Capítulo 25: Chegou o carregamento de carvão
Ah, é verdade, eu ainda estou criando galinhas!
Ma Teng bateu na própria testa e correu para verificar. Um grupo de pintinhos corria de um lado para o outro, piando atrás de quatro galinhas que já estavam quase adultas. Talvez por terem comido um pouco mais ontem, hoje pareciam muito mais dispostas. Ao verem Ma Teng chegar, todas começaram a cacarejar e piar.
"Certo, eu tinha me esquecido de vocês."
Ma Teng voltou para dentro de casa com a tigela grande que estava no chão. A farinha de milho ainda estava guardada num canto; ele aproveitou para organizar o local e posicionar dois armários. Como estavam baixos demais, Ma Teng os recolheu e montou uma pequena base com tijolos de construção. Assim, os armários ficaram numa altura que ultrapassava um pouco a sua cabeça, facilitando o acesso ao que estava dentro e servindo ainda como um biombo para a cama. Hmm, assim a sensação de segurança aumentou um pouco, não é?
Ele colocou o arroz e a farinha que consumia na prateleira do meio, e abaixo, as batatas e batatas-doces. Se o tempo esfriasse mais, teria que cavar uma adega. Neste pátio, quase todos tinham uma, ou compartilhavam entre vizinhos; Ma Teng era praticamente o único sem. Mas não havia problema, ele poderia cavar uma no pátio. No entanto, a prioridade não era a adega, mas sim o banheiro.
Mais abaixo, ele guardou a farinha de milho. Ele ainda precisava conseguir um pouco mais de arroz e farinha, o que o obrigaria a ir ao mercado negro. Que situação difícil. Alguém perguntaria por que não ir ao mercado de pombos? O que se encontra lá? Tudo o que você faz é vigiado; vai saber se aquele sujeito agachado ali não é um informante das autoridades. É melhor evitar se puder.
No outro armário, ele guardou as tigelas, pratos, travessas e bacias de vários tamanhos que havia comprado. Ficou perfeito. Ele pensou que, futuramente, poderia usar um pouco de cimento para alvenar uma base mais sólida e, na parte de trás, construir uma lareira. Poderia deixar o interior da base oco para guardar lenha. É isso, farei assim.
Ao pensar em cimento, veio uma dor de cabeça: naquela época, era preciso uma licença ou autorização para comprar cimento. Mas ele poderia negociar com equipes de construção ou perguntar no mercado negro; certamente haveria um caminho. Quanto ao aço, bem, para que servia a usina siderúrgica? Barras de ferro não faltavam por lá.
Nesse momento, ouviu batidas na porta. A essa hora, devia ser a entrega do carvão.
"Espere um pouco", gritou Ma Teng em direção à porta.
Ele deu uma olhada no pátio e nos cômodos para garantir que não houvesse nada chamativo. Havia apenas as galinhas, o que não deveria ser um problema, mas para evitar comentários, ele as recolheu para o galinheiro e fechou com uma tábua.
Só então abriu a porta e viu que era a cunhada Wang.
"Pequeno Ma, o carvão que pediram chegou, está no portão principal. Vim te avisar."
"Obrigado, cunhada. Já vou lá buscá-lo."
"Não há de quê, não há de quê", disse ela, saindo enquanto dava risadinhas.
Vejam só, essa é a vantagem de dar meio pão sírio. Pequenas gentilezas são indispensáveis.
Ma Teng fechou a porta parcialmente e foi até o pátio da frente. Havia três pessoas no portão: um idoso, um homem de meia-idade e uma criança. Parecia ser uma família. Todos estavam com as mãos sujas de carvão e, atrás deles, uma grande carroça puxada por bois carregada de briquetes de carvão.
"Obrigado, mestre. Aqui está o meu comprovante, dê uma olhada e, se estiver tudo certo, pode entrar."
"É o nosso dever, é o nosso dever." O idoso pegou o comprovante, abriu um caderno encardido e conferiu os registros. Ele rasgou o comprovante ao meio, escreveu o nome num dos pedaços com um toco de lápis e entregou a Ma Teng.
Em seguida, seguiram Ma Teng até o pátio. Após confirmar o local, o idoso assentiu e, analisando o espaço, soube exatamente como empilhar a carga. O idoso e o homem de meia-idade começaram a encher os cestos, enquanto a criança ajudava.
Eles entraram e saíram do pátio sem parar. O menino, sem descansar um segundo, enchia os cestos com cuidado. Mesmo suado, não tinha tempo de se secar. Quando os dois homens saíam, o menino já tinha preparado três cestos. O homem de meia-idade trocava os cestos vazios pelos cheios e partia, permitindo que o mais velho descansasse um pouco. Ao ver que o menino já tinha enchido os cestos e o mais velho estava descansado, carregavam o peso e seguiam caminho. O menino imediatamente puxava os outros quatro cestos vazios e continuava o trabalho.
Não era fácil para ninguém.
Ma Teng viu que eles tinham um cantil, daqueles militares. Ao levantá-lo, percebeu que restavam apenas dois goles de água. Ele voltou para dentro, pegou uma garrafa térmica do seu espaço pessoal, um pequeno pacote de açúcar, misturou um pouco na água e encheu metade do cantil. Sacudiu para dissolver o açúcar e saiu.
Os homens entenderam o que ele estava fazendo e não disseram nada; muitos costumavam agir assim. O que eles não esperavam era que Ma Teng tivesse colocado água com açúcar. Quando descobriram, já estavam longe. O menino, ao ver Ma Teng enchendo o cantil, disse: "Obrigado, tio."
Ma Teng sorriu. O que dizer? Uma criança daquela idade, no máximo dez anos... se fosse no futuro, seria o tesouro da família; nem lavar um prato eles precisariam. Ah, as diferenças de cada época.
O trabalho de carga e descarga durou meia hora. Várias mulheres do pátio olhavam com inveja para os briquetes de carvão sendo transportados. Estavam realmente admiradas; se tivessem tanto carvão em casa, o inverno seria muito mais fácil.
Após terminarem, Ma Teng deu uma olhada; o empilhamento estava impecável. Por todo aquele carvão, ele pagou apenas 54 centavos. O idoso não queria aceitar o dinheiro excedente, insistindo muito. No final, Ma Teng embrulhou três pães sírios com um pouco de carne temperada em papel manteiga e, após muita conversa, o idoso aceitou. Ma Teng aproveitou para perguntar se ele conhecia alguém que vendesse lenha. O idoso avaliou o espaço planejado por Ma Teng e ofereceu o preço de 15 yuans por uma pilha de toras grossas como uma coxa, empilhadas até a altura do muro.
Ma Teng concordou e pagou os 15 yuans na hora. Isso deixou o velho atônito; ele achava que aquele rapaz não era muito esperto, mas, como era um homem de palavra, sentiu-se na obrigação de cumprir o trato. Como o dinheiro já estava na mão, o velho prometeu que, em dois dias, carregaria a carroça e viria. Ma Teng disse que estaria livre, pois não estava trabalhando nesses dias.
Ele acompanhou o velho até o portão do pátio, vendo a família sentada na carroça de bois seguindo lentamente. O menino, olhando para os pães que o avô lhe dera, ainda virou-se para acenar para Ma Teng, que estava parado no portão.
As pessoas são tão fáceis de satisfazer.
De volta ao pátio, Ma Teng trancou a porta e soltou as galinhas. Misturou uma tigela de farinha de milho com água e colocou no prato; as galinhas, grandes e pequenas, se aglomeraram para comer.
Ele voltou para o pequeno cômodo de objetos diversos, que agora estava vazio, e fez uma limpeza geral. Estranhamente, não encontrou um único inseto. Riu de si mesmo, perguntando-se se sua casa era pobre demais até para atrair bichos.
Usou os tijolos para fazer uma base e colocou as caixas sobre eles, para que não tocassem o chão e não sofressem com a umidade. Com as quatro caixas restantes, Ma Teng guardou solenemente as poucas pinturas que tinha, forrando o fundo com capas de edredom que seus pais haviam deixado.
Ele fechou as tampas, deu um tapinha nelas e declarou, com ambição, que encheria todas aquelas caixas com pinturas.