Capítulo 9: Tudo dá errado
Arrumar não demorou muito. Basicamente, foi só tirar as coisas, pendurá-las em cordas e molhar o chão para varrer um pouco.
Principalmente o edredom, que não era arrumado há quase quinze dias e exalava um cheiro de mofo.
Felizmente, havia outro edredom no armário. Observando o céu, o sol já estava se pondo, então decidiu deixar para secar amanhã, colocando esse edredom em outro lugar para não se incomodar com o cheiro durante a noite.
Após arrumar a cama, o ambiente ficou instantaneamente mais acolhedor.
Com tudo organizado, começou a separar os itens colhidos naquele dia.
Enquanto sua mão tremia involuntariamente, ele desamarrou o saco de rede.
Foi tirando um a um.
No topo, havia um pequeno saco com ovos, cerca de três quilos.
Abaixo, algumas linguiças curadas e um pedaço de carne defumada.
Uma galinha inteira, cerca de dois quilos de carne de porco.
Um saco pequeno de cogumelos secos, e logo abaixo, farinha.
Ma Teng sabia que, naquela época, a farinha usada não era de milho, e sim de sorgo.
Ao moer o grão, moíam-se também os talos, resultando numa farinha grosseira, difícil de imaginar como alimento humano.
Embora Ma Teng fosse da geração dos anos 80, sua família sempre teve uma boa situação financeira. Naquela época, sua família administrava uma pequena cooperativa de abastecimento comunitário, um negócio muito lucrativo, além de possuir algumas lojas de representação em outras localidades.
Podia-se dizer que a família de Ma Teng foi uma das primeiras a enriquecer nos anos 80.
Mas a felicidade não durou, e a situação se complicou.
De qualquer forma, quando criança, Ma Teng não conhecia o sofrimento.
Enquanto outras famílias comiam pão de milho, a sua comia pão branco de farinha refinada, a ponto de, na escola, ele trocar seu pão branco por pães feitos de farinha de batata-doce com as colegas.
E, sinceramente, ele gostava muito do pão de batata-doce.
Sempre que algum colega trazia esses pães, Ma Teng trocava seu pão branco sem hesitar.
Enquanto os outros comiam seu pão branco com cuidado, Ma Teng comia feliz o pão de batata-doce, quase sendo chamado de tolo, já que sempre estava entre os melhores da turma.
Na escola secundária, o pão de milho tornou-se seu favorito, mas, com o tempo, o pão branco ficou mais barato e o pão de farinha mista, mais caro.
Isso o obrigou a abandonar o pão de milho e voltar a comer o pão branco.
Sua família zombava dele, dizendo que não sabia aproveitar os prazeres da vida.
Ma Teng olhou para o saquinho na mão, que continha no máximo cinco quilos de farinha branca, considerando aquilo como algo valioso.
Guardou-o de lado.
Outro saco continha alguns suplementos: duas latas de frutas em conserva, uma lata de maltado instantâneo, dois pacotes de papel — um com açúcar branco e outro com açúcar mascavo.
Essas eram coisas boas.
Havia também um saco pequeno com duas grandes maçãs, seis tangerinas e duas bananas.
Na memória original de Ma Teng, ele nunca tinha visto bananas, não que nunca tivesse visto, mas nunca tinha comido.
Que pena, não é?
Suspirou.
Ma Teng quebrou uma banana para comer e guardou a outra para o dia seguinte.
Descascou e deu uma mordida; o sabor era aceitável, um pouco adstringente, mas com um forte gosto de banana.
Provavelmente uma banana verde que amadureceu.
Lá fora, o céu já escurecia com o pôr do sol.
Ma Teng rapidamente seguiu a memória até encontrar um pequeno fogão a carvão e um conjunto de panelas e pratos.
Mas havia poucos pratos em bom estado.
Ele selecionou três tigelas boas, dois pratos em condições e o restante estava lascado ou quebrado pela metade.
Das duas panelas, uma estava furada e enferrujada na base, inutilizável mesmo com reparos; a outra era pequena, mas também cheia de ferrugem, parecendo que nem valia a pena consertar.
Mesmo assim, sem panela, teria que se contentar com o que pudesse usar.
Felizmente, o bule estava intacto.
Era de cobre e, por isso, não enferrujava — talvez essa fosse a razão de ainda estar bom.
Sob o beiral, havia um depósito específico para carvão, com mais de cem carvões ali, suficientes para o momento.
Quando possível, usaria seus cupons de carvão do ano para encher aquele espaço.
Como um solteiro independente, Ma Teng sabia cozinhar.
Pegou uma pequena pedra e começou a esfregar a panela enferrujada à beira da água.
Logo, toda a ferrugem foi removida; após muita escovação, ficou satisfeito.
Acender carvão é simples.
Coloca-se um pouco de lenha embaixo e os carvões por cima.
Acende-se e, em pouco tempo, o fogo está ativo.
Ma Teng já tinha feito isso antes.
Não era difícil para ele.
Com o fogão aceso e os carvões no lugar, ele voltou para dentro e olhou para o pedaço de carne de porco de dois quilos na mesa.
Para ser sincero, em sua outra vida, Ma Teng jamais teria olhado para aquela carne.
Não por outro motivo, mas porque era muito gordurosa.
Quando comprava carne, preferia sempre a mais magra.
Depois, fritava até ficar bem dourada e só então cozinhava; assim, a carne ficava firme e com boa textura.
Mas como preparar aquela carne?
Ah, não havia óleo.
Só restava usar aquele pedaço de gordura da carne.
Pegou uma faca enferrujada e, após muito esforço, conseguiu afiá-la, cansando-se tanto que quase xingou a si mesmo pela tarefa ingrata.
O antigo dono daquela casa era como um porco, nunca ajudava nas tarefas domésticas.
Sem tábua de cortar, limpou bem um pequeno pedaço de madeira para improvisar.
Após algumas facadas, Ma Teng parou.
Não era para usar o espaço para guardar carne? Então ali estava, pronto para servir.
Decidiu não colocar muito de uma vez, apenas um pouco para observar se haveria alguma mudança.
Sem hesitar, cortou cerca de cem gramas e, usando sua consciência, envolveu a carne e disse “guardar”.
Com um gesto suave, a carne desapareceu.
Estava dentro do seu espaço.
Ma Teng rapidamente verificou, pois aquilo era crucial para seu futuro.
Dentro do espaço, viu a carne flutuando, sem qualquer alteração.
Pensou por alguns instantes, afinal já fazia mais de trinta segundos, então tirou a carne para examinar.
No momento seguinte, a carne não caiu em sua mão, mas sim estalou no chão.
A expectativa e a realidade diferiam em cerca de cinco centímetros.
Suspirou, ainda precisava praticar.
Pegou a carne com cuidado.
Apertou um pouco, sem notar mudança alguma.
Será que o espaço ignora a morte?
Isso seria uma coisa boa.
Ma Teng fez um gesto de vitória.
Assobiou uma canção infantil enquanto cortava a carne em pequenos pedaços.
Mas não tinha onde guardar óleo.
Teve que revirar tudo outra vez.
Quase xingou em voz alta; que casa ruim, não tinha nada.
O óleo extraído seria pouco, suficiente para uma tigela.
No dia seguinte, sairia para a cooperativa, ou para a loja de produtos locais, ou para a loja de confiança — lugares onde poderia encontrar o que precisava.
Por enquanto, teria que se contentar com o que tinha.
Mas o que comer?
A carne estava cortada, mas não havia onde amassar a massa para fazer macarrão.
Ma Teng quase jogou a tigela no chão de raiva.
Tentava se convencer a não se irritar.
Também não podia xingar, pois, de qualquer jeito, acabaria xingando a si mesmo.
Tinha farinha e ovos; poderia fazer ovos mexidos e preparar uma sopa de macarrão com ovos.
Mas primeiro, precisava fritar o óleo.
Página final.