Capítulo 32: Voltei a ser um pobre coitado
Ma Teng caminhava em direção à área residencial. Ele ainda não havia utilizado o monte de vales de mantimentos que acumulou.
Fósforos, toalhas, lenços, pomadas, escovas de dente, além de creme facial, sabão e duas barras de sabonete que ele comprou por ter os vales. Havia também sabão em pó para lavar o cabelo.
Toda essa pilha de itens custou bem barato, menos de vinte yuans. Especialmente os fósforos, dos quais Ma Teng comprou um yuan inteiro; atualmente eles ainda não exigem vales, mas ele suspeita que isso mudará em breve.
No máximo, após 1961, tudo exigirá vales. Ele se lembrava de que, por um tempo, as bicicletas não precisavam de vales, e o preço disparou repentinamente para mais de 600 yuans cada. O mesmo aconteceu com o licor Moutai, que chegou a custar 16 yuans a garrafa. Naquela época, o Moutai não era realmente melhor que outras bebidas, não superava nem o Erguotou. Com a chegada dos vales e o tal "Grande Salto Adiante", a produção saltou de duzentas toneladas por ano para mais de seiscentas. Era fácil imaginar a qualidade daquela bebida durante esses três anos de "salto".
Ma Teng ainda esperava arranjar dinheiro para adquirir o estoque de licores Fen e Xifeng daquele lugar. Com uns 3.000 yuans seria suficiente, embora ele não soubesse se Yi Zhonghai tinha tanto dinheiro. Ao pensar em dinheiro, o primeiro nome que lhe veio à mente foi o de Yi Zhonghai. Afinal, ele era um "homem bom".
Ele deu uma olhada no sal: o sal refinado custava 65 centavos o quilo, enquanto o grosso era mais barato, 15 centavos. Uma diferença de 50 centavos. Ma Teng pagou e comprou dois quilos. Com a cesta na mão, subiu para o segundo andar, onde se vendiam roupas e tecidos. Havia de tudo o que se pudesse imaginar. Ma Teng até viu vestidos femininos da época, que eram bem bonitos.
Na seção de roupas masculinas, uma vendedora experiente tirou suas medidas e recomendou algumas peças. Quando Ma Teng experimentou, teve que admitir que ela era uma verdadeira profissional. Ele comprou um conjunto por 18 yuans e seis pés de vales de tecido.
Perto dali, desde que começara a passear, ele já estava de olho em um rolo de tecido de lã fina. Dava para fazer roupas de inverno e até um sobretudo para si mesmo. Havia também um rolo de tecido branco macio, que certamente ficaria confortável como camisa. A lã era um pouco cara, 4,30 yuans por pé. Para alguém com o porte de Zhu Dan, seriam necessários uns 5 pés, o que somaria 20 yuans só no tecido, sem contar os gastos com alfaiataria, botões e forro. Uma peça sairia por quase 28 yuans. Para uma família comum, isso era basicamente o salário de um mês inteiro. Ele comprou 5 pés. O tecido branco era mais barato, 60 centavos por pé, o que não era nada para Zhu Dan. Ele comprou logo 20 pés; com cuidado, renderia seis peças — três de manga longa e três de manga curta.
Parecia pouco, mas o dinheiro já tinha encolhido bastante. Ele decidiu não subir ao terceiro andar. Ao sair da loja de departamentos, Ma Teng sentiu um certo desânimo. O dinheiro simplesmente não rendia. Olhou o relógio: eram 11h30, ainda dava tempo de ir ao Liubiju.
Ele pedalou sua bicicleta com tal intensidade que parecia uma motocicleta, chegando à entrada do Liubiju em apenas cinco minutos. Sorte, não havia ninguém. Ma Teng desceu e trancou a bicicleta. Dentro da loja, dois balconistas arrumavam o local sob a supervisão de alguém que parecia ser o gerente. Ma Teng perguntou os preços dos temperos e o gerente respondeu um por um.
Quando saiu do Liubiju, a cesta vazia de Ma Teng estava cheia de temperos, e os dois balconistas o seguiam carregando três jarros cada. Ma Teng gastou um total de 37 yuans e uma pilha de vales. Até aquele momento, ele não só tinha gasto os 1.000 yuans de Yi Zhonghai, como também consumiu mais de dez yuans de suas próprias economias. Mas, em compensação, não precisaria mais se preocupar com mantimentos básicos. Agradeceu aos funcionários e saiu pedalando. Ele estava perto de Zhengyangmen, uma área bastante movimentada.
Ao sair, olhou o relógio na parede do Liubiju: quase meio-dia. Ele deu uma volta e entrou em um beco, onde havia bons restaurantes estatais. Ma Teng escolheu um ao acaso.
— Olá, camarada. Um frango Kung Pao, um porco frito, uma salada de carne bovina e um macarrão com costela.
— Para comer, precisa de vales de refeição e de carne. Você tem? — perguntou uma mulher no balcão, sem nem levantar a cabeça.
— Tenho, tenho tudo.
— O frango Kung Pao custa 50 centavos, o porco frito 30 centavos, a salada de carne acabou. O macarrão com costela custa 15 centavos por porção de 100 gramas. Quanto você quer?
— Então troque a carne pela costela cozida e quero 200 gramas de macarrão.
— Certo. A costela cozida custa 60 centavos, o macarrão 30. Preciso de 200 gramas em vales de grãos, 200 gramas de vales de carne, e o dinheiro dá 1,70 yuan.
Ma Teng entregou rapidamente os vales e o dinheiro. A moça, ainda sem olhar, recebeu tudo, conferiu e, num gesto rápido, emitiu um pedido. Entregou uma via a Ma Teng junto com uma ficha, gritou algo para o fundo e alguém correu para buscar o pedido.
— Pegue a ficha e a nota, vá sentar-se e não fique aqui atravancando. Quando a comida estiver pronta, chamo você. Traga a ficha quando vier.
"Eu...", pensou ele. Tudo bem, não valia a pena discutir com ela.
Ma Teng encontrou um lugar e sentou-se em silêncio. De vez em quando, ouviam-se gritos no balcão; quem tinha a ficha correspondente corria para lá. Pessoas entravam e saíam. Após uns 20 minutos, a moça gritou pelo número 27. Ma Teng conferiu sua ficha e foi até lá, entregando-a como os outros. Um jovem trouxe a bandeja.
Ma Teng pegou a bandeja e ia saindo, quando ouviu:
— Traga a bandeja de volta logo, vamos precisar dela.
— Pode deixar, trago já.
Hoje em dia, comer fora parecia pedir para ser maltratado. Mas, para ser sincero, o sabor da comida era aceitável. A porção de macarrão com costela vinha em uma tigela grande, mas com apenas quatro pedaços de carne. Bem, na verdade, deviam ser dois pedaços por porção. As lojas estatais tinham como lema não tirar vantagem do povo e não lucrar sobre ele. Ma Teng comeu com gosto, esquecendo a irritação anterior graças à comida. A maioria das pessoas que comia sozinha pedia apenas o macarrão e, talvez, um acompanhamento frio. Ma Teng limpou o prato; isso sim era respeito pela comida. Estava satisfeito.
Cozinheiro de restaurante é cozinheiro de restaurante; eles faziam coisas mais gostosas do que as que ele mesmo preparava. Satisfeito, Ma Teng não quis ficar por ali. Se demorasse, ocupando a mesa depois de ter comido, não faltariam repreensões. Para quê? Melhor ser consciente.
Ma Teng pedalou sem ir para a avenida principal, querendo atravessar os becos e apreciar o visual da velha Pequim, como se fosse um turista.
— Ei, mocinha, não vá embora ainda.
— Em plena luz do dia, vocês ousam ser desrespeitosos? Vou denunciar vocês!
— Denunciar? Desrespeitosos? Nós só achamos você bonita e queríamos conhecer, como isso virou desrespeito? Mesmo que nos prendam, não vamos admitir, afinal, não fizemos nada. Mocinha, você não quer que a gente confesse algo que não fizemos, quer? Que tal a gente ser desrespeitoso de verdade para você ter provas concretas? Hehehe...
— Vocês... não façam nada, minha casa é aqui perto. Vão embora, vou fingir que não vi vocês.
— Isso não vai rolar. Que tal assim: deixe cada um de nós tocar em você, só uma vez, e vamos embora na hora. Você não vai perder nada.
— Se continuarem, vou gritar por socorro! — a moça já chorava.
Ma Teng, na entrada do beco, ouvia tudo e pensava: "Será que esse pessoal é tão audacioso assim hoje em dia?". Ele espiou e viu cinco arruaceiros. Não queria se revelar. Olhou em volta e viu alguns pedaços de tijolos amontoados num canto. Aproximou-se silenciosamente, recolheu-os para dentro do seu espaço dimensional e recuou.
Com um tijolo na mão, atirou-o contra o local de onde vinha a voz arrogante. Com um estalo, o tijolo atingiu as costas do sujeito em cheio. O homem soltou um gemido de dor.
— Droga! Quem jogou esse tijolo? O que vocês estão olhando? Vão atrás dele! Acabem com ele, quem ousa se meter nos nossos assuntos?
Dois dos comparsas correram na direção do Ma Teng, enquanto os outros dois tentavam levantar o líder. A moça, vendo a brecha, escapou correndo. O homem atingido xingava furiosamente.
Os dois que corriam foram agarrados pela gola por Ma Teng assim que viraram a esquina. Antes que entendessem o que estava acontecendo, foram sugados para dentro do espaço dimensional. Gente desse tipo não deveria ser deixada para depois. Educação? Isso era dever das autoridades, e ele não era uma.
Os três que ficaram no beco ouviram silêncio e estranharam. Um deles foi verificar e, ao sair do beco, foi puxado por Ma Teng e também enviado para dentro do espaço. Ma Teng já havia dado a ordem de não absorver a vida deles. O espaço, sendo semi-inteligente, obedeceu.
Agora restavam apenas dois no beco, um deles ferido. Ma Teng pensou: "A vantagem é minha". Montou na bicicleta e pedalou em direção a eles. Os dois estavam confusos, sem entender por que os outros três não faziam barulho. Quando tentaram gritar, já era tarde demais.
Ma Teng conferiu o interior do seu espaço: cinco pessoas flutuavam lá dentro. Seu estado de espírito havia mudado; ele não era mais aquele Ma Teng que só pensava em comprar uma casa. Desde que matara pela primeira vez, algo mudou. Além disso, matar podia aumentar sua longevidade, o que era uma dádiva. Se ainda tivesse remorsos por algo tão bom, ele mereceria morrer.
Ma Teng não parou a bicicleta, assobiou e saiu do beco. Ele lidaria com aqueles caras depois que voltasse do mercado negro. Apenas cinco? Com a avareza do seu espaço, ele mal ganharia um trocado. Que miséria.
Quanto à loja de antiguidades que ele pretendia visitar, deixou para lá. Já estava sem dinheiro, melhor ir para casa, arrumar as coisas e esperar pela ação da noite. Tendo comprado todos os temperos, sua casa não precisava de quase nada. Quando tivesse mais dinheiro, compraria aquela lareira, e seu inverno estaria completo.
Pensando nisso, Ma Teng chegou à entrada do beco. Como não havia ninguém por perto, tirou do espaço tudo o que pôde, enchendo a cesta e pendurando o resto no guidão. Especialmente os dois pacotes de doces que davam água na boca: um de "oito variedades de Pequim" e outro de biscoitos crocantes. E, claro, um punhado de balas de frutas para as crianças, guardadas no bolso.