Capítulo 35 — De volta ao mercado negro
"Zhu, será que a Yu-shui tem algum problema comigo?" Qin Huairu perguntou, com um tom de voz manhoso e fingido, encarando Sha Zhu.
"Irmã Qin, não se preocupe. Por que você não vai perguntar ao Ma Teng? Ele deu uma tigela para a Yu-shui, não custa nada dar uma para você também", respondeu Sha Zhu.
"Zhu, você sabe muito bem como é a relação do Ma Teng com a nossa família. Minha sogra só foi um pouco grosseira e acabou apanhando daquele jeito. Como vou ter coragem de ir à casa dele agora?" Dito isso, ela apressou-se a enxugar os olhos com as mãos.
Ao ver sua "Irmã Qin" naquele estado, Sha Zhu sentiu que seria inapropriado tentar consolá-la ali, com a porta escancarada para quem quisesse ver. Usando seu raciocínio raro, ele disse: "Certo, Irmã Qin, me dê a tigela. Se o Ma Teng for um homem de verdade, ele terá que me dar esse caldo de galinha." Ele pegou a tigela das mãos de Qin Huairu e caminhou em direção à casa ao lado.
Pum, pum, pum...
"Quem é?" Ma Teng, que saboreava sua refeição, sentiu uma irritação profunda ao ouvir as batidas. Pelo ritmo e pela força, ele apostaria tudo o que tinha que era aquele idiota do Sha Zhu. O que aquele sujeito queria agora? Ele pousou os hashis e foi abrir a porta.
Assim que abriu, deu de cara com uma tigela enorme sendo empurrada em sua direção.
"Que porcaria é essa?"
"Sha Zhu, que diabo você está fazendo? Não vai deixar ninguém comer em paz?"
"Ma Teng, se você é homem, encha esta tigela com o caldo de galinha. Não faça com que os outros percam o respeito por você. Você mora neste pátio há anos, sabe muito bem a situação da casa da Irmã Qin. Uma tigela de sopa não é nada, e as pessoas do pátio vão elogiar sua atitude."
Ma Teng olhou para aquele Sha Zhu desleixado e pensou: será que esse cara perdeu o juízo? Chamou-o de idiota e ia fechar a porta, mas Sha Zhu a segurou com a mão.
"Se não pode ser uma tigela cheia, meia tigela serve! Coloque pelo menos uns pedaços de carne. Faz tempo que as crianças da família Jia não comem carne, você não tem um pingo de compaixão?"
"Ora, ora, olha só o Sha Zhu! Sua irmã passou o dia com fome e você vem pedir compaixão pela sua 'Irmã Qin'? Diga-me, o Jia Dongxu de vez em quando também te ajuda em troca?"
"Me ajuda? Com o que ele me ajudaria? Ganho 37,5 por mês, preciso de ajuda do irmão Dongxu?"
"Você também não tem esposa, não é? E daí? Quando ele não precisa da dele, ele nunca pensou em deixar você usar? Não pode ser... ele não deixou? Isso não faz sentido! Você é tão bom para a família deles, esse sistema de ajuda mútua não deveria ser recíproco? Ou será que você apenas serviu de estepe e eles não te deram o que você merecia?"
"Merecia? O que eu deveria merecer?" perguntou Sha Zhu, confuso. As poucas pessoas que se aproximaram para observar a cena soltaram uma risada contida; todos entendiam o que Ma Teng queria dizer, menos o próprio Sha Zhu, que fingia não saber.
"Você é um bobo mesmo. Se você os ajuda, não é porque você tem a mais? Então, quando eles têm a mais, não deveriam te ajudar também? Pense bem se não é esse o princípio. Estou te avisando: não bata mais na minha porta, ou você vai conhecer as consequências." Ma Teng fechou a porta.
"Ei, seu moleque, explique-se! Eu não sou bobo, o que a família Jia deveria me dar?"
Ao ouvir isso, os curiosos ao redor caíram na gargalhada. Qin Huairu, que estava atrás da multidão, nem quis mais a tigela; cobriu o rosto e voltou para a casa dos Jia.
...
Ela foi recebida com críticas por toda a família. A Sra. Jia resmungou algo com sua voz rouca, encarando Qin Huairu com um rosto aterrorizante.
"Chega, mãe, vamos comer", ordenou Jia Dongxu. Sua palavra ainda era lei naquela casa.
Ma Teng ainda tinha sobras de frango e caldo. Ele as guardou em seu espaço dimensional; serviriam para o dia seguinte ou para acompanhar um macarrão fresco.
Lá fora, ouviu-se o som de uma bengala batendo contra o chão. Aproximou-se, bateu com força na porta de Ma Teng e seguiu para o pátio dos fundos. "Heh", pensou Ma Teng, "o que aquela velha bruxa está tramando agora?"
Ma Teng voltou para dentro, ajustou o despertador, colocou a roupa de trabalho de lado e deitou-se. Ele não pretendia visitar apenas um lugar hoje; queria aproveitar ao máximo, dependendo de como corressem os negócios. Diferente de antes, agora ele estava mais confiante. Após o sucesso e os testes da tarde, ele planejava uma "colheita" perfeita. Quanto ao que aconteceria com as casas daqueles vadios e criminosos, não era problema dele. Talvez, sem pessoas preguiçosas por perto, a vida deles até melhorasse.
Havia ainda um lugar que ele precisava visitar: os antros de jogo clandestinos de Pequim. Ma Teng queria dinheiro.
Ele adormeceu, mas sentiu que não descansou muito antes de o despertador tocar. Desligou-o, esticou o corpo e vestiu rapidamente a roupa velha. Pegou uma bolsa surrada que continha alguns objetos metálicos dispostos de forma a parecerem mercadorias valiosas. Além disso, ele tinha 11 pequenas barras de ouro escondidas. Com aquilo como fachada, ninguém duvidaria da autenticidade do conteúdo da bolsa. Ao sair, olhou para o céu: estava estranho, cheio de estrelas, mas sem um sinal de lua.
Ele cobriu a placa da bicicleta com um lenço, guardou-a no espaço dimensional e pegou uma escada. A regra era a mesma: subir o muro e sair silenciosamente. Ao descer, verificou se não havia ninguém por perto antes de se esgueirar pela escuridão. Desta vez, a falta de luar tornava tudo um borrão negro; em vielas estreitas, não se via um palmo à frente do rosto. Era o clima perfeito para realizar atos de "justiça" e combater o crime.
Felizmente, com um esforço concentrado, ele conseguia usar sua percepção espiritual para enxergar num raio de três metros. Ele montou na bicicleta, mas logo desistiu; era muito lento, ele corria mais rápido a pé.
O destino era o templo Sanguan, perto do Portão Desheng. Embora abandonado, era o maior ponto de encontro da região. O terreno ali era complexo e, sem armas, era impossível invadir. Como eram pessoas desesperadas que viviam ali, as autoridades faziam vista grossa.
Ele percorreu os três quilômetros com dificuldade até chegar ao local. Havia guardas na entrada exigindo pagamento. Ma Teng pagou e entrou. O lugar era vasto, com sete ruas movimentadas. O templo principal estava lotado de gente.
Ma Teng circulava, aproximando-se de pequenos grupos e sussurrando sobre suas "mercadorias", exibindo um brilho metálico sob a luz fraca. Ele fazia questão de que sua bolsa emitisse sons metálicos para atrair a atenção. Em pouco tempo, percebeu que pelo menos três grupos de pessoas começaram a segui-lo pelas sombras.