Capítulo 44: Eu Quero Tudo

Siheyuan: Posso absorver vida Solte um avião grande. 3719 palavras 2026-07-29 20:04:26

Página (1/3)

Ma Teng olhava para cima e para baixo, apesar de haver muitas pinturas e caligrafias, não conseguia discernir muito. Só sabia que, tendo comprado por algumas centenas de yuans agora, em pelo menos vinte ou trinta anos, poderia valer de três a cinco milhões. Depois, se não estivesse satisfeito, poderia vender uma pintura; se estivesse sem dinheiro, vendia outra. Sua vida certamente seria cheia de cores. Quanto à casa, bastava ter um lugar para morar; de vez em quando, poderia encontrar algumas pessoas influentes do futuro para deixar escapar que ele tinha dinheiro. Ser um poderoso por trás das cenas, silenciosamente, também era uma boa escolha.

“Olá, camarada, desculpe a espera, acabamos de fazer as contas. Seis pinturas da dinastia Song, oferecemos 2200 yuans. Trinta e sete da dinastia Ming, vamos dar um preço médio de 300 yuans cada, totalizando 11.100 yuans. Ao todo, 13.300 yuans.”

“Irmão, cofiando a garganta... camarada, não está meio caro?” Ma Teng sorriu, mexendo no bolso.

“Não, isso já não está caro. Na verdade, algumas pinturas valem mais de 400; eu as incluí na média de 300. Se comprar, vai lucrar muito,” o vendedor sussurrou para Ma Teng.

“Isso... não vai dar problema, né?”

“Que problema haveria? Pode ficar tranquilo, o gerente aprovou. Para cada pintura emitiremos um certificado. Pode confiar, todas estão inteiras, sem cupins ou danos.”

“Tudo bem, embale para mim. Pode arrumar uma caixa? Não tenho onde colocar essas pinturas.”

“Claro, se comprar, mando dois caixotes. Temos um par de pequenas caixas aqui que servem para guardar as pinturas.”

“Beleza, embale.” Ma Teng tirou dinheiro da mochila, uma pilha de notas de mil yuans, tirou catorze pilhas.

“Camarada, aqui tem 14 mil e 700 yuans. Veja se consegue arranjar algumas pinturas do início da dinastia Qing, ou de artistas como Qi Baishi e Zheng Banqiao; vou precisar comprar também alguns móveis. Depois volto para levar tudo junto.”

“Pode deixar, vou garantir para você, sempre mais e nunca menos.” O vendedor recolheu o dinheiro e passou para um senhor idoso na janela, provavelmente o contador. Logo entregaram um recibo para Ma Teng, que agradeceu e o vendedor foi para os fundos.

Ma Teng não se preocupava com possíveis truques nessa hora, pois não havia necessidade. Se fosse na República da China ou na época moderna, ele não ousaria correr esse risco, pois poderiam trocar as pinturas diante dele.

Ma Teng dirigiu-se ao lado, onde estava o mesmo vendedor da última vez, que o reconheceu imediatamente.

“Hoje vim comprar aqueles armários e a lareira que vi da última vez,” disse Ma Teng diretamente.

“Venha comigo, vamos subir para ver os armários. Chegou uma nova remessa de peças excelentes,” respondeu o vendedor, levando Ma Teng para o andar superior.

Ma Teng não entendia muito de madeira, mas comparando com seu pouco conhecimento, parecia ser madeira de sândalo dourado, e outros alguns de pau-rosa.

Com dinheiro, ele compraria tudo que gostasse. Nesse momento, não precisava se preocupar com o que chamavam de “quatro velharias”. Mesmo que no futuro, ele teria seu próprio espaço, e poucos ousariam lhe incomodar.

Se alguém tentasse invadir sua casa e não encontrasse nada, o problema não seria dele, mas deles. Se não eliminasse alguns inimigos, não faria jus ao poderoso apoio que tinha.

Vários antigos líderes que eram como pais para ele eram figuras influentes em Pequim. Na hora certa, ele mostraria quem tinha o respaldo mais forte; se não conseguisse resolver, iria direto ao comando militar, já que sua credencial vinha deles.

Ma Teng estava em sua fase mais ousada. Quando chegasse o momento de eliminar os “quatro velharias” recolhidos por outros, ele poderia adquiri-los por um preço baixo, beneficiando-se.

O vendedor conferiu os móveis escolhidos por Ma Teng: 27 peças, todas de alta qualidade. Para Ma Teng, não era caro, no total, menos de 2000 yuans.

Pensando, antes, com apenas algumas centenas no bolso, jamais imaginara que um dia gastaria dinheiro assim com tanta liberdade.

Página (2/3)

Além de comprar esses móveis, quando tivesse tempo, Ma Teng iria à fábrica de madeira para perguntar sobre peças inteiras de sândalo dourado ou outras madeiras preciosas, que valiam ainda mais do que os móveis.

Ele pagou e emitiu a nota, incluindo a lareira que há muito desejava.

A lareira parecia feita sob medida, com um pequeno forno embutido; Ma Teng já imaginava assar batatas-doces ali.

Gastos totais: 1820 yuans.

Dessa vez, vieram cinco carros de mão para transportar tudo.

Eles começaram a carregar, enquanto Ma Teng se dirigia ao setor das pinturas, onde já estavam levando as caixas.

Que beleza: o padrão era rústico e elegante, os fechos de bronze brilhavam, caixas de qualidade.

E era um par, raro de encontrar.

Colocaram também no carro.

Olhou para o relógio de pulso com design de flor de ameixeira: já eram três da tarde.

Era hora de acelerar, senão as ruas ficariam cheias, pois as pessoas sairiam para fazer compras.

Ma Teng foi na bicicleta, com os cinco carros de mão atrás.

Ele sabia de um quintal abandonado por ali, só restava o muro; os tijolos caídos já foram furtivamente recolhidos.

Crianças brincavam ali; era um lugar ideal, e Ma Teng planejava deixar tudo ali temporariamente.

Em vinte minutos chegaram ao local. Ele parou a bicicleta e entrou no quintal vazio, que pertencia a uma casa vizinha desabitada. A casa não estava destruída, mas estava abandonada — perfeito para seus planos.

Naquele tempo, muitos imóveis assim existiam, mas em 1962, essas casas eram raras. Muitos refugiados que fugiam da fome viam esses imóveis e ajeitavam para morar neles. No fim, com ou sem escritura, a administração local providenciava moradia.

Não se podia deixar alguém ajeitar a casa para depois expulsá-lo; isso seria injusto.

O portão do grande quintal já havia sumido, e a entrada era bastante ampla, o que facilitava a entrada dos veículos, evitando descarregar na rua e atrair atenção.

As pessoas que faziam esse tipo de trabalho eram discretas, ninguém reclamava de descarregar ali.

Se fossem contratados para jogar tudo no rio, cumpririam a ordem sem questionar.

Em pouco tempo os cinco carros foram descarregados.

Ma Teng tirou a porta principal, que nunca havia mostrado antes, e desmontou. Cada trabalhador carregava uma parte, todos muito educados; pagou três jiao para cada um. Ninguém aceitava mais, pois o local não era longe.

Depois de enviar os carregadores embora, Ma Teng quis fumar, mas pensou melhor: nunca havia fumado e queria cuidar da saúde.

Após dez minutos, checou rapidamente o exterior, viu que não havia ninguém, acenou e guardou tudo.

Montou na bicicleta e foi para o grande armazém.

Chegando lá, amarrou a bicicleta e entrou correndo.

Encontrou o vendedor do armário de bebidas.

“Irmão, cheguei. Ainda tem bebida?”

Ao ouvir isso, o vendedor distraído quase pulou de susto.

Até que reconheceu Ma Teng e perguntou cautelosamente: “Você é o irmão que comprou Maotai da última vez? Puxa, você está assim? Não virou um bebedor inveterado, né?”

“Não, só fiquei doente uns dias, aproveitei para vir cá. Tava com medo de não ter mais bebida. Ainda tem?”

“Claro que tem! Quanto vai querer?”

“Tudo que for Maotai anterior a 1957, tudo. Fenjiu também, do mesmo período. Xi Feng também.”

Página (3/3)

“Beleza, espera aí que vou ver o que temos.”

Disse isso enquanto dava um punhado de sementes de melão para Ma Teng e foi para os fundos.

Depois de um tempo, voltou e baixou a voz.

“Irmão, é bastante coisa, você consegue levar tudo de uma vez?”

“Quanto custa?”

“Quase 6000 yuans,” respondeu o vendedor, em voz baixa.

“Sem problema, tudo anterior a 1957 eu levo. Estarei no velho local da porta dos fundos esperando por você.” Ma Teng bateu no ombro dele e discretamente abriu a mochila para o vendedor dar uma olhada.

O vendedor engoliu em seco, assentiu com dificuldade. Caramba, essa viagem vai encher o bolso dele por uns três anos.

Mas dessa vez vai ter que dar um presente para o tio, senão, apesar de o dinheiro bater, a nota fiscal não, e ele ficará numa situação complicada.

Pensando nisso, fez um gesto para o vendedor de cigarros, puxou-o para os fundos e, não se sabe o que cochicharam, mas quando saíram, eram dois, cada um puxando um grande carrinho de mão.

Um carrinho cheio de caixas, empilhadas com quase um metro de altura.

Ma Teng admirou esses dois, eram realmente esforçados.

Entrou na fila para descarregar, que foi rápida: dez minutos para esvaziar os dois grandes carrinhos. Ma Teng mal se cansou, mas os dois estavam exaustos.

O vendedor abriu uma caixa ao acaso e disse:

“Irmão, veja esse Xi Feng de 1952, o mais recente é 1956. O carrinho é pequeno, não cabe tudo. Se quiser, posso buscar mais para você.”

“Está bom, isso é tudo. Quanto ficou?” Ma Teng segurou o vendedor, que queria voltar para buscar mais.

Essa quantidade já era suficiente; ele ia usar parte para presentear e parte para beber, mas não ia conseguir consumir tudo.

“Deixa eu somar.” O vendedor tirou um pequeno ábaco da cintura, conferiu as garrafas e fez as contas.

“Irmão, deu 6387 yuans. Para facilitar, apagamos os 7 yuans, fica 6380. É o preço mais baixo que consigo.”

“Certo, é isso. Não vou pechinchar.” Ma Teng começou a tirar o dinheiro, notas de mil em pacotes, tirou 6 pacotes, depois algumas moedas somando 380 yuans.

“Conte o dinheiro.”

“Ah, nem precisa, irmão, confio em você. Da próxima vez que precisar de bebida, me avise. Se eu não tiver, vou providenciar.” O vendedor entregou para Ma Teng um maço de notas carimbadas, sem escrita, e guardou o dinheiro na bolsa.

“Irmão, está tudo certo com os recibos. Se alguém vier checar, vamos dizer que já vendeu. Pode ficar tranquilo.” Depois disso, os dois empurraram os carrinhos e foram embora.

Ma Teng pegou o maço de recibos e vendo o entusiasmo dos dois, imaginou que eles ganharam uma boa grana.

Não se enganou: juntos, os dois lucraram cerca de 1300 yuans. Somando o presente para o tio, cada um devia levar uns 500 yuans, equivalente ao salário anual de ambos.

Vendo-os partir, Ma Teng guardou as caixas.

O dinheiro era muito, mas também dava para gastar sem pensar.

Montou na bicicleta e voltou para casa.

Chegando, ainda tinha que instalar a lareira, não podia ficar vagando por aí.

Mas tempo para isso ele teria de sobra no futuro.