada, fritou até soltar óleo, depois espalhou ao redor.
Assim, o óleo penetraria nas frestas da panela, tornando-a mais durável.
Terminando, colocou a panela de lado para esfriar um pouco e depois a recolocou no fogo.
Quando a panela esquentou, jogou toda a gordura dentro para evitar que grudasse.
Rapidamente formou-se uma camada de óleo e o aroma se espalhou.
Ma Teng mexia de vez em quando.
Então ouviu barulho na porta, mas não deu muita atenção.
Ele nunca se envolvia com aquelas pessoas.
Ah, amanhã cedo penduraria na porta três placas: duas comuns e uma da Casa da Honra, para ver qual desavisado teria coragem de chutar sua porta.
Poderiam chutar, mas a cada chute seriam mil yuans; queria ver se esse pessoal teria esse dinheiro. Se não tivessem, poderia tentar descontar com a casa. Ma Teng era alguém fácil de negociar, pensava em ir recolhendo as casas deles pouco a pouco, hehehe, transformando tudo em um belo e completo conjunto residencial tradicional de três entradas e quatro alas.
Na vida passada, isso era inimaginável; nesta, no primeiro dia, já via coisas que jamais alcançara.
Nada mais era que a ambição de Ma Teng, típica do povo Xia ao longo de cinco mil anos: terra, casa e mulher.
Se quiser contratar alguém, oferecendo essas três coisas, teria sucesso garantido na China Xia.
Agora, Ma Teng, olhando para a panela de óleo, quase ria alto, desejando imitar a arrogância daquele insano do passado, Chu Kuangren.
O barulho na porta era alto, porém confuso; Ma Teng não entendeu bem.
Só ouviu falarem que alguém tinha voltado e parecia estar tudo bem, provavelmente se referindo a ele.
Ele olhou para sua casa e para o quintal, resmungou.
Droga, será que logo que cheguei vou ter que encarar esse dramalhão?
Já é uma sorte não estarem de olho na minha casa; será que a minha casa chamou atenção deles?
Para Ma Teng, casa, carro, mulher e dinheiro eram quatro coisas essenciais, impossíveis de abrir mão ou emprestar.
Não importava a proximidade, pedir algo já mudava a relação.
Eles falavam das suas coisas; Ma Teng continuava a fritar a banha.
Observava a gordura derreter lentamente, ficando dourada.
Um cheiro forte de gordura se espalhou.
Ma Teng teve que aguentar, pois não tinha nada em casa como cebolinha, gengibre, alho, pimenta do reino, anis estrelado ou canela em pau.
Revirou a casa e só encontrou um pouco de sal grosso e um pequeno pote de conserva, não sabia quando feito, mas lembrava que aquela conserva era da loja Liu Bi Ju.
Ah, que desperdício.
Passados alguns minutos, com um par de hashis, testou o torresmo: estava duro, parecia que o óleo tinha sido extraído.
Foi tirando um a um com os hashis.
Encheu um prato grande com torresmo e tinha uma tigela cheia de óleo.
Deixou o óleo esfriar um pouco antes de despejar na tigela.
Se estivesse quente demais, a tigela poderia rachar e o óleo seria perdido.
Misturou um pouco de massa para preparar uma sopa de macarrão com ovo.
Essa era a especialidade de Ma Teng.
Às vezes, quando não dava tempo para o café da manhã, conseguia preparar essa sopa em três minutos.
Fazia com tanta habilidade que parecia gravado na alma.
Página (2/3)
Mesmo em outro corpo, seu jeito de mexer a massa continuava habilidoso.
Terminou e olhou para o óleo na panela, já frio o suficiente.
Limpo o prato, cuidadosamente despejou o óleo.
Como esperado, quase encheu uma tigela grande; agora estava na medida certa.
Deixou ali para solidificar, assim poderia usar a banha depois de fritar com cebolinha, pimenta e alho para tirar o cheiro forte.
Dessa vez não colocou nada, o cheiro era muito intenso.
Pum, pum, pum…
Ma Teng franziu a testa, largou a panela e olhou para a porta; a essa hora, quem aparecesse certamente não traria boas notícias.
— Quem está aí? — perguntou.
— Pequeno Ma, sou seu tio-avô.
— Mestre Yi, que coisa? Estou dormindo.
O rapaz tinha a audácia de chamá-lo de Mestre Yi? Yi Zhonghai controlou o temperamento e continuou:
— Soube que você voltou, vim ver como está sua saúde. Abra a porta e fale.
Queria entrar? Isso só podia ser coisa ruim.
— Mestre Yi, acabei de chegar, as roupas estão sujas, já lavei tudo, estou pelado, não posso abrir a porta. Pode ficar tranquilo, minha saúde está quase boa. A fábrica me liberou para descansar até o início do mês que vem, se tiver algo, fale aqui na porta.
Yi Zhonghai não respondeu, a panela não foi lavada, ele colocou uma tigela de água nela, pensou na comida do hospital, fez um som de aprovação com a boca, olhou para a tigela e adicionou mais duas tigelas de água.
De repente percebeu que a massa estava pouca e misturou mais um pouco com a tigela.
Viu os ovos, só tinham aqueles, pegou três.
Do lado de fora, Yi Zhonghai apertava os punhos até os dedos ficarem brancos.
Quem estava pelado? Quem não tinha roupas? No quintal, todo mundo sabia que ele tinha mais roupas que ninguém.
Hoje veio ver o que a liderança da fábrica tinha dado para o rapaz, ouviu dizer que eram duas grandes sacolas, certamente coisas boas.
O garoto não sabia dividir, pelo cheiro parecia estar fritando banha de porco.
Antes, ninguém comia sozinho no quintal; esse garoto queria fazer isso, e não distribuía nada, enquanto o quintal inteiro estava quase uma revolução.
Ele não entendia nada de convivência nem respeitava os senhores respeitados do bairro.
Naquele momento, Yi Zhonghai se arrependeu de ter permitido que o garoto construísse o muro do quintal.
Pensando nisso, queria se dar dois tapas.
Mas nunca imaginou que Ma Teng só quisesse conversar; na época, ele estava acompanhado por funcionários do governo local.
Após a medição oficial, os operários começaram a trabalhar.
Nada tinha a ver com os senhores do bairro.
— Pequeno Ma, descanse bem, amanhã cedo venho novamente. — Yi Zhonghai, com rosto carrancudo, virou as costas e foi embora.
Uma sombra na porta de um vizinho no quintal apareceu por um instante, viu Yi Zhonghai não entrar, ouviu algumas palavras e um xingamento de covarde antes da porta se fechar.
Jia Dongxu, parado na porta de Yi, observava o homem voltar de braços cruzados. Parecia que não teria resultado algum, e seu coração ficou pesado, mudando um pouco sua opinião sobre seu mestre.
Mas manteve a expressão e foi ao encontro dele.
— Mestre, o que houve? — perguntou Jia Dongxu, sorrindo, fingindo ignorância.
— Nada, o garoto não abriu a porta, disse que lavou as roupas e está pelado, sem roupas para vestir. Falei para ele que voltaria amanhã cedo. — Yi Zhonghai entrou em casa.
— Mestre, vou para casa. Descanse cedo.
Yi Zhonghai não respondeu, Jia Dongxu esperou um pouco, sem retorno, e foi para casa.
— Dongxu, o que seu mestre disse? — Jia Zhangshi, ao ver o filho voltar, veio animada, notou que ele não trazia nada e ficou desapontada.
— O mestre disse que o garoto lavou as roupas e está pelado, não abre a porta. Voltará amanhã cedo para vê-lo.
— Mãe, vá dormir cedo, estou cansado. — Entrou no pequeno cômodo separado.
Qin Huairu já estava deitada, com Banggeng de um lado e Xiaodang do outro.
Jia Dongxu franziu a testa.
— Por que não deixa o filho dormir com a mãe? Vocês já dormem aqui, e eu, onde vou?
Pegou Banggeng, que já dormia, e saiu.
Qin Huairu não falou nada, olhou para ele e se virou, abraçando Xiaodang.
Logo sentiu alguém subir na cama e começar a mexer nela.
Qin Huairu não precisou adivinhar; aquele cheiro indicava Jia Dongxu.
Página (3/3)
Apesar de morder os dentes para não reclamar, não conseguiu evitar fazer alguns sons estranhos.
Jia Zhangshi lá fora xingou de sem vergonha.
Virou-se, acariciou Banggeng e fechou os olhos para dormir.
A sopa de macarrão com ovo que Ma Teng preparava já estava pronta.
Sem uma tigela grande, usou a panela pequena para comer e servir.
Raspou o fundo da panela até ficar vazio, sorriu satisfeito e soltou um arroto.
A água na chaleira já fervia.
Despejou um pouco na tigela e na panela.
O restante guardou no espaço.
Ma Teng queria testar se o espaço era estático para depois avançar.
Dentro, além da chaleira de cobre, havia algumas carnes magras cortadas da gordura.
Se amanhã de manhã não houvesse problemas e a chaleira não esfriasse, significaria que o espaço não tinha tempo.
Ai, tinha que fazer tudo sozinho. Olhava para os outros, que tinham um espíritozinho atencioso que respondia a tudo, resolvendo dúvidas, mas ele só podia tentar por conta própria.
Satisfeito, Ma Teng desligou a luz e deitou-se. Não foi fácil. Esperava voltar do hospital para casa, mas as experiências seguidas o irritavam a ponto de querer destruir tudo.
Mas o que passou, passou. Ainda tinha mais de dez dias para arrumar a casa, comprar o que fosse necessário e, se possível, estocar alguns mantimentos.
Seu salário somado ao auxílio da fábrica totalizou 95,8 yuans este mês, além de cupons para carne, grãos e outros extras como para toalhas, sabão e fósforos.
Um senhor da sede deu-lhe 100 yuans, um cupom militar para bicicleta e uma comprovação da entrega, isso sim era confiável.
Com essa comprovação, Ma Teng poderia comprar bicicleta sem medo de ser checado.
Ou seja, agora fazia parte da classe dos que têm veículo.
De repente, sentou-se ao lembrar do seu pequeno cofre. Acendeu a luz, procurou debaixo da cama, tirou uma caixinha de metal pequena e também um saquinho de tecido do armário.
Além disso, havia dinheiro escondido na viga do teto, sob o piso da entrada e sob uma pedra junto ao muro do quintal.
Ele não tinha outras habilidades, mas guardar coisas era seu forte.
Depois de reunir tudo, Ma Teng quase xingou novamente.
Pois, somando tudo, dava apenas 245 yuans; depois de quase dois anos trabalhando, isso era pouco? Que gastador.
Não, ao vasculhar, percebeu que algumas cédulas de três yuans estavam guardadas na viga.
Não era falta de dinheiro, mas sim porque havia algumas notas de três yuans.
Sorriu bobo ao pensar nisso.
Com dez notas de três yuans, em cidades como Pequim, Xangai ou Guangzhou, dava para comprar um apartamento grande.
Aqui tinha seis, era promissor.
Para viver tranquilo, há muitos jeitos, e ele acabara de encontrar um.
As notas de três yuans, parece, foram descontinuadas nos anos 60; ele havia pesquisado por curiosidade.
Além disso, tinha alguns selos antigos.
Mas o importante era ganhar dinheiro com as notas de três yuans, juntar muitas e não ter problemas; quanto menos existirem no mercado, mais valem para ele.
Quem acumula antiguidades, selos ou casas precisa vender para ganhar.
E ele tinha um espaço que garantiria que nunca faltariam.
Quando encontrasse, pegaria, mas seu foco principal era o três yuans.
Hehehe, quando saísse por aí abanando um leque e segurando um pequeno bule de chá, quem visse teria que chamá-lo de Senhor Três.
Pensando nisso, engoliu em seco, guardou cuidadosamente as notas de três yuans sem dobras e decidiu que só aceitaria dinheiro em boas condições, não só o três yuans, mas também outras cédulas.
Hmph, agora ele era Ma Ban Cheng.
Fechou a caixa, pensou um pouco e decidiu que não havia lugar melhor que o espaço, mas ainda não sabia usar direito. Se estragasse, choraria sem solução.
Olhou para a viga e decidiu guardar lá.
Colocou a caixa fixamente, ao lado colocou algumas armadilhas para ratos que encontrou pela casa.
Perfeito, nada escaparia.
Quando terminou, já era madrugada; só então Ma Teng se deitou confortável e fechou os olhos para dormir.