Capítulo 38: Arrasando o covil do mercado negro
Ma Teng aproximou-se da luz bruxuleante no interior do pequeno cômodo e examinou os objetos ali guardados. Havia vários sacos de aniagem e caixas espalhados. Nos sacos, encontravam-se soja, amendoim e um fardo de arroz. Entre as caixas, uma continha o que pareciam ser antiguidades, embora Ma Teng não tivesse qualquer conhecimento sobre o assunto. No entanto, o que viu ao lado o deixou boquiaberto; uma fileira de vários baús.
Ma Teng abriu cada um deles, e o que viu deixou o rapaz, até então inexperiente e sem grandes vivências, completamente maravilhado. Eram quarenta barras de ouro maciço de dez taéis cada, autênticas, com o selo do Banco da República e o peso gravado. Numa caixa menor ao lado, encontrou barras de ouro menores; ele contou setenta e duas delas — muito mais do que a pequena reserva que possuía. Na última caixa, metade estava ocupada por diversos tipos de vales e a outra metade por cédulas de valores variados. Eram tantas que ele não teve tempo de contar.
Ele presumiu que aquele fosse o lucro recente do mercado negro. Provavelmente não era tudo o que aquele grupo possuía, mas Ma Teng não era ganancioso. Com aquilo, poderia atravessar confortavelmente os três anos de grandes dificuldades que se aproximavam. "Fiquei rico, fiquei rico!", repetia ele, esfregando as mãos enquanto recolhia tudo freneticamente para o seu espaço dimensional. Não deixou nada para trás; até mesmo a pesada mesa e as cadeiras foram levadas.
Ma Teng esfregou as mãos, pensando no único homem que restava do lado de fora. Então...嘿嘿... um indivíduo tão generoso também precisava ser "recolhido". Agindo como um ator, ele soltou um grito estridente e disparou para fora. O homem sentado ao centro, que bebia seu chá despreocupadamente, viu Ma Teng surgir segurando a cabeça e deu um sorriso de canto. Antes que pudesse dizer qualquer coisa, Ma Teng avançou sem hesitar. Ao chegar perto, percebeu que aquele era o único vigia. O homem, surpreso com a audácia de Ma Teng, mal teve tempo de gritar antes de ser transportado, junto com a própria cadeira, para dentro do espaço dimensional. Com o impulso, Ma Teng acabou caindo estatelado no chão.
Apesar do barulho, ninguém veio verificar, provavelmente por estarem confiantes demais na segurança do local. Ele sacudiu a poeira das roupas e levantou-se. A mobília do local lhe chamou a atenção por um brilho peculiar. "Será que é jacarandá?", pensou. "Não pode ser, esse homem é tão benevolente assim?". Sem pensar duas vezes, ele levou tudo.
Caminhando sorrateiramente até a porta, cobriu o rosto, ergueu a cortina e saiu. O pátio era iluminado apenas por uma lanterna de querosene mortiça. Era um pátio tradicional de quatro alas, voltado para o sul, com duas salas principais, uma ala oeste e uma ala leste. Na entrada da ala oeste, dois homens fumavam e conversavam. Ma Teng aproximou-se; antes que pudessem reagir, agarrou-os e enviou-os para o espaço.
Os outros membros do grupo deveriam estar fora do pátio. Agora que não havia ninguém ali, ele sabia que aquela sala devia esconder algo valioso. Ma Teng viu um cadeado na porta. Isso não era obstáculo: aplicou força gradualmente até que, com um estalo, não foi o cadeado que cedeu, mas o ferrolho da porta que foi arrancado. Ele entrou silenciosamente e fechou a porta atrás de si.
Ao acender a lanterna, Ma Teng engoliu em seco. Carnes curadas, presuntos e linguiças pendiam de todos os cantos, e no centro havia quatro porcos inteiros, recém-abatidos. No chão, mais de trinta sacos continham cabeças de porco. Havia pilhas de sacos de grãos; ele não se conteve e recolheu tudo. Ma Teng sentia-se quase entorpecido com a quantidade de suprimentos daquele covil do mercado negro.
Não era de se estranhar: amanhã era domingo, e o "Sexto Irmão" havia se esforçado muito para conseguir aquele estoque, esperando lucrar alto, mas tudo acabou indo parar nas mãos de Ma Teng. Além dos grãos, arroz, nozes e sementes de girassol, havia mais de uma tonelada de arroz e duzentos e cinquenta quilos de carne curada, sem contar as linguiças e os quatro porcos de cem quilos cada. Aquilo era o suficiente para ele viver com folga durante os três anos de escassez que viriam.
Após esvaziar aquele cômodo, Ma Teng pilhou a cozinha e a despensa. Levou panelas, bacias, potes de tempero e até a enorme tábua de carne, poupando apenas os hashis por uma ponta de bondade. Quando saiu, a cozinha estava tão limpa que faria um mendigo chorar. Até os três fogões foram levados.
Saindo pelo portão principal, onde os homens estavam dispersos, Ma Teng manteve o rosto coberto. Chamou os guardas, dizendo que o "Sexto Irmão" ordenava que todos entrassem. O truque funcionou perfeitamente. Ele abriu uma fresta na porta e, à medida que entravam, um a um, eram enviados para o espaço. Mais dezessete homens foram capturados.
Quando não restou ninguém, Ma Teng espiou para fora: o silêncio reinava, contrastando com o burburinho distante do mercado negro. Ele disparou em direção oposta, correndo velozmente com a lanterna acesa. Seu corpo, condicionado por vinte anos de trabalho, não o decepcionou. Só parou ao chegar na Torre do Tambor, com o coração ainda aos saltos.
Calculou que o grupo devia ter cerca de cem homens; descontando os que faziam a segurança no mercado, quase todos estavam agora em seu espaço. Somando os arruaceiros anteriores, ele tinha setenta e oito pessoas sob seu controle. Se pudesse extrair anos de vida de cada um, teria um estoque de quase quatro mil anos. Embora duvidasse que o "espaço" permitisse tal coisa, a simples ideia de ter aquela reserva lhe trazia um conforto indescritível.
Ele não se apressou; esperaria até depois de amanhã. Se absorvesse aquela energia e não acordasse, seria um desastre. Mas, dentro do seu espaço, aquelas pessoas já não eram apenas vidas, eram o capital de sua longevidade. Ma Teng perguntou-se como mudara tanto em tão poucos dias; de um eletricista honesto, agora sentia-se capaz de ações impiedosas.
Olhou para a Torre do Relógio: passava da uma da manhã. Pensou em visitar outros mercados negros, mas decidiu que a cautela era melhor. Voltou para casa, saltou o muro e entrou no seu pátio. Sentindo-se como um mestre das artes marciais, pensou em aprender a lutar de verdade. Entrou, tomou um banho rápido e deitou-se. Envolveu uma das barras de ouro em seus braços — trezentos e doze gramas de peso reconfortante — e, com a mente povoada por devaneios, adormeceu profundamente.