198. Queimando até o fim, imune a todos os venenos
Como uma figura proeminente no vibrante mundo das viagens no tempo e renascimentos, qualquer um se impressionaria ao vê-lo assumir a responsabilidade de ser o distribuidor nacional exclusivo, com a missão grandiosa de expandir e fortalecer a marca. Representar uma grife de renome como Louis Vuitton exigia perseverança; mesmo que se abrisse uma loja em um hotel cinco estrelas, levaria anos para se tornar uma autoridade no ramo. Basicamente, os representantes da Louis Vuitton nas principais capitais provinciais transformavam-se em magnatas locais.
Mas Jing Xiaoqiang, com sua presença imponente, não queria isso. Durante os anos em que toda a China se entregava ao comércio, ele já era um outsider nos Estados Unidos. Ou melhor, ele não desejava se tornar um mero comprador estrangeiro, tampouco levar a vida complicada de um empresário. Na última conversa com a irmã Fang e a veterana Yuan sobre a Louis Vuitton, a marca ainda não havia oficialmente entrado no mercado de Xangai e Shanghai com lojas próprias. Contudo, era um movimento irreversível: as marcas de luxo iriam conquistar os ricos chineses.
Essas estratégias eram o ápice do mercado global. Recentemente, ao lidar com fábricas de roupas de banho e vestuário na China, Jing percebeu algo crucial: a capacidade produtiva dos fabricantes nacionais poderia alcançar níveis elevados em pouco tempo, mas a consciência de marca estava muito aquém do ideal. A maioria queria apenas atuar como prestadora de serviços, sem sequer cogitar ou investir em suas próprias marcas.
Até mesmo ele sabia que criar uma marca de lingerie esportiva e registrá-la era essencial, e esses fabricantes já tinham faturamento anual na casa dos milhões, mas não tinham essa visão. No entanto, havia um mar de marcas famosas prontas para parcerias cruzadas. Como um jovem empreendedor habilidoso, Jing compreendia a importância da comunicação. Sua habilidade para isso fora cultivada por antigas namoradas e refinada sob a orientação do tio Cheng, como se tivesse feito pós-graduação nisso.
Pegando um biscoito do prato diante de Lu Xi, ele sinalizou para Monsieur Pierre: “Posso lhe dar um conselho simples e eficaz que certamente ajudará sua marca a expandir sua influência.” Monsieur Pierre, surpreso, abriu as mãos: “Diga.” Jing respondeu com convicção: “Acredito que, em breve, dentro de uma década, a China terá uma grande quantidade de pessoas ricas capazes de consumir seus produtos de luxo, mas o desafio é manter a relevância da marca no mercado durante esses anos. Gastar em publicidade por dez anos sem retorno pode fazer com que sua marca apenas vista os outros.”
Monsieur Pierre assentiu, reconhecendo a verdade. Jing continuou, como na noite anterior, quando tranquilizara a veterana: “E se usássemos essas marcas para desenvolver produtos periféricos de alta qualidade? Por exemplo, lingerie Louis Vuitton, biscoitos Dior, Hennessy... cigarros e bebidas sempre andam juntos. Já existem marcas no mercado assim, e se a qualidade for boa e as vendas satisfatórias, poderíamos cobrar uma taxa razoável pelo uso da marca. Sem custo inicial para vocês e, se não funcionar, podemos encerrar o acordo imediatamente. O que acha?”
Pierre precisou de um momento para processar. As colaborações entre marcas internacionais só começaram a se expandir após 2010, e a diversificação das marcas de luxo, originalmente especializadas em um segmento, também ocorreu depois do início do século. Louis Vuitton era conhecida por bolsas e malas, Dior por alta-costura, Hennessy por bebidas alcoólicas; só anos depois se tornaram marcas de consumo de moda e luxo que abrangem diversos produtos.
A proposta de Jing, de buscar parcerias para produtos periféricos com grandes marcas, era inovadora, distante das abordagens agressivas dos jovens aristocratas de Pequim. Assim como o registro de marcas, que pode abranger dezenas ou centenas de categorias, poucas marcas cobrem todas as áreas devido a custos e regulamentos. Jing queria explorar essa tendência de cross-branding de forma sutil e estratégica.
Pierre ponderou. Jing concluiu: “Seria como usar o investimento dos fabricantes chineses para testar e expandir o mercado... Se você precisasse de verba para essa promoção, seria muito mais caro, certo?” O elegante francês, surpreso, exclamou: “Vocês, asiáticos, têm um talento impressionante para esses assuntos.”
Jing sorriu: “Foi só uma ideia. Por categoria, podemos cobrar entre cinco mil a dez mil dólares por um período de uso de dois anos. Eu cuidarei de contatar os fabricantes e ganharei uma pequena comissão. Não deve ser difícil.” Pierre, evidentemente interessado, perguntou: “Você pode elaborar um plano de negócios completo?” Jing prontamente respondeu: “Sem problema, farei isso o quanto antes.”
Pierre ficou bastante grato. Jing então coletou fotos dos sete ou oito grandes nomes, incluindo perfumes, bolsas, roupas e placas de autorização de uso de marcas, que seguraram para o tio Cheng fotografar. Essas imagens não custaram nada, mas eram uma tática popular nos Estados Unidos para alavancar negócios — uma aparente associação de prestígio que não implicava riscos para Pierre, apenas uma foto. Nos EUA, até o presidente e celebridades pagam para tirar fotos oficiais.
Depois de resolver isso, assinariam os contratos formais. Lu Xi, que acompanhava tudo silenciosa, apenas sorria enquanto comia biscoitos e bebia café. Jing chamou o tio Cheng para sair do prédio e começar a conspirar: “Você tem contatos na indústria do tabaco?” Cheng respondeu: “Muitos. Na Rua Changyang, de manhã o cheiro é de Red Double Happiness, ao meio-dia de Peônia, à tarde de China, e à noite às vezes de Panda. Vamos, te levo para conseguir cigarros internos — você vai lucrar demais! Mas não posso me comprometer.”
Jing sugeriu: “Vamos comprar uma garrafa de Hennessy e perguntar se eles têm interesse em fabricar cigarros com essa marca, com autorização oficial da França... Vinte mil dólares por ano de taxa de licença não é caro, certo?” Cheng quase ficou chocado: “Só vinte mil? Você sabe quanto a indústria do tabaco vende por ano? É o maior pagador de impostos em Shanghai! Hennessy é uma marca famosa!”
Jing, com bom senso, respondeu: “Não vamos ser gananciosos. Vinte mil por ano, e dividimos o lucro igualmente.” Cheng rapidamente rejeitou: “Dividir o quê? Não precisamos comprar o uísque, vamos direto conversar com eles.”
Jing precisaria revelar as fotos primeiro. Já passava das cinco da tarde, e mesmo com urgência, levaria duas ou três horas para revelar os filmes; só poderia buscá-los no dia seguinte. Lu Xi lembrou-se de perguntar sobre as fotos anteriores. Cheng ficou reticente, mas Jing tirou do porta-luvas uma pilha de fotos — as da irmã Fang já haviam sido entregues. O restante era basicamente de Lu Xi, Du Ruolan e outras, inclusive muitas em que Jing usava máscara cantando em boates.
Lu Xi, feliz, sentou-se atrás e folheava as fotos, acendendo a luz do teto traseiro, semelhante à luz de cabine de avião, com gesto profissional, como se revisasse um manual de voo. O crepúsculo caía quando o tio Cheng, querendo ser inconveniente, sugeriu: “Vamos ao cabaré à noite? Depois me leva para casa e me explica tudo.” Jing não queria ficar sozinho: “Tudo bem, vou dar uma olhada nas vendas de hoje na loja, não vou estacionar o carro perto.”
Cheng recomendou: “Devolve o carro à garagem, e come naquela lanchonete do outro lado da rua?” O local, que servia refeições saudáveis, já era o ponto fixo de Jing e algumas jovens. A aparência da Lolita estava mais saudável.
Porém, na penumbra, Jing viu Du Ruolan e Pan Yunyan fazendo maquiagem para clientes sentadas em cadeiras na porta da loja, então decidiu não passar por ali e foi direto ao restaurante para ligar. Ao abrir a porta da garagem, sob a luz do farol, avistou Cheng Yuling mexendo furtivamente entre cosméticos e produtos de beleza.
Mesmo sendo sócios, os Chengs não aceitariam roubar. Jing notara que os estoques às vezes eram remexidos, mas nada sumia; pensava que sua cunhada ajudava na limpeza, e riu. Cheng não acreditava que a filha se envergonharia; sua primeira reação foi olhar para as moças atrás, tentando proteger o amigo.
Sob a luz do carro, Cheng Yuling, apoiada em uma perna só, parecia um coelho flagrado pela lanterna do caçador e pulou para fugir. Jing e Cheng suspiraram aliviados. Cheng desceu rapidamente: “Vou perguntar, vou perguntar... vocês vão na frente.” Jing, querendo evitar o olhar frio da jovem, desligou o motor e saiu: “Vamos.” Lu Xi, com a cabeça baixa no banco de trás, disse: “Vá, eu não vi nada.”
Jing riu, encantado com sua doçura: “Isso não é me dar liberdade, é se fazer de surda e muda. Vamos, isso não tem nada a ver comigo.” Depois pensou: por que deveria me justificar? Lu Xi saiu cabisbaixa, mas com um sorriso que não conseguia esconder.
No restaurante, ao pedir comida, ela discretamente rezou: “Que aquele tio estranho não apareça, aí a noite será perfeita.” Mal terminara a frase, Cheng entrou animado: “Hahaha, olha só o que a garota fez pra você!” Era um pequeno pote plástico translúcido, comum em laboratórios, com uma pomada gelatinosa semi-transparente.
Jing, experiente, cheirou cuidadosamente: “Essências vegetais?” Pegou um pouco e aplicou nas costas da mão; a absorção foi excelente. Surpreso, perguntou: “A senhorita fez isso sozinha?” Cheng quase teve suas sobrancelhas erguidas ao céu: “Ela disse que é muito mais saudável que os produtos comuns e perfeito para a pele asiática!”
Jing decidiu: “Se resolvermos a produção, vamos registrar isso como cosmético da Louis Vuitton...” Sua coragem era notável.