Capítulo 43: A Saída da Noiva
Banxia chegou a casa às dez da noite, sentindo frio, exaustão e dor, com os lábios arroxeados pelo congelamento. A primeira coisa que fez ao entrar não foi usar o rádio para reportar o seu estado ao comando, mas sim esvaziar o jarro térmico para tomar um banho. Ela mergulhou na bacia, com a cabeça pendida sobre a borda, o rosto sujo encarando o vapor branco que subia no ar com um olhar vazio, perdida em pensamentos por um longo tempo.
No espelho, a rapariga aparecia nua dentro da água, com as vértebras a sobressair ao longo das costas curvadas; era tão magra que mal parecia humana. Ela observava a si mesma, com o cabelo emaranhado em placas de lama e terra; estava tão suja que parecia ter perdido a sua forma humana.
Se a sua professora ainda estivesse viva, ela teria se agachado para lhe puxar os cabelos.
— Yaya, como é que estás tão suja como um cão vadio?
Ela certamente diria isso.
— Afasta-te de mim! Não te aproximes enquanto não estiveres limpa!
Ela também diria isso.
— Hach... Hach... Atchim!
Ficar tanto tempo na água fria resultou numa constipação, além das cólicas menstruais. Duas gotas de muco escorriam pelo seu nariz; Banxia limpou-as com a mão esquerda, depois com a direita, mas elas voltavam a cair.
A água quente foi gradualmente avermelhando a sua pele, dissipando o frio e trazendo calor ao seu corpo. Por fim, a rapariga ficou de pé diante do espelho para se observar. Estava abatida, com a aparência alterada, o corpo coberto de nódoas negras e manchas arroxeadas, com os braços, ombros, cintura e pernas repletos de feridas; parecia uma soldado recém-saída da linha da frente.
Foi perigoso. Por pouco não perdeu a vida.
O subsolo era ainda mais traiçoeiro que a superfície. Ela preferiria ser perseguida pelo "Olho Grande" a cair naquelas correntes rápidas e subterrâneas. Embora o rio subterrâneo lhe tenha salvo a vida, se não fosse pela sua mochila, Banxia seria agora um cadáver a flutuar. Ser decapitada pelo Olho Grande seria mais rápido do que afogar-se num túnel escuro e profundo, cheio de água do mar.
Banxia recordou o Olho Grande que acabara de ver. Era difícil imaginar de onde aquela coisa vinha. A íris vermelha parecia um mar de sangue a verter eternamente para um abismo, e a pupila negra era o próprio abismo. Que tipo de monstro seria aquele? Os seus movimentos eram furtivos e fantasmagóricos, e conseguia sempre encontrá-la; tinha um olhar astuto, demasiado astuto.
Ela recordava vividamente aquele olhar. Assim que era fixada pelos olhos da criatura, a rapariga sentia-se como se caísse num poço de gelo, com o couro cabeludo a formigar, como se a sua alma estivesse a ser sugada, não importava a distância.
Eles encontravam-se sempre através de um contacto visual, como se os seus olhares estivessem trancados um no outro. Na vez em que estiveram mais próximos, apenas um metro separava Banxia da criatura. Naquele momento, o seu cérebro ficou em branco de terror. Ela movia os olhos para a esquerda, e o Olho Grande movia os dele para a esquerda; ela movia-os para a direita, e o Olho Grande seguia o movimento. Banxia não tivera tempo de pensar nesses detalhes antes, mas agora, em casa, tinha tempo para refletir.
Que estranho.
Será que ele estava a travar o seu olhar com o dela?
Banxia, segurando a lanterna, ficou diante do espelho e moveu os olhos para a esquerda e para a direita. O reflexo no espelho fez o mesmo. Era apenas um reflexo.
Não conseguia entender. Deixou para lá. Não queria pensar mais nisso.
Estava na hora de lhes dar notícias.
Eles devem estar muito preocupados... Mas por que motivo eu tenho de sofrer tanto, correndo de um lado para o outro, enquanto eles ficam sentados confortavelmente? Detestável, demasiado detestável. Quanto mais pensava nisso, mais irritada ficava.
Injusto.
Vou deixá-los à espera um pouco.
Humpf!
Banxia pensou com determinação.
Enrolou-se num cobertor e deitou-se na cama, querendo descansar. Precisava de se compensar. Só depois de descansar é que enviaria a mensagem.
Resultado: dormiu até ao meio-dia do dia seguinte.
...
Quando as comunicações foram finalmente restabelecidas, os homens do comando quase choraram. O velho Wang saiu imediatamente de carro para o Templo Qixia para cumprir uma promessa. Ele tinha passado a manhã a queimar incenso diante de Buda, implorando pela segurança dela e ameaçando que, se algo lhe acontecesse, o próprio Buda teria problemas. Quando a comunicação voltou e a rapariga apareceu viva e bem, Wang Ning, com os olhos marejados, quase se converteu ali mesmo.
Zhao Bowen fumou dois maços de cigarros. Durante as doze horas em que perderam o contacto, não fechou os olhos, sentado no escuro da escadaria, a fumar um cigarro atrás do outro.
Bai Yang desceu para o encontrar, e ele mostrou-lhe os seus cabelos brancos, que surgiam um após o outro.
— Ao aceitar este trabalho, perdi pelo menos vinte anos de vida — disse o velho Zhao. — Mas se ela não voltasse, amanhã eu saltaria do oitavo andar.
Bai Yang olhou para as suas costas e ombros, sentindo um sufoco súbito.
O velho Bai e o filho revezavam-se no rádio, vigiando como uma torre de controlo à espera de um voo desaparecido, à espera de um milagre. Mas Bai Yang, exausto após um dia e uma noite de tensão, acabou por adormecer, até que ouviu, vagamente, alguém chamar por "BG" no auscultador, pensando tratar-se de um sonho.
— BG?
— BG? BG?
— BG, estás aí? BG4MXH?
— BG4MXH? Aqui é BG4MSR, a chamar BG4MXH, responda se estiver a ouvir.
— BG4MXH, consegues ouvir-me? BG4MXH? BG4... Bai Yang! Bai Yang!
A rapariga estava irritada.
— Merda, consegues ouvir-me ou não!?
Bai Yang acordou num sobressalto, dando um estalo a si mesmo, percebendo que não era um sonho.
Um enorme peso caiu do coração de todos. Naquele dia, houve um sismo de magnitude 2.2 na escala de Richter no distrito de Qinhuai, em Nanjing.
Embora a segunda fase da Operação Oriental Vermelha tenha falhado, a sorte dentro da desgraça foi que Banxia não sofreu ferimentos graves, apenas perdeu parte do cabelo.
Ela ainda estava um pouco triste; adorava o seu cabelo negro e passava tempo a cuidar dele diariamente.
— O cabelo cresce de volta — consolou-a Bai Yang. — Se a cabeça fosse cortada, é que não voltaria a crescer.
— Mas eu escapei por pouco... Hach... Hach... Atchim! — disse a rapariga. — Mas nem sequer vi a criatura com uma lâmina. Não sei com o que é que ela cortou o meu cabelo, foi assustador. Se ela tinha uma faca, era certamente muito rápida, tão rápida que nem a consegui ver. Uma faca invisível e rápida... Vocês chamam-lhe "O Espadachim", esse nome até que assenta bem.
— Sim, sim.
— Faltou pouco, BG, sabes? Faltou tão pouco para que a minha cabeça fosse levada. Não sei se tenho sorte ou azar por ter caído num poço. Será que tenho uma constituição estranha? A constituição de quem cai sempre em armadilhas; sempre que saio, acabo num buraco.
— Sim, sim...
— Lá em baixo era ainda mais perigoso do que na superfície. Uau, aquela água era negra, profunda e rápida. Fui arrastada assim que caí, bebi muita água, água do mar, salgada e amarga. Quando caí, bati com força, doeu imenso. Por que é que sempre que caio num poço tenho de bater com algo?... Ainda bem que a mochila ficou presa, senão estaria agora afogada nos esgotos a servir de alimento aos peixes.
— Sim... Sim, sim.
— Ai, não chores.
— Eu não estou a chorar.
— Estás sim, eu ouvi-te — disse a rapariga. — Ainda estás a fungar.
— Não estou.
— Estás sim!
— Eu... eu só estou constipado.
— Estás a chorar!
O velho Zhao acendeu o último cigarro, atirou a embalagem vazia ao chão e esmagou-a. Ao entrar, disse a todos:
— Preparem-se, temos de ir ajudar a senhorita Qiu. A humanidade, por si só, já não consegue resolver isto; a excelentíssima senhora tem de entrar em cena.